A Importância dos Exames Cardiovasculares antes de Atividades Físicas

05 de outubro de 2017

A prática de atividades físicas é recomendação de todos os médicos em qualquer área. Movimentar o corpo é fundamental para a saúde do mesmo.

Vivemos numa época, no entanto, em que a facilidade de acesso e a diversão eletrônica, nos levam a não ver necessidade em andar para poder se distrair com algo, ou sequer fazer algum movimento para comer, é entregue em mãos.

Essa facilidade traz benefícios, é fato, mas infelizmente é essa mesma facilidade que faz com que as taxas de obesidade, infartos, pressão alta, aumentem consideravelmente, ano após ano.

É inegável que o fator econômico tem sua parcela de culpa neste quadro, já que pessoas com poucas condições de acesso não têm tempo ou dinheiro para se alimentar ou se exercitar corretamente.

Há uma parcela da população que desinformada ou por julgar que não há necessidade, começa a fazer exercícios físicos sem os devidos cuidados médicos, o que é uma prática nem um pouco recomendada, tendo em vista que o número de pessoas que morrem por conta de morte súbita devido a essas práticas, é mais recorrente do que deveria.

Praticar esportes ou fazer musculação de forma competitiva ou recreativa, em qualquer idade que o sujeito esteja, requer exames cardiológicos para que se verifique a disposição que o corpo tem naquele momento e para que se saiba os limites que ele pode alcançar.

Com ou sem patologias, há uma maior exigência do aparelho cardiovascular durante as atividades, e procurar um Cardiologista que avalie o coração e possa emitir os resultados com rapidez, é o ideal na hora de tomar esses cuidados.

A sociedade Brasileira de Cardiologia dá ênfase ao fato de que 90% das mortes por mal súbito, seriam facilmente evitadas com o prévio exame de um simples Eletrocardiograma.

Estimular a conscientização e educar a sociedade para que esse tipo de mal não ocorra por conta de algo que poderia facilmente ter sido feito, é imprescindível. Já existem hoje clínicas que fazem os exames cardiovasculares como ECG, Holter e o MAPA (para a pressão arterial), e entregam os resultados em até 24 horas.

Não há desculpas para deixar para depois por conta da pressa e outras demandas.

A TME – Telemedicina Cardiológica é parceira dessas clínicas e visa estimular ainda mais a prática esportiva com mais saúde, segurança e rapidez na hora de obter o resultado dos seus exames.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments