Telemedicina Viabilizou Economia de 10 Milhões para o Amazonas

30 de janeiro de 2018

O Amazonas, está na posição de 4° estado mais pobre do Brasil. Sendo assim, não é difícil imaginar os desafios a que a população é submetida para ter acesso aos bens mais básicos e elementares de subsistência.  

Só há forma de chegar à Manaus, capital do Amazonas, por via aérea ou barco. Somente pela rota de Roraima se chega até lá com um veículo terrestre. Com apenas estes dados, fica evidente a dedução do quão precário é a situação na região.

Para se ter uma noção mais clara, vamos aos dados numéricos: uma viagem do Amazonas para Manaus, tem em cerca 1.000 Km., o que significa que é gasto 12 dias de barco para se chegar à capital!

De acordo com o Ministério da saúde, há 1,8 médicos para cada mil brasileiros. Sendo que, a maioria se encontra nas regiões Sul e Sudeste do país. Soma-se a isso, a falta de políticas públicas que visem fixar o profissional da saúde no interior, havendo má distribuição dos mesmos.

Como as pessoas que vivem nesta e em outras regiões, igualmente difíceis, fazem para poderem ver um especialista, caso necessitem?  Como é possível um paciente debilitado por uma doença viajar durante 12 dias em um barco?

A preocupação em torno destas questões, fez com que o estado começasse a pensar em soluções alternativas para sanar os problemas da saúde pública. Foi aí que a Telessaúde e a Telemedicina, ganharam espaço.

O que é e como funciona a Telemedicina

A Telemedicina e também a Telessaúde, são o resultado da conexão entre as tecnologias da informação e o universo pluralístico da medicina. Tem o objetivo de fornecer pesquisas em saúde, educação e assistência aos profissionais atuantes.

Em um país como o Brasil, torna-se extremamente necessário o uso da Telemedicina, tendo em vista os 200 milhões de habitantes que aqui vivem, e a marcante desigualdade social.

Como a Telemedicina muda esta realidade?

A Telemedicina possibilita o acesso a especialistas, laudos à distância, e conexões em qualquer parte do mundo, através da internet.

Em estados de difícil acesso, como é o Amazonas, a Telemedicina permite que o clínico geral da região, possa estabelecer contato com especialistas e ser guiado na busca de um resultado que gere tratamento e cura ao paciente.

A possibilidade de se interligar com centros de referência para tratar doenças, se torna às vezes, a única chance de os cidadãos terem acesso a uma consulta médica.

É uma das formas mais econômicas de oferecer acesso às populações menos abastadas e de contribuir com a mudança da atual conjuntura da sociedade.

Como o Amazonas está ganhando com o uso da Telemedicina

O Amazonas, tem acesso ao programa “Telessaúde”. Dados levantados ainda em 2012, apontavam para uma economia de R$ 7 milhões aos cofres públicos. 6 anos depois, calcula-se que este número tenha dobrado.

Há poucos dados de como o programa seguiu sua evolução, a boa notícia é que já nesta época, 61 cidades estavam sendo cobertas pelo programa.

Caapiranga, localizada a 134 Km de Manaus, fornece descrições de contar com sala climatizada, equipada com computador, eletrocardiógrafo digital e maca. Fazer exames do coração e receber os resultados através de uma central de especialistas, preveniu complicações cardiológicas e salvou muitas vidas.

Laudos à distância previnem mortes precoces

Dentre as áreas médicas inseridas na Telemedicina, está a Cardiológica. A disponibilidade de fazer os exames com aparelhos digitais disponíveis de serem enviados pela internet a uma central de laudos, contribui com a queda da mortalidade e com a prevenção de sequelas.

Em lugares remotos, opções assim, representam um ganho considerável em se tratando da qualidade de vida dos cidadãos.

As perspectivas se alargam com as chances de maior combate às doenças e com a possibilidade de cura em qualquer idade.

Conclusão

Embora tenhamos focado em como o setor público está fazendo uso da Telemedicina para neutralizar a falta de médicos no país, a Telemedicina não está restrita a este âmbito. Hospitais particulares também recorrem ao seu uso para economizarem e poderem levar resultados mais rápidos aos pacientes.

A Telemedicina está presente quando se busca começar um negócio ou fazer otimizações.

A Tecnologia, é um dos fatores com mais condições de levar melhorias à área da saúde, a Telemedicina acompanha de perto as inovações e garante assistência diferenciada aos profissionais.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments