Exames que Avaliam o Coração: Conheça os exames cardíacos

10 de novembro de 2017

Exames cardíacos são de extrema importância para avaliar a saúde do coração. Para isso, existem diversos métodos diferentes. A presença do médico especialista é de extrema importância para definir qual se encaixa com cada caso. Afinal, cada paciente é uma situação diferente e em algumas delas precisamos de exames mais específicos.

Você conhece os modelos de exame mais utilizados atualmente?

O eletrocardiograma, raio X de tórax, ou MAPA, são geralmente recomendados para a realização de check-ups, já o Holter é indicado na investigação de doenças, por exemplo.

No artigo de hoje, citaremos alguns exames cardiológicos para abordar suas principais características. Dentre esses, há os que já recorrem à telemedicina, abrindo a possibilidade de os exames serem mandados para uma Central de laudos à distância.

Exames cardíacos de Eletrocardiograma

Também conhecido como ECG, o eletrocardiograma é indicado para detectar arritmias. Ele avalia a atividade elétrica do coração, com uma análise no ritmo e nos números de batimentos por minuto. Normalmente é usado também como exame inicial para avaliar casos de infarto.

É um exame simples, onde são colocados contatos metálicos na pele do tórax. O processo é rápido e indolor. O eletrocardiograma pode ser realizado no próprio consultório de cardiologia. Também pode ser realizado por técnicos, pois é considerado um exame corriqueiro da área cardiológica.

O aparelho portátil é um dos mais usados associado a tecnologia da telemedicina, tem fácil manuseio e possui fonte USB, assim os exames podem ser salvos em qualquer formato: PDF, JPG, etc.

Raio X de tórax como exames cardíacos

O raio X de tórax é um exame feito para analisar a aorta (vaso que leva sangue ao corpo) e o perímetro do coração. Ele avalia a imagem do órgão, verificando se há algum tipo de aumento nos vasos sanguíneos. 

Por não ser um aparelho simples, ele exige uma sala preparada exclusivamente para a sua realização, com a presença do radiologista. Hoje, é possível conseguir os resultados do raio X através da telemedicina. E o melhor, sem a necessidade de novas máquinas. Afinal, o aparelho é feito para se adaptar ao usado, com a possibilidade de envio dos exames por uma central de laudos.

É um exame relativamente simples, que pode ser considerado superficial — numa análise mais complexa que se pretenda ter do coração.

Holter

Holter é um eletrocardiograma que registra a atividade do coração num período de 24 horas. Ele realiza tarefa similar ao MAPA, que abordaremos a seguir.

Seu uso é indicado para detectar arritmias cardíacas que ocorrem ao longo do dia. Isso porque podem existir casos onde elas não são identificadas no exame laboratorial. Ele também é usado para realizar o acompanhamento do efeito de marca-passos. Além disso,  também pode ajudar a monitorar pessoas acometidas por infarto recentemente.

As atividades realizadas ao longo desse período são anotadas num diário fornecido pelo médico. O Holter possui os mesmos eletrodos do eletrocardiograma, somado a um gravador, que deve ficar preso ao corpo.

O Holter desenvolvido pela Micromed, por exemplo, é leve e prático e não desliga ao simples toque, apenas se a pilha for retirada. Isso dá ao paciente maior facilidade e confiança na hora de realizar suas atividades.

MAPA

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, ou MAPA, como é mais conhecida, tem o intuito de aprofundar as informações a respeito da pressão arterial. Sendo assim, ele prolonga o tempo do exame no período de um dia, não se restringindo à leitura única, efetuada nos consultórios.

Num intervalo de 24 horas é possível avaliar a pressão em diferentes momentos, contribuindo para detectar quadros de hipertensão, por exemplo.

O aparelho é usado no braço e há um pequeno gravador, preso à cintura do paciente, que pode realizar suas atividades normalmente durante o dia. Enquanto isso, o MAPA registra regularmente a pressão arterial. Por fim, os dados se transformam em gráficos que especificam as variações ocorridas ao longo do exame.

O MAPA é um aparelho que também permite que seus exames sejam enviados para uma central de laudos. Constantemente, fabricantes investem e implantam melhorias, que tornam o aparelho bastante silencioso e de fácil manuseio.

Ecocardiograma

O ecocardiograma é um exame semelhante ao ultrassom. Isso porque ele identifica imagens do coração para avaliar tamanho, espessura, funcionamento das valvas cardíacas e a quantidade de sangue que está sendo bombeado.

Dessa forma, ele é indicado para avaliar como o coração está funcionando, além de poder detectar tumores no órgão. Seu uso é relativamente simples e muito realizado em clínicas cardiológicas. Isso porque ele fornece informações fundamentais para um diagnóstico.

Existem diversos outros tipos de exames para avaliar o coração

Estes são alguns dos muitos exames cardíacos que avaliam o coração. Eles representam um avanço na medicina quando associados as vantagens da telemedicina, principalmente na área cardiológica, onde lidamos com uma parte do corpo tão delicada e vital.

Ter a opção de obter laudos feitos por especialistas em um curto espaço de tempo faz muita diferença. Aliás, confira uma lista de outros exames que já tem acesso à telemedicina:

  • Eletroencefalograma
  • Espirometria
  • Ressonância magnética
  • Acuidade visual
  • Mamografia

A TME – Telemedicina Cardiológica possui mais de 15 anos de mercado na busca de entregar os melhores serviços e equipamentos. Assim, formamos uma equipe de especialistas perfeita para dar suporte e auxiliar na leitura de exames. Por fim, também possui uma vasta estrutura de aparelhos para os mais diversos exames da área.

Quer marcar uma consulta para conversar sobre qual o exame cardíaco mais indicado para você? Então clique aqui e entre em contato!

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments