A Importância da Telemedicina para o Sistema Público de Saúde

20 de novembro de 2017

A Telessaúde e a Telemedicina, prometem levar ótimos resultados para o sistema público de saúde no Brasil. Muitas cidades que já fazem uso dos sistemas estão salvando vidas e diminuindo índices de mortalidade, graças ao apoio e a rapidez com que os sistemas agem. Todos esses estados já contam com melhorias: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas, Minas Gerais, etc. A Telemedicina chega em qualquer canto onde haja acesso à internet.

Aguardar por uma consulta com um especialista na rede pública, na maioria das vezes, dispende um tempo muito maior do que o que seria razoável. A Telemedicina ajuda a transformar esse cenário, além de elevar o nível dos serviços prestados pelos hospitais. E isso tanto no sistema público quanto no privado.

A Telemedicina é um suporte assistencial que contribui com a descentralização da atuação dos profissionais da saúde que estão nos hospitais, faz com que seja possível vídeos conferências, a discussão de casos difíceis em tempo real, ensino à distância, pesquisa, laudos online. Recursos que fazem com que a atuação da medicina se torne mais ampla e atinja um número maior de pessoas.

Isso graças a todo um aparato que facilita as relações à distância, seja entre médico e paciente, técnicos, especialistas que podem comunicar-se entre si, enfim, qualquer profissional da saúde que esteja envolvido nos processos.

O sistema público passa por graves problemas graças à alta demanda de pessoas que procuram pela assistência, como também pelo número de profissionais presentes nos hospitais, que não consegue atender a todos de forma confortável e efetiva. A Telemedicina contribui para mudar este quadro. Um exemplo: Em Morrinhos, um município do interior do estado de Goiás, já é possível fazer exames de vista em um posto de saúde, e o mesmo ser enviado para um especialista através de plataformas online. Os moradores precisavam antes, se deslocar até o centro de Goiânia para conseguirem fazer a consulta, depois o exame, e isso no mínimo levava um dia todo para ser realizado.

A integração de sistemas a aparelhos eletrônicos já é realidade de hospitais localizados em regiões nobres e periféricas, e empresários atentos às novidades tecnológicas adotam o sistema que a Telemedicina oferece visando mais economia de gastos e maior lucratividade, já que é garantido o aumento da rotatividade de pacientes.

Já é possível fazer até mesmo exames do coração que mandados para uma central de laudos, é recebida a garantia de obter os resultados em até 24 horas. Claro, desde que se faça uma seleção das melhores centrais e opte pela que melhor se ajustar às suas necessidades.

Revolucionar o sistema de saúde público no Brasil, é necessidade de todos, levar tecnologia de qualidade a qualquer clínica já é uma possibilidade viável e tem grande potencial. A Telemedicina ainda se subdivide em vertentes as mais variadas, tais quais:

– TelePatologia (interpretação diagnóstica de imagens patológicas),

– Telerradiologia (interpretação de imagens radiológicas)

– TeleConsulta (consultas médicas à distância)

– Patient Monitoring (monitoramento remoto do paciente)

– Telecare (cuidado residencial)

– TeleCardiologia

Fique atento e escolha o melhor serviço.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments