Emissão de laudos: entenda a importância desse serviço

05 de setembro de 2022

A emissão de laudos é uma prática essencial para auxiliar no tratamento do paciente. Definitivamente, podemos dizer que ela é uma das principais atividades da maioria das clínicas e consultórios. O laudo é um relatório comum entre especialistas, com informações e detalhes sobre a condição do paciente.

As questões trabalhistas e judiciais também são importantes. Ou seja, o laudo garante também a comprovação da condição do paciente perante a lei.

O laudo é elaborado com resultados de uma série de exames realizados pelo médico.

Existem dois tipos: Laudo tradicional e Laudo digital.

O primeiro é produzido após diversas consultas e exames presenciais. Ele envolve diversas documentações, relatórios, exames e assinaturas manuais.

O segundo tipo é realizado digitalmente. Então, este usa da tecnologia para criar uma maior comunicação entre os especialistas para analisar o caso, com menos uso de papel e mais praticidade.

Um dos grandes avanços da Telemedicina.

Qual a importância da emissão de laudos para os médicos?

Antes de abordar a importância da emissão de laudos, precisamos deixar claro que o laudo médico e atestado médico não são a mesma coisa. O atestado geralmente aborda algo mais pontual, com um caráter mais trabalhista. Enquanto isso, o laudo é um relatório mais detalhado, redigido com todas as informações sobre a saúde do paciente.

Os profissionais da medicina utilizam o laudo como comunicação. Bem como, seu detalhamento é essencial em investigações mais complexas sobre a saúde do paciente.

Os especialistas assinam e atestam o relatório, o que dá a garantia do profissional ao documento. Ou seja, a emissão de laudos previne fraudes e outros problemas que podem afetar tanto o médico quanto o paciente.

Um estudo publicado na Biblioteca Centra da Universidade do Pará analisou a importância do laudo médico. Em suma, ele apontou benefícios informativos e sociais e ainda apontou um potencial gigante para mais usos.  Leia o artigo completo aqui.

Laudo à distância: Conheça suas vantagens

O laudo à distância apresenta um avanço para as clínicas e hospitais. Os exames e resultados podem ser realizados em pouco tempo. Mesmo que não haja um laboratório no local. Ou seja, uma economia de tempo, de investimentos e de burocracia.

Também não é necessário que a clínica possua uma equipe de analistas. Com o laudo realizado à distância, o material é produzido em uma central terceirizada. Assim, o material é encaminhado para a análise dos médicos do consultório.

Assim, esses benefícios podem ser alcançados através do comodato.

O laudo à distância traz diversos benefícios para sua clínica. Confira os principais:

  • custo menor;
  • armazenamento mais prático;
  • qualidade na avaliação;
  • integração de equipamentos e sistemas;
  • agilidade na entrega;
  • suporte;
  • laudos online personalizados.

Os laudos à distância beneficiam bastante clínicas menores, visto que essa prática exige menos estrutura no local. Inclusive, ajuda a otimizar o consultório, já que os dados não precisam ser impressos e acabam ocupando menos espaço. Todos os dados ficam em bancos na nuvem, com segurança e praticidade.

Um estudo de 2012 avaliou o uso da telemedicina, ele apontou que laudos à distância podem trazer diversas vantagens, principalmente por conta do armazenamento de dados. Você pode ler o artigo completo clicando aqui.

Vale a pena investir em laudos à distância?

Sim. Como dito anteriormente, a telemedicina garante laudos à distância para qualquer clínica com acesso a internet. Dessa forma, a possibilidade de trabalhar com uma central terceirizada oferece qualidade na realização do relatório. Inclusive, sem o uso de equipamentos locais e com a equipe da empresa contratada.

Todo esse processo promove economia para as clínicas, já que elas não precisam comprar os equipamentos. Os laudos são entregues de forma rápida e prática para que os especialistas da clínica realizem a avaliação.

Normalmente, as empresas que fornecem esse serviço estão sempre atualizadas nas novidades tecnológicas. Por fim, isso garante uma modernização mais rápida da sua clínica.

Em resumo, a emissão de laudos à distância garantem mais agilidade, praticidade no atendimento e flexibilidade no serviço oferecido pela clínica. Ou seja: Bom para o paciente, bom para os médicos e bom para a clínica.

Vamos conversar sobre emissão de laudos à distância para sua clínica?

A TME – Telemedicina Cardiológica possui estrutura para oferecer o melhor serviço em telemedicina para sua clínica. Desse modo, nossa equipe de especialistas está sempre pronta para esclarecer dúvidas e indicar o melhor caminho na otimização do seu estabelecimento.

Clique aqui e entre em contato com o nosso atendimento!

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments