Saiba como melhorar o atendimento ao paciente

03 de outubro de 2016

Um bom serviço de saúde precisa de várias estratégias para ser mais ágil e ter mais qualidade. E isso vai além do atendimento no consultório: envolve recepção, ambiente, tecnologia e capacitação da equipe. Oferecer um bom acolhimento ao paciente é fundamental para manter a clínica funcionando, já que é esse bom tratamento que garante o retorno da pessoa.

Mas, afinal, como melhorar o atendimento ao paciente na clínica? Confira nosso post e saiba mais!

Capacite sua equipe

Toda a sua equipe precisa estar capacitada para um bom atendimento, conhecendo os serviços oferecidos, a cultura e a missão da clínica e seus valores e regras. Para isso, ofereça treinamentos para o corpo de profissionais, que podem falar sobre esses temas. Esse aprendizado pode se dar por meio de cursos, palestras, dinâmicas e vídeos instrutivos, por exemplo.

Além disso, é importante fornecer lições especiais para os recepcionistas. Quase sempre eles são os primeiros contatos que o paciente tem com a clínica. A educação, rapidez para atender e uma postura agradável são algumas características que um bom recepcionista deve ter.

Padronize os processos

Padronizar os processos evita desorganização, negligências e esquecimentos. Procedimentos uniformizados para formar listas de espera, organizar arquivos, marcar consultas, protocolar e  registrar pagamentos podem otimizar muito o serviço da clínica. A rotina com as atividades de trabalho minimiza falhas e proporciona mais rapidez nas tarefas.

Além disso, a padronização facilita a adaptação, tanto dos seus colaboradores quanto dos pacientes. Informar o público atendido será bem mais fácil, evitando desentendimentos e problemas. Isso traz mais organização e efetividade, passando uma boa imagem da clínica para o paciente.

Mas esteja atento para não ser muito burocrático! Toda clínica ou empreendimento precisa de um pouco de flexibilidade, desde que ela seja bem avaliada.

Invista na tecnologia

Tecnologias podem trazer mais agilidade para o seu serviço de saúde. Com um prontuário eletrônico, por exemplo, você pode acessar os dados clínicos do paciente com mais facilidade. Assim, você pode acompanhar as informações das últimas consultas antes e durante os atendimentos. Saber que o médico conhece seu histórico inspira confiança no paciente.

Você também pode usar a tecnologia para disponibilizar as informações de preços e para fazer a contabilidade da clínica. Com os recursos de  nuvem, vários computadores podem acessar arquivos que estão em uma plataforma segura, protegida por senha. Assim, toda a equipe pode trabalhar com as informações e relatórios sem dificuldades.

Algumas comunicações com clientes podem ser feitas via SMS ou e-mail também, como o acesso a resultados de exames e lembretes de consultas. Dessa forma, você otimiza os processos na clínica, trazendo mais velocidade e praticidade. Busque conhecer mais as tendências e aproveite os seus benefícios.

Crie um ambiente agradável na recepção

A recepção é a primeira impressão que o seu consultório passa. Por isso, é importante cuidar para que ela seja confortável e agradável. Você pode investir em uma decoração um pouco mais neutra, mas que tenha algum aconchego. Esteja atento às cores e aos tipos de móveis que irá colocar. Além disso, é uma boa ideia oferecer algo como água, café, chá, alguns biscoitos ou balas. Isso demonstra cuidado e dá a sensação de acolhimento.

Coloque também televisão, rádio ou música ambiente na recepção e ofereça revistas de conteúdos mais leves, como saúde, decoração e bem-estar. Assim seu cliente pode se distrair um pouco enquanto espera o atendimento.

Toda a sua clínica, em geral, precisa ser bem limpa, para garantir uma boa impressão. Uma ótima ideia é colocar plantas ou fontes no ambiente. Elas trazem beleza e passam tranquilidade para o público atendido.

Ofereça um atendimento humanizado

Um atendimento humanizado envolve calma, paciência, uma boa escuta e atencão. Além disso, é importante evitar discriminações, seja por deficiências, gênero ou forma de se vestir, por exemplo.

Procure construir e manter uma relação positiva, ouvindo as queixas e opiniões, dando recomendações de forma conciliadora, dando abertura para o paciente falar. Saiba acolher reações de desânimo, choro, reclamações ou satisfação. Uma medida simples que pode cativar bem o paciente é acompanhá-lo até a porta ao fim do atendimento, o que demonstra atenção e cuidado.

Faça pesquisas de satisfação

O feedback dos pacientes é muito importante para saber o que está indo bem e o que é preciso melhorar. Invista nas pesquisa de satisfação, perguntando sobre o contato telefônico, os atendimentos, o tempo de espera e saiba também ouvir sugestões. Você pode fazer isso por meio de pesquisas virtuais ou em formulários impressos colocados na recepção, por exemplo.

Mas lembre-se de que não basta só coletar os dados e não fazer nada com eles. Analise as informações e procure melhorar aquelas questões que são apontadas com muita frequência pelos pacientes. Mas é bom lembrar que as pessoas são muito diferentes e que surgirão críticas de todos os tipos. O ideal é buscar mudanças naquelas queixas que se repetem mais.

Invista nas ações de pós-venda após o atendimento ao paciente

A pós-venda é fundamental para uma clínica de saúde. Ela é realizada por meio de um contato mais breve, que busca ver como o paciente está, se aderiu bem ao tratamento, como tem passado, se tem se adequado às medicações, por exemplo. São ações simples, como uma ligação, um e-mail ou uma mensagem, que demonstram cuidado e preocupação com a saúde do paciente.

É importante lembrar que as ações de pós-venda são fatores muito importantes para a pessoa decidir se retorna ou não à clínica de saúde. Por isso, não perca a oportunidade de fazer um bom investimento nelas.

Promover melhorias na clínica para tornar o atendimento ao paciente o melhor possível é fundamental para manter o consultório funcionando. Um atendimento de qualidade traz mais satisfação, confiança e bem-estar, além de melhorar a adesão ao tratamento. Para melhorar a gestão da clínica, você pode investir na tecnologia e na padronização de processos, trazendo mais agilidade e eficiência para o trabalho. Demonstre também uma postura humanizada e faça pesquisas de satisfação para encontrar focos que devem ser melhorados. Não se esqueça das ações de pós-venda, que possibilitam que o paciente fortaleça seu laço de confiança com a clínica

E então, pronto para aplicar essas estratégias para melhorar o atendimento ao paciente? Compartilhe sua opinião com a gente! Deixe seu comentário!

 

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments