Tendências da telemedicina para 2023: saiba o que esperar!

30 de dezembro de 2022

Mais um ano se vai e 2023 já está cada vez mais próximo de nossas vidas. Dito isso, você sabe quais são as tendências da telemedicina para o próximo ano? Acompanhar as evoluções da tecnologia é essencial para se manter atualizado. Assim, sua clínica de saúde oferece atendimento inovado e de qualidade.

Por conta disso, analisamos as tendências e separamos algumas expectativas do mercado que você deve ficar de olho. Principalmente, em áreas que terminaram 2022 em altas nas buscas, como saúde virtual, metaverso, inteligência artificial e teleconsultas.

Vamos conversar sobre o que deve estar em alta na área da saúde no ano de 2023?

A saúde virtual como uma das mais fortes tendências da telemedicina

A saúde é uma área de nossas vidas que é impactada diariamente com as evoluções do mercado. E a tecnologia sempre encontra novas formas de oferecer mais qualidade de vida e saúde. Na Telemedicina não é diferente.

Ainda mais Telemedicina como tendência principal

O uso da Telemedicina foi amplamente aumentado durante a pandemia. Afinal, os atendimentos precisavam continuar acontecendo, mesmo sem a possibilidade de consultas presencias. Hoje, o isolamento social é muito menos presente, mas a Telemedicina mostrou seu valor e seguiu sendo adotada.

A tendência em 2023 é que a Telemedicina esteja ainda mais presente em atendimentos médicos e acompanhamento de pacientes.

Em outubro foi realizado o Global Summit Telemedicine & Digital Health, apontando que a América Latina deve aumentar ainda mais o uso da Telemedicina. Um dos assuntos abordados aponta que a busca por cuidados com a saúde mental deve impulsionar o uso da Telemedicina. A possibilidade de atendimentos e acompanhamentos remotamente visa levar ainda acessibilidade aos pacientes. Afinal, com o uso da tecnologia, eles podem fazer suas consultas com um especialista, onde quer que ele esteja.

Ferramentas de gestão para consultório de saúde são tendência

Um dos pontos que deve ser ainda mais lapidado em 2023 é o aprimoramento das ferramentas de gestão. O uso da nuvem está cada vez mais estabelecido entre as clínicas e consultórios de saúde, isso é um dos grandes motivadores desse movimento.

A tendência é que surjam ainda mais avanços nas ferramentas digitais de gestão. Menos tempo investido nas tarefas, mais funções realizadas de forma prática e ainda mais benefícios aos especialistas. Resumindo, fique de olho em plataformas de gestão que utilizam o modelo de nuvem para trabalhar a gestão do seu espaço.

O aumento do uso dessa ferramenta trará mais economia, agilidade e novas técnicas para aprimorar o contato com os pacientes. E claro, a segurança dos dados também receberá melhorias com isso.


Inteligência Artificial no atendimento ao paciente

Sabia que Organização Mundial de Saúde (OMS) possui um guia sobre ética e governança na utilização da IA na saúde? Isso porque o uso da Inteligência Artificial tem tudo para se estabelecer ainda mais no auxílio a Telemedicina.

A IA pode trabalhar com algoritmos de detecção de padrões que podem indicar um problema. Por exemplo, em exames de raio-X.

Já existia uma certa expectativa pelo seu uso na saúde, no começo de 2022. Por isso, o esperado em 2023 é o aumento da presença e o aprimoramento das abordagens, com mais acessibilidade para mais atendimentos.

Realidade virtual à serviço da saúde

Você já percebeu o quanto o uso de realidade virtual está cada vez mais forte, em diversas áreas de nossa vida? Em 2023, podemos esperar novidades sobre isso. O uso dessa tecnologia está se popularizando. Com o uso da realidade virtual, podem nascer novos espaços de troca de experiência entre os profissionais. Assim como também pode ajudar os pacientes em processos de fisioterapia e até aprimoramento da cognição sociais. 

Como se manter por dentro das evoluções da telemedicina?

O primeiro passo para manter sua clínica atualizada é buscar parcerias com empresas que ofereçam modernização constante. Os pontos apresentados nesse artigo são apenas alguns dos principais que devem surgir no próximo ano. Portanto, fique de olho nas atualizações na tecnologia para um atendimento mais moderno.

A TME – Telemedicina Cardiológica oferece diversas formas de manter seu atendimento atualizado, sem a necessidade da compra de novos aparelhos. Afinal, com o aluguel e o comodato de equipamentos você recebe sempre o melhor em tecnologia.

Atualizar sua estrutura todos os anos requer investimentos mais altos em equipamento. Assim, ter uma empresa que forneça esses equipamentos e atualizações pode revolucionar o seu atendimento.

O ano de 2023 deve trazer ainda mais evoluções na gestão, no atendimento e na forma do uso remoto de equipamentos. Siga a TME no Instagram e curta a página no Facebook para acompanhar de perto todas as tendências da telemedicina para o ano que vem!

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

5 1 vote
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments