Holter 24 horas: tudo que você precisa saber sobre o exame

17 de agosto de 2022

O Holter 24 horas, ou ECG 24h, é um dos exames cardiológicos mais importantes e mais solicitados pelos médicos. Ele oferece dados sobre a frequência cardíaca e, por isso, colabora para o diagnóstico de arritmias e faz parte do check-up cardiológico.

Para entender melhor o que é o Holter 24 horas, como o exame é feito, para que serve e como oferecê-lo na sua clínica, continue a leitura.

O que é o exame Holter 24 horas?

O Holter 24 horas é um tipo de eletrocardiograma contínuo e portátil. O aparelho tem esse nome porque ele monitora o funcionamento do coração durante um dia inteiro.

Isso é importante porque a frequência cardíaca pode variar ao longo do dia. Assim, o exame capta distúrbios do ritmo do coração entre as atividades rotineiras do paciente.

Existem diversas marcas e modelos de Holter 24 horas e é importante saber escolher o ideal para seu serviço de saúde. Mas, como falaremos adiante, comprar o equipamento não é a única opção para sua clínica ou consultório

Holter 24 horas: para que serve?

O Holter 24 horas costuma ser solicitado pelo cardiologista quando há suspeita de arritmias ou quando o paciente apresenta sintomas como desmaios, tontura, palpitação ou falta de ar.

Algumas doenças que o exame ajuda a diagnosticar são:

  • fibrilação atrial;
  • taquicardia paroxística supraventricular;
  • taquicardia multifocal;
  • bradicardia e
  • isquemia cardíaca.

O exame também é utilizado para monitorar pacientes com marcapasso ou que já foram diagnosticados com alguma doença cardíaca, para avaliar a resposta ao tratamento.

Como o exame é feito?

O Holter 24 horas é um exame não invasivo. A coleta de informações ocorre por meio de eletrodos fixados a um pequeno monitor. Funciona assim: 

  1. Para começar, o profissional coloca de 3 a 8 eletrodos no tórax do paciente. Esses eletrodos são ligados ao monitor, que recebe as informações. Esse monitor pode ser colocado na cintura ou levado no bolso.
  1. A partir daí, o aparelho começa a monitorar os batimentos cardíacos.
  1. Depois disso, o paciente sai da clínica e volta a realizar suas atividades diárias normalmente, como estudar, trabalhar e fazer compras.
  1. A critério médico, o paciente é orientado a registrar suas atividades, detalhando horários e sintomas. 
  1. Passadas 24 horas, o paciente volta para a clínica para retirar os eletrodos e devolver o monitor. 

Atenção: nesse intervalo, o paciente não deve tomar banho para não danificar o aparelho. Também não deve realizar exercícios físicos, pois isso poderia causar alterações na medição.

Os dados coletados serão, então, analisados e interpretados por um cardiologista, que pode integrar o corpo clínico ou realizar o laudo à distância, via telemedicina. 

Em quanto tempo sai o resultado?

O tempo para sair o resultado do Holter 24 horas pode variar de clínica para clínica, a depender do número de profissionais disponíveis para a tarefa. Se a clínica conta com uma empresa terceirizada para emissão de laudos à distância, como a TME – Telemedicina Cardiológica, o tempo para a emissão do resultado pode diminuir consideravelmente.

Esse tempo também varia de acordo com a urgência do caso. Na TME, é possível solicitar urgência e ter acesso aos laudos prontos em até 2 horas

Como oferecer o exame Holter 24 horas na minha clínica?

Alguns consultórios ou clínicas menores não têm à disposição um especialista para fazer o laudo do Holter 24 horas. Também podem não ter condições de comprar o equipamento, que custa cerca de R$5.000. Isso não significa que não é possível ofertar o exame, pois existem opções sem necessidade de aquisição.

Para esses casos, o mais indicado é contratar empresas de telemedicina, como a TME. Elas possuem uma central de laudos e uma equipe pronta para analisar e laudar o exame com melhor custo-benefício, eficiência e qualidade.

Por meio da TME, também há a opção de adquirir o equipamento por meio das modalidades de aluguel e comodato. Se optar por uma dessas modalidades, a empresa de telemedicina envia o aparelho e oferece treinamento à distância da sua equipe para trabalhar com o equipamento e o software.

Caso o seu objetivo seja comprar um equipamento, o comodato também oferece a possibilidade de testar, avaliar o custo-benefício e comprar seu próprio aparelho no futuro. 

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Conte com nossa equipe para esclarecê-las! Não deixe de nos seguir no Instagram ou LinkedIn para acompanhar novidades e mais dicas para a sua clínica ou consultório.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments