Entenda o que é telemedicina e como ela pode revolucionar sua clínica

13 de setembro de 2022

O que é a telemedicina? Em um primeiro momento essa pergunta pode parecer algo simples ou óbvio para muitos. Entretanto, resolvemos explicar detalhadamente para evitar dúvidas sobre o tema. Confira!

A telemedicina é um processo digital de monitoramento de pacientes, troca de informações e análise de resultados. Ela é considerada um avanço para a medicina tradicional. Isso porque ela proporciona esses serviços de forma mais prática. Tudo sem a necessidade da presença física do profissional para o estudo dos exames.

Por meio da telemedicina os médicos conseguem acessar as informações e exames do paciente de qualquer lugar. Aliás, não somente isso. A telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância. No Brasil, seu uso foi acelerado durante a pandemia, por conta dos atendimentos realizados digitalmente. Porém, antes disso ela já estava presente.

A regulamentação da telemedicina no Brasil veio a partir da resolução CFM nº 1.643/2002. Em 2020, uma nova lei liberou seu uso com ferramentas digitais. O objetivo da lei foi atenuar os efeitos da pandemia de COVID-19.

Uma breve história da medicina à distância no mundo

Especialistas defendem que existem registros da medicina à distância desde antes do nascimento de Cristo. Segundo estudiosos, no antigo Egito existiam casos de comunicação à distância na saúde. De uma forma diferente, claro, mas com o mesmo objetivo: não deixar quem está longe sem cuidados.

Também existem registros que podem ser associados à medicina à distância na Europa e outros diversos lugares. Confira alguns exemplos: durante a Peste Negra na Europa e a Segunda Guerra Mundial. A premissa era a presença de médicos tentando prestar atendimento mesmo sem estar próximo ao paciente. A primeira teleconsulta ao vivo entre médicos foi realizada em 1959.

Mesmo com os diversos casos de cuidado à distância, o Dr. Chao Lung Wen afirma que o conceito de telemedicina moderna é mais novo. Segundo o chefe da disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, aconteceu  há aproximadamente 60 anos.

Para ele, o surgimento se deu por conta da Corrida Espacial e da Guerra Fria.

No Brasil, os primeiros registros de medicina à distância são do final dos anos 80. Isso por conta de caso em Goiás onde diversas pessoas foram contaminadas com césio radioativo. Então, os relatórios e exames eram enviados via correio eletrônico.

Para saber mais sobre a história da telemedicina acesse o artigo completo aqui.

Como a Telemedicina pode ajudar os consultórios médicos?

As novas ferramentas digitais tem tudo para melhorar o atendimento ao paciente. A princípio, o uso da telemedicina pode diminuir filas de espera para atendimento especializado e aumentar o alcance do atendimento. O Brasil é um país gigante, com diversas realidades. Já imaginou quantas pessoas não conseguem ter acesso a atendimento hospitalar por conta da distância?

A telemedicina permite uma ampliação ao atendimento médico. Em resumo, os atendimentos podem ir além do consultório, com segurança no armazenamento de dados.

Durante a pandemia, o atendimento médico remoto foi essencial para diminuir o fluxo das clínicas médicas que estavam lotadas. Principalmente, no isolamento, o monitoramento e as teleconsultas deram suporte para milhões de pacientes pelo mundo.

Já imaginou o quanto você pode alcançar utilizando a telemedicina? Mesmo com o fim do isolamento.

Telemedicina Cardiológica

A Telemedicina Cardiológica é uma modalidade da telemedicina aplicada à cardiologia. Da mesma forma, seus principais usos são no atendimento, diagnóstico e monitoramento de pacientes com doenças cardíacas. Aliás, a Telemedicina Cardiológica também garante discussão de caso entre especialistas de forma prática.

A cardiologia é uma das especialidades médicas mais beneficiadas com o uso da telemedicina. Suas principais modalidades são Sistema de Suporte à Decisão, Teleconsultas e Telediagnósticos. Quer saber mais? Clique aqui.

Essas práticas garantem a ampliação do acesso a exames essenciais, diagnósticos precoces e redução de custos.

O uso da telemedicina garante mais economia, visto que a emissão de laudos e equipamentos serão garantidos pela empresa terceirizada. Assim o seu investimento com dispositivos fica mais leve e os especialistas para suporte estão disponíveis sempre, independente do local.

Como trazer a Telemedicina para sua clínica?

Procure empresas especializadas em prestar o serviço de telemedicina. Assim como, um parceiro regulamentado e bem equipado que possa oferecer tudo que você precisa para começar a prestar atendimento à distância.

A TME – Telemedicina Cardiológica é pioneira na emissão de laudos cardiológicos à distância. Acima de tudo, possui quase 20 anos de mercado potencializando serviços de saúde. Tudo por meio das melhores tecnologias para a laudagem de exames cardiológicos à distância.

Ficou alguma dúvida sobre a telemedicina cardiológica ou como ela pode ser aplicada à sua clínica? Então entre em contato e converse conosco!

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments