Gestão de laudos: como podem otimizar minha clínica?

08 de novembro de 2022

Gestão de Laudos: Como otimizar na sua clínica de saúde?

Um sistema de gestão de laudos é uma excelente forma de trazer mais otimização para uma clínica de saúde, laboratório ou hospital. Afinal, agilizar um processo tão importante para o atendimento aos pacientes pode trazer diversos benefícios para todos. Tanto para quem será atendido, quanto para a equipe de especialistas que trabalhará com os laudos.

Isso pode significar um ganho financeiro para a instituição, gerando mais economia e possibilitando a capacidade de ter mais números de atendimentos.

Mas afinal, qual a importância de uma gestão de laudos?

Como sabemos, os laudos são de extrema importância para uma instituição de saúde. Isso porque eles são basicamente os relatórios com todas informações e detalhes sobre um paciente. Além disso, eles também funcionam como uma comprovação da condição da pessoa atendida.

Dessa forma, um documento tão importante na comunicação entre os médicos e especialistas não poderia ser tratado de qualquer forma, certo?

Mas como é de se imaginar, os laudos demandam tempo e espaço, quando emitidos de forma física. Sabia que conforme a Lei n.º 13.787, esses documentos devem ser armazenados por pelo menos 20 anos? E isso é uma responsabilidade das instituições de saúde.

Centenas de pessoas passam por clínicas ou laboratórios todas as semanas. São diversos atendimentos que geram, consequentemente, diversos laudos. Entende a importância da organização que uma empresa deve ter ao guardar esses documentos de forma prática e organizada?

Porém, não se assuste! Com um planejamento certo, você pode otimizar ainda mais a forma como o seu negócio trabalha com os laudos. E para isso, resolvemos dar algumas dicas básicas para você implementar na rotina da sua unidade de saúde.

Confira!

Digitalize seus processos para melhorar a gestão de laudos!

Hoje em dia, é inviável pensar em ter um sistema de laudos que não seja digital. O virtual garante mais segurança para as informações do paciente, mais praticidade na troca de informações entre os médicos e mais organização.

Sim, o armazenamento digital também garante mais organização ao espaço da clínica. Isso porque, com ele, os especialistas não precisam se preocupar em reservar um espaço dedicado especificamente para guardar papel, como um estoque.

Também é recomendando buscar uma modernização no sistema de cadastros dos pacientes. O armazenamento virtual dos dados clínicos traz a segurança de acessos exclusivos dos envolvidos. Isso sem falar na comunicação com o paciente, que tem com a modernização do cadastro, mais uma via de diálogo com a instituição. Já imaginou trabalhar com uma ferramenta que manda avisos aos pacientes, lembretes em datas especiais e ofertas de novos serviços?

Considere atuar com o uso da telemedicina

A telemedicina é um processo digital de monitoramento dos pacientes à distância. Em síntese, ela trouxe diversos avanços para a medicina por conta da possibilidade de atendimento sem a presença física do profissional.

A telemedicina garante que médicos tenham acesso aos exames do paciente em qualquer lugar. Ou seja, as clínicas e laboratórios podem oferecer exames especializados sem a necessidade de um especialista no local.

Um artigo publicado na Universidade Federal de Santa Catarina faz uma análise do padrão internacional de laudos. O estudo apresenta dados sobre telemedicina e o padrão DICOM SRLeia o artigo completo aqui.

A internet, além de rapidez, proporciona um cenário onde clínicas em qualquer lugar do país tenham acesso a uma central de laudos, independente de sua estrutura.

Busque uma central de laudos terceirizada

Numa central terceirizada, os laudos são analisados por uma equipe externa de especialistas. Isso garante que os resultados passem por diversas opiniões, por médicos focados somente nos resultados dos exames. Dessa forma, os especialistas da sua clínica tem mais tempo para executar outras funções na unidade de saúde.

Isso é uma grande vantagem em relação ao método tradicional de laudos internos. Afinal, nesse modelo, a realização dos laudos gira em torno do médico como figura central de todos os procedimentos. Isso pode sobrecarregar o profissional e impedir que eles foquem em outros processos.

Outra vantagem da central terceirizada é a constante atualização dos equipamentos utilizados pela equipe responsável. Assim, sua clínica acompanha a evolução da tecnologia sem a necessidade de grandes investimentos. Isso porque essa responsabilidade passa a ser da empresa contratada.

Onde buscar uma empresa parceira?

Na TME – Telemedicina Cardiológica você tem a vantagem de trabalhar com o Proteus, um sistema digital exclusivo de emissão de laudos à distância. O Proteus é uma ferramenta que agiliza e facilita o processo de envio de exames e recebimento de laudos. Tudo isso de uma forma organizada, graças a centralização da sua gestão de laudos, com hospedagem em nuvem e acesso pelo celular.

Gostou das dicas? Então, para não perder nenhuma, siga a TME nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube com muita informação e conhecimento compartilhado constantemente.

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments