Compra vs Comodato de Holter, Mapa e ECG: Veja as Vantagens e Desvantagens de Cada Um

15 de dezembro de 2016

Se você deseja ter uma clínica de sucesso e que consiga oferecer todos os benefícios para os seus pacientes, é preciso que esteja bem equipada. Uma das alternativas para isso é comprar todos os aparelhos. A segunda opção, que está se tornando cada vez mais comum, é investir em Comodato de Holter, Mapa e ECG.

Analisando os critérios para a escolha

Antes de tomar uma decisão é essencial que a equipe responsável faça um bom planejamento e veja quais são as reais necessidades do consultório ou hospital naquele momento. Nessa etapa também é preciso definir quais são as limitações que podem aparecer no início ou ao longo de todo o processo de aquisição, seja por compra ou por aluguel.

Compra x Comodato

Para escolher qual das duas opções se encaixa melhor é necessário saber qual a diferença entre cada uma das modalidades de aquisição:

  • Compra: você terá que realizar o pagamento do valor total do equipamento para levá-lo;
  • Comodato: há um comprometimento de ambas as partes através de um acordo contratual no qual o beneficiário adquirirá serviços da empresa prestadora em troca da posse temporária;

Mas, como escolher? Como saber qual é a melhor opção para a sua clínica?
Acompanhe o texto e veja os prós e os contras de cada uma dessas opções. Vamos lá?

Opção 1: Comprar aparelhos

Vantagens

Auxílio em momentos de crise

Digamos que os negócios, no geral, não andem muito bem e, consequentemente, o seu empreendimento acabe sendo atingido por esse momento econômico ruim. Pode ser necessário se desfazer de alguma coisa do patrimônio para injetar capital para salvar a sua clínica.

Comprando equipamentos, você terá a possibilidade de “fazer” dinheiro em momentos de necessidade, algo que poderá ajudar as finanças da clínica a se equilibrarem e evitar uma série de problemas.

Facilidade

Não há muita burocracia. Você só tem que fazer uma boa pesquisa de preços e escolher o que comprar, onde e quando comprar. Não há a necessidade de um contrato formal como no caso de Locação.

Manutenção mais rápida

No caso de pequenos defeitos, você pode chamar um profissional para realizar a manutenção do seu equipamento sem que precise enviá-lo para a empresa vendedora e ficar dias e dias com a falta no seu consultório. A manutenção pode ser feita dentro do seu estabelecimento e, dependendo do problema, tudo estará novo em folha e pronto para ser usado em poucos minutos.

Desvantagens

Alto custo

A principal desvantagem na compra de equipamentos é o alto custo. Se você está procurando por algo mais moderno e com tecnologia de ponta, para assim melhorar o atendimento dos seus pacientes, certamente precisará desembolsar um belo montante.

Isso pode ser um problema para os profissionais que estão começando nesse mercado e para clínicas de menor porte.

Menor variedade de equipamentos

Supondo que você ainda não tenha o capital necessário para comprar todos os aparelhos que o seu consultório precisa, só poderá escolher alguns deles. Isso limita o atendimento e faz o paciente ir para outras clínicas onde todos os exames possam ser realizados em um único local.

Tornam-se obsoletos

A medicina vem avançando rapidamente nas descobertas, e os novos aparelhos estão se tornado cada vez mais funcionais e evoluídos tecnologicamente. Portanto, não é incomum que equipamentos, pouco tempo após a compra, sejam considerados obsoletos e ultrapassados.

Desvalorização

Caso seja necessário vender os aparelhos adquiridos, certamente você receberá por eles um valor muito menor em comparação pelo que pagou. Assim, o investimento pode não valer a pena.

Opção 2: Aluguel em comodato

Vantagens

Maiores possibilidades

Existem alguns equipamentos de maior complexidade que muitas clínicas e hospitais não teriam condições financeiras de adquirir sem comprometer de forma significativa seu orçamento. Com o comodato fica muito mais fácil ter todos os equipamentos necessários sem pesar no bolso.

Ideal para quem está começando

Para aqueles que estão entrando no mercado, essa opção é perfeita, pois não há a necessidade de grandes investimentos inicialmente. É possível ter acesso a todos os equipamentos e competir com os hospitais de grande porte da região.

Equipamentos de última geração

As empresas que disponibilizam esse tipo de aquisição estão em constante renovação. Você terá acesso ao que de melhor houver no mercado.

Um exemplo que já é realidade em muitos consultórios médicos é o uso da Telemedicina para a realização de Laudos de Holter, Mapa e ECG a distância, facilitando o trabalho de toda a equipe. A sua clínica terá acesso a todas as novidades pagando um valor muito menor em comparação à compra de aparelhos.

Maior leque de serviços

Quer melhorar o atendimento e a qualidade nos serviços? Quanto mais equipamentos o seu consultório médico tem, mais exames podem ser oferecidos aos pacientes. É muito mais cômodo para eles ter a possibilidade de fazer tudo em um só lugar.

Gastos de acordo com a demanda

Quando você adquire um aparelho em comodato, os equipamentos são disponibilizados de graça e são cobrados apenas os laudos emitidos. Assim, as suas finanças podem ficar equilibradas, já que você só paga pelo que usar. O dia em que a demanda for menor, você também pagará um valor menor.

Desvantagens

É necessário maior controle financeiro

Pelo fato de parte do pagamento ser por demanda, a sua equipe precisará ser mais criteriosa na hora de controlar as finanças. O fato de o comodato ter custos variáveis pode dificultar na hora de fechar as contas do mês. Porém, tendo uma equipe competente, isso não será um problema.

Pode acarretar em maior gasto

Dependendo do tempo de contrato do comodato, o custo pode não compensar o valor da compra do equipamento. É como morar de aluguel: todos os meses você paga um valor em um imóvel que não é seu.

No caso dos aparelhos médicos, isso não chega a ser um problema. Primeiro porque é possível fazer contratos por um curto espaço de tempo e, segundo, sempre surgirão equipamentos mais modernos, fazendo com que a compra do equipamento seja um fator mais negativo que positivo.

Quer saber mais sobre como funciona o comodato? É simples, basta entrar em contato conosco e tiraremos todas as suas dúvidas!

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Hugo Nóbrega
Victor Hugo Nóbrega
3 anos atrás

Boa tarde.
Gostaria de obter informações sobre o valor para aluguel de ECG, EECG, Mapa e Holter