Gestão de clínica médica: Você está fazendo certo?

08 de setembro de 2022

A gestão de clínica médica é uma das bases mais importantes de qualquer instituição da saúde. Uma boa administração exige planejamento, organização e esforço. Afinal, o fluxo de pacientes, dados e informações é diário e constante. Além disso, também é de extrema importância que exista um acompanhamento especial nas questões administrativas e na agenda da clínica.

Diariamente uma clínica exige uma gestão atenta a todo e qualquer detalhe que aconteça, desde o atendimento até o controle de gastos e investimentos. O impacto positivo de uma boa gestão de clínica médica traz ganhos e crescimento.

Uma boa comunicação com o cliente humaniza e traz benefícios para sua gestão de clínica

Ouvir os seus pacientes é um ótimo primeiro passo. Portanto, uma pesquisa de satisfação pode apontar o que deve ser melhorado, baseado no olhar de quem frequenta e vive a experiência de ser atendido na sua clínica. Com uma pesquisa de até cinco perguntas bem elaboradas você já consegue medir o que pode ser alterado.

Sua clínica possui aplicativo? Aí está uma boa opção para quem busca fazer uma pesquisa de satisfação com os pacientes. A presença nas redes sociais também é de grande importância para as clínicas que buscam um contato mais próximo das pessoas. Além disso, também é uma ótima maneira de vender os seus serviços e marcar novas consultas.

Quanto mais formas de contato, mais portas abertas para conversar com quem busca seus serviços. Então, tenha estrutura para receber mensagens via SMS, e-mail, WhatsApp, chat e mensagens das redes sociais.

Uma boa comunicação gera confiança e fidelidade com os pacientes. Ou seja, eles voltam e recomendam para novas pessoas.

Uma clínica digitalizada traz uma gestão atualizada

Organizar os dados do paciente de forma segura e prática é essencial. Por exemplo, laudos médicos, históricos e prontuários precisam estar armazenados por no mínimo 20 anos. Com esse material armazenado digitalmente, você evita uso de espaço ocupado por papéis e garante informações de fácil acesso para médicos. Inclusive, busque também uma gestão voltada para o armazenamento das informações inerentes aos funcionários.

Outra dica importante é a centralização tecnológica da sua clínica médica. Então, uma visão sistêmica sobre tudo garante um contato constante com inovações. Isso facilita o atendimento e o agendamento de consultas. A organização é essencial para o funcionamento de um estabelecimento com grande fluxo de dados.

Ter uma agenda bem organizada é de extrema importância. Por fim, também é preciso ter consciência sobre sua realidade de atendimentos, para não marcar mais do que consegue atender.

Quer ler mais sobre otimização da sua clínica? Clique aqui.

Gestão financeira é essencial para o crescimento

Uma clínica médica também é uma empresa. Primeiramente, o crescimento começa com a consciência de que é preciso buscar alta performance, estratégia e metrificação. Tudo alinhado para potencializar o valor entregue ao paciente.

É muito importante não misturar os rendimentos pessoais com as finanças da clínica. Esse é um erro bem comum em clínicas menores e familiares. Afinal, como alcançar uma boa gestão financeira?

Busque conhecimento. Em suma, estude sobre finanças e administração, trace metas e defina objetivos realistas. Conheça também o cenário onde sua clínica está incluída. Bem como, saiba quais as necessidades do seu público-alvo, quais os problemas do público podem ser resolvidos e como você se encaixa nisso.

O uso de tecnologia é um caminho muito promissor. Sobretudo, busque dispositivos e treinamentos que ajudem a acompanhar o fluxo de caixa e o capital de giro. Existem diversas empresas capacitadas para auxiliar na gestão financeira da sua clínica médica.

Nós já escrevemos um artigo completo sobre gestão financeira! Para ler, clique aqui.

Gestão de estoque também é muito importante

O estoque merece muita atenção. Afinal, ele ocupa espaço e envolve capital imobilizado. Um estoque desorganizado pode gerar medicamentos mal armazenados e fora da validade. O contrário também é possível, visto que um estoque sem acompanhamento pode resultar em compras de emergência e gastos não planejados.

Controle bem o seu inventário e faça sempre uma relação dele com o volume de atendimentos.

Serviços à distância podem otimizar sua clínica e trazer economia

Alguns dos custos da sua clínica podem ser otimizados sem diminuir a qualidade do atendimento. Por exemplo, a telemedicina e o comodato de equipamentos oferecem serviços terceirizados que podem cortar diversos gastos do seu dia a dia. Emissão de laudos, por exemplo, pode ser feita à distância.

Já imaginou a economia do seu mês com menos gastos com energia e água? Além disso, o deslocamento também se torna mais econômico.

O uso de prontuário eletrônico do paciente (PEP) moderniza o acesso às informações dos pacientes. Isso tudo sem a necessidade de papel, com armazenamento digital de anotações, exames e prescrições. Tudo acessado de forma otimizada. Do mesmo modo, a prescrição digital também é uma maneira mais prática e econômica de ter contato com o paciente sem o uso de papel.

Ficou com alguma dúvida sobre gestão de clínica médica? Então entre em contato conosco! Nossa equipe de especialistas está pronta para avaliar o seu negócio e levar sua clínica para outro patamar.

Clique aqui para conversar com nosso atendimento!

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments