Eletrocardiograma com laudo digital: A revolução da Telemedicina

07 de junho de 2021

Eletrocardiograma (ECG) com laudo digital é um exame centenário considerado uma peça-chave para os estudos de cardiologia. Por ser de rápida e fácil realização, ele é altamente requisitado por médicos de diversas especialidades. Primordialmente o ECG tem nos laudos digitais a base para a otimização e qualificação do atendimento ofertado ao paciente.

Você conhece os impactos e benefícios trazidos pelo eletrocardiograma com laudo digital à distância? Pois no artigo de hoje vamos demonstrar a agilização da entrega dos resultados e mostraremos também o diferencial da TME: a credibilidade alcançada por meio da qualidade dos nossos serviços prestados.

Como a telemedicina tornou a saúde mais acessível?

A saúde tem se tornado cada vez mais acessível nos últimos anos. Um dos grandes motivos é a Telemedicina. Com ela, tornou-se possível a realização de serviços e exames de extrema qualidade, credibilidade e segurança. Sobretudo, por preços e tempo muito mais curtos.

Essa nova faceta da medicina, já reconhecida pelo CFM, surgiu como uma forma de preencher as lacunas dos atendimentos tradicionais. Portanto, ela supri as consequentes necessidades da escassez de médicos especialistas. Além disso, ela conta com estratégias que usam a tecnologia como um inteligente aparato para amenizar os impactos provocados pela distância. Isso é feito a partir de atendimentos por videoconferências, até a emissão de laudos à distância.

Telecardiologia: otimização e custo-benefício

A telecardiologia foi extremamente fundamental para tornar a saúde mais acessível a todos, seja por questões logísticas ou financeiras. A princípio, eram diversos os esforços para realizar um eletrocardiograma. Além da dor de cabeça para esperar por uma vaga nos hospitais, também era necessário lidar com a demora para receber os resultados.

Com o suporte da TME, o eletrocardiograma com láudo digital pode ser realizado na própria clínica, tendo o laudo em mãos em poucos minutos. Tal avanço é efetivamente uma via de mão dupla quando pensamos na redução de custos, já que impacta positivamente nas carteiras do médico e do paciente.

telemedicina é uma facilitadora para o rendimento e atendimento de qualidade. Ela atua em período integral para obter resultados precisos e confiáveis. A telecardiologia poupa o profissional da defasada rotina desgastante. Assim como, também dispensa extensas consultas seguidas de interpretação e elaboração de laudos.

Eletrocardiograma com laudo digital e sua importância no diagnóstico preciso

Normalmente encontras pessoas que fogem de consultas e só vão ao médico quando é muito necessário. Assim, quando o paciente procura um cardiologista podemos presumir que a consulta foi motivada por um longo período de mal-estar. Logo, essa resistência é justamente o motivo pelo qual o ECG com laudo digital é extremamente importante. Além de checar a saúde do coração do paciente, também permite a formulação minuciosa de diagnósticos e tratamentos. Ou seja, salvando vidas e colaborando para a adoção de hábitos mais saudáveis.

O que são, exatamente, eletrocardiograma e laudo?

eletrocardiograma com laudo digital é um exame simples, confortável e não invasivo. Da mesma forma, ele é feito com o paciente em repouso (quando não há esforços físicos nos últimos 10 minutos). É importante que ele não tenha fumado meia-hora antes do procedimento. A princípio, o objetivo é medir a atividade elétrica do miocárdio, identificando cardiopatias graves que colocam a saúde do paciente em risco.

O laudo do eletrocardiograma é o resultado da complexa e específica interpretação de todos os elementos contidos no exame. Ele é feito pelo médico especialista, tendo essas bases diagnósticas: frequência cardíaca, ritmo, ondas, e intervalos. O documento segue todas as exigências da Sociedade Brasileira de Cardiologia e é finalizado com o parecer do médico.

Ou seja, é com o auxílio do laudo do eletrocardiograma que se determina a saúde do coração.

Eletrocardiograma com laudo digital?

O exame é identificado como “digital” por ficar disponível em nuvem para os profissionais terem acesso a qualquer momento. Dessa forma, o eletrocardiograma é realizado na clínica, no consultório ou no hospital. Ele é interpretado por um médico especialista, por intermédio do programa da TME.

Para que o desempenho seja satisfatório, o contratante e sua equipe recebem um treinamento à distância pelo suporte da TME. Além disso, o sistema que comporta o procedimento é extremamente seguro e antifraude. Afinal, os dados são criptografados e guardados com autenticação.

Tal ferramenta agiliza e oferece autonomia para os serviços de saúde que oferecem integralmente o eletrocardiograma. Por fim, o ECG digital está disponível para qualquer serviço de saúde, cabendo a contratação da telecardiologia ao gestor.

Entendendo melhor o ECG

[Vamos manter a imagem 1 do artigo original]

É importante entender as derivações do eletrocardiograma. Acima de tudo, a tarefa do dele é medir a atividade elétrica do coração. Bem como, tendo como sabedoria básica a importância dos impulsos elétricos para os batimentos cardíacos.

Confira esse vídeo que explica melhor a realização do eletrocardiograma:

Sobre o eletrocardiograma digital, é importante entender que os sinais elétricos são registrados na forma de gráficos. Depois, eles são enviados para o programa da equipe de especialistas que laudam à distância. Dessa forma, para que se obtenham resultados precisos e de qualidade, é de fundamental importância a escolha de um aparelho de qualidade, atual e registrado pela ANVISA. É válido ressaltar que o procedimento pode ser realizado por enfermeiros, porém, somente um médico especialista pode interpretá-lo e emitir o laudo.

O que analisar no ECG?

Os conhecimentos básicos para identificar irregularidades são: frequência cardíaca, ritmo, ondas e intervalos. As alterações anatômicas também são protagonistas em se tratando do diagnóstico de irregularidades. Isso porque observando a posição do coração, podemos indicar possíveis doenças.

Frequência Cardíaca

Ela é a bússola para você dar início à leitura do eletrocardiograma. Afinal, ela é um indicador do trabalho cardíaco medido por meio do número de batimentos por minuto. É a partir dela que se pode estimar o ritmo cardíaco.

Ritmo

Ao contrário do que muitos pensam, o ritmo não é o mesmo que frequência. Na verdade ele diz respeito à regularidade da frequência cardíaca, podendo ser regular ou irregular. Podemos dizer que o ECG é o preferido dos arritmologistas. Portanto, é com o auxílio do exame que podemos identificar as arritmias. Estas são a fibrilação atrial, os bloqueios de ramo, as taquiarritmias e as bradiarritmias.

Ondas e intervalos

Os elementos centrais do traçado eletrocardiográfico são a onda P, o complexo QRS e a onda T, estando os intervalos PR e ST entre elas. Portanto, é dever do cardiologista analisar cada um desses elementos e verificar se estão dentro do padrão de normalidade. É por meio da análise das ondas e intervalos que podemos definir um tratamento e estimar qual área do coração pode ter sido prejudicada.

Algumas aplicações do ECG:

  • verificação do estado das coronárias;
  • identificação de potenciais arritmias ou disritmias;
  • identificação de hipertrofias;
  • avaliação de patologias nas válvulas cardíacas;
  • observação do funcionamento de marca-passos;
  • análise de agravamento de pericardites;
  • auxílio na realização de ergometria;
  • monitoramento em pacientes de UTI.

Alterações comumente encontradas

  • bloqueios de ramo;
  • desvio de eixo elétrico;
  • arritmia sinusal;
  • fibrilação atrial;
  • hipertrofia ventricular esquerda.

Laudo à distância: a revolução no ECG com laudo

laudo de eletrocardiograma é uma ferramenta diariamente utilizada por médicos das mais diversas especialidades. Contratar uma empresa que se responsabiliza pela emissão de laudos é sinônimo de gestão inteligente. Isso porque existem três fatores que pesam na hora de decidir entre a telecardiologia e o método tradicional: escassez de especialistas, qualidade e retrabalho.

Escassez de médicos especialistas

Sabemos que são poucos os profissionais experientes na interpretação do eletrocardiograma. Além disso, para uma instituição contratar um especialista é importante, financeiramente falando, que a demanda pelos serviços de laudos seja alta. Infelizmente isso foge da realidade brasileira. Por esse motivo, a entrega de laudos pode ser tão demorada, já que o trabalho torna-se intermitente para a redução de gastos.

Quando você encontra uma plataforma coerente com suas demandas, esses gastos são reduzidos significativamente. Além disso, você tem excelentes profissionais entregando laudos de extrema qualidade, o deslocamento e horas extras saem do orçamento.

Qualidade

Por se tratar de um exame extremamente delicado, a correta leitura do ECG traz uma grande responsabilidade clínica. Nesse sentido, ela não aceita nenhum erro que altere o diagnóstico correto. Entretanto, sabemos que são pouquíssimos os serviços de saúde que dispõem de médicos realmente especializados.

Enfim, a escolha pelo laudo digital possibilita a otimização dessa qualidade por meio da ampliação com uma visualização mais detalhada do exame. Isso tudo somado à expertise dos profissionais altamente capacitados da TME.

Retrabalho

Você sabia que a taxa de retrabalho em emissão de laudos é extremamente alta? Isso porque sempre existem divergências e dúvidas em relação aos diagnósticos obtidos. Com os laudos digitais, esse retrabalho não é mais um problema. Afinal, o responsável pela interpretação do ECG pode solicitar a adequação de posicionamento dos eletrodos poucos minutos após o envio.

Benefícios do laudo à distância:

Ter uma equipe altamente capacitada à disposição em qualquer lugar é uma grande vitória que só foi possível com o advento da telemedicina. Principalmente quando pensamos em cidades com poucos especialistas e recursos.

Para comprovar, listamos alguns benefícios do laudo digital de eletrocardiograma:

A TME é pioneira na emissão de laudos cardiológicos à distância, trabalhando arduamente e investindo em equipamentos e tecnologia de ponta desde 2004. Em síntese, nosso intuito é oferecer a melhor e mais precisa leitura de exames do mercado. Ou seja, qualquer clínica pode solicitar os nossos serviços prestados.

Para isso, é necessário o envio dos exames pelo programa Proteus, ou pelo Software de fabricação do equipamento. Assim que recebemos os exames, nossos cardiologistas realizam os laudos. Finalizado o processo de interpretação, devolvemos os laudos já personalizados com a logomarca da clínica contratante.

Ficou com alguma dúvida sobre eletrocardiograma com laudo digital? Então continue acompanhando a página da TME para se manter atualizado sobre o mundo da telecardiologia! Por fim, clique aqui para entrar em contato.

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments