Tudo o que você precisa saber sobre Laudo à Distância

05 de dezembro de 2016

Em 18 de fevereiro de 1808, foi fundada no Brasil a primeira instituição de ensino de medicina, a Escola de Cirurgia da Bahia, hoje conhecida como Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

O médico que se formava há 208 anos nessa faculdade possuía uma rotina um pouco diferente dos atuais profissionais da saúde, se levarmos em conta que, além dos avanços no ensino e na própria medicina, a população do Brasil era bem reduzida e nem todos tinham acesso aos serviços de um médico, apenas a pequena classe alta da época. Sendo assim, o número de consultas era bem menor e o doutor tinha uma agenda de trabalho mais tranquila.

No entanto, muita coisa mudou na vida desses profissionais desde 1808: a população brasileira aumentou consideravelmente e cada vez mais pessoas passaram a ter acesso aos serviços de saúde, de modo que o trabalho do médico cresceu proporcionalmente. Porém, graças ao avanço da tecnologia, esses profissionais ganharam ferramentas importantes para facilitar o seu trabalho – entre elas, o laudo à distância.

Você sabe o que é o laudo à distância? Entende como funciona essa ferramenta? Conhece as vantagens desse serviço para sua clínica? Está na dúvida se deve ou não terceirizar a área de emissão de laudos? Neste artigo, vamos te ajudar a esclarecer essas e outras questões. Acompanhe!

O que é o laudo à distância?

O laudo à distância é um dos benefícios da chamada telemedicina – área da tecnologia voltada para serviços médicos remotos. Esse ramo dos serviços da saúde permite que um parecer médico seja emitido mesmo que o profissional da medicina esteja a quilômetros de distância de onde o exame foi feito.

Como funciona o laudo à distância?

Essa tecnologia a serviço da medicina funciona por meio da transmissão de dados digitalizados via internet. Para isso, utiliza-se a computação em nuvem – cloud computing – que significa armazenar dados virtuais em servidores externos.

Essa tecnologia é de excelente desempenho e consegue guardar imagens de alta resolução, como as de exames clínicos, e ainda disponibiliza as informações para serem consultadas e editadas por meio de dispositivos eletrônicos.

Sendo assim, com a ajuda dessa ferramenta, basta que o médico possua um dispositivo eletrônico conectado à internet para que possa acessar todas as informações sobre o exame de um paciente.

Para esclarecer melhor, imagine que um médico atenda em uma cidade pequena no interior do país, onde os serviços de saúde são precários e não existem especialistas de medicina na região. Além disso, a cidade grande mais próxima fica a quilômetros de distância e chegar até ela não é fácil.

Neste caso, o médico da cidade de interior irá solicitar os exames dos pacientes, que serão coletados no local e enviados para os profissionais da cidade grande. Depois de avaliarem o material desses exames, esses médicos emitirão imediatamente um laudo.

O médico solicitante receberá pela internet o documento, sem precisar esperar o retorno demorado dos resultados pelos meios de entrega convencionais. Esse laudo também pode ser disponibilizado para o paciente, caso possua um dispositivo eletrônico com acesso à internet.

Além disso, a telemedicina oferece outro tipo de serviço: a realização de exames como Holter, Mapa e eletrocardiograma à distância com emissão de laudos. Quer saber mais sobre essa tecnologia? Continue lendo nosso artigo.

Como exames podem ser feitos pelo monitoramento à distância?

O telediagnóstico é outra área da telemedicina que também disponibiliza o serviço de laudo à distância, possibilitando que pacientes realizem exames de monitoramento remotamente. Como assim?  Para entender, voltemos ao exemplo do médico da cidade de interior citado no outro tópico.

Imagine que um dos pacientes desse médico precise fazer um exame cardiológico, seja uma monitoração ambulatorial de pressão arterial (Mapa) ou um monitoramento da atividade elétrica do coração (Holter) dentro de um período de 24 horas. Para um habitante de cidade pequena, é quase impossível fazer esse exame perto de sua casa.

Agora, pense na dificuldade que será para esse paciente se deslocar até uma cidade maior a fim de utilizar o aparelho para realização do exame, voltar para casa e, no dia seguinte, retornar com o equipamento para o local onde serão analisados os dados registrados pelo dispositivo e será emitido o laudo.

Após isso, ainda terá de esperar pela chegada dos resultados do exame. Todo esse processo cansativo e demorado pode influenciar – e muito – na saúde do paciente, não concorda? Por meio do telediagnóstico, uma empresa irá disponibilizar o aparelho para a realização do Mapa ou Holter.

Outro exame que muitas vezes é realizado por pacientes que não podem se deslocar em longas distâncias é o eletrocardiograma. O laudo à distância também facilita a vida desse paciente, sendo que, após o exame, ele poderá realizar seu monitoramento de qualquer lugar do planeta.

Ao finalizar o período do exame, os dados são enviados por meio da internet para o local onde essas informações serão analisadas. E, como já citado, o laudo será emitido e disponibilizado pela internet para o paciente e seu médico.

O mesmo acontece caso o médico precise da opinião de um segundo especialista sobre o resultado de um exame: a telemedicina simplifica esse processo por meio de vídeo- conferência.

É claro que citamos aqui apenas alguns dos exames que são beneficiados com a tecnologia da telemedicina, mas existem muitos outros e essa área continua a avançar com rapidez.

Quais são as vantagens do laudo à distância?

Até aqui, abordamos o conceito do laudo à distância, como esse serviço funciona e como facilita a realização de exames médicos. Algumas vantagens dessa tecnologia já foram apontadas, porém existem outros benefícios sobre esse sistema que um profissional de saúde precisa saber. Listaremos os principais:

1. Melhora na qualidade dos exames

É sabido pelos especialistas da saúde que as imagens de exames como raios-x, tomografia e ressonância precisam ser de alta resolução para que haja um diagnóstico correto. Por utilizar a tecnologia em nuvem, o serviço de laudo à distância tem à sua disposição ferramentas virtuais atualizadas e de alta qualidade para suprir essa necessidade.

Além disso, somente um serviço de alto desempenho como a computação em nuvem pode atender a esse tráfego pesado de dados em imagens e disponibilizá-las para os profissionais da medicina no momento em que precisam delas.

2. Interação com especialistas

A possibilidade de o exame ser avaliado por outros médicos especialistas traz tranquilidade para o médico e o paciente. Com isso, a clínica que utiliza esses serviços aumenta sua credibilidade.

Muitas vezes, um tratamento médico mal direcionado pode ser evitado quando outro especialista avalia o caso. Dessa forma, não importa se a sua clínica está localizada em um grande centro urbano ou no interior: você poderá oferecer a seus pacientes serviços especializados sem que eles saiam de sua cidade.

Aplicando essa vantagem em seus serviços, o Hospital Sírio Libanês implantou a telemedicina em seu ambiente hospitalar e conseguiu aprimorar a troca de conhecimentos entre seus profissionais. O resultado está sendo a perpetuação da tradição de excelentes práticas médicas do centro de saúde.

Outro exemplo é o Hospital Geral do Grajaú (HGG) que recentemente passou a integrar a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). O sistema adotado pela RUTE permite a implantação de serviços de diagnóstico remoto, análise de imagens médicas e outros, e tem como objetivo proporcionar a seus médicos uma comunicação mais eficiente com profissionais de outros centros de referência. O hospital espera melhorar ainda mais os serviços prestados pelos seus especialistas.

3. Satisfação dos pacientes

Ter acesso a cuidados médicos perto de sua residência é o desejo de muitas pessoas que moram longe dos grandes centros. Um gestor de clínica que oferece o serviço de laudo à distância para seus pacientes certamente conquistará a aprovação de seu público e, com isso, aumentará seus lucros.

Um exemplo disso é o Hospital Albert Einstein, que está garantindo o atendimento e a satisfação de mais pacientes por meio de serviços da telemedicina. Foi o que a Folha de São Paulo citou em um de seus artigos em 2015, quando o hospital celebrava 60 anos. O coordenador da telemedicina do hospital, Milton Steinman, informou ao jornal o que os serviços médicos à distância estavam permitindo ao centro de saúde levar seus conhecimentos a áreas carentes de recursos médicos e tecnológicos.

No artigo, Milton Steinman ainda mencionou que, com a telemedicina, o hospital consegue unir o melhor de dois mundos para o paciente: obter um diagnóstico correto, quando mais precisa dele.

4. Monitoramento regular do paciente

Infelizmente, o médico não pode acompanhar o paciente 24 horas por dia. Porém, o monitoramento é muito importante para definir o tipo de tratamento adequado para cada pessoa. Hoje em dia, clínicas que oferecem esse tipo de serviço estão se tornando uma referência.

O monitoramento da saúde à distância permite que médicos recebam dados em tempo real de pacientes com doenças crônicas e tomem decisões rápidas sobre o melhor tratamento para cada situação.

O site citou ainda uma pesquisa feita pela empresa Intel, intitulada Intel Global Innovation Barometer Survey, que conversou com 12 mil pacientes do mundo todo e constatou que 70% deles aceitariam usar sensores para monitorar sua saúde à distância. Esse estudo aponta uma tendência que as clínicas precisam acompanhar.

5. Segurança das informações

A segurança dos dados de pacientes é algo primordial na área médica, pois a falta da proteção dessas informações afetaria um dos pilares da medicina: o direito do paciente ao sigilo. Sendo assim, alguns profissionais questionam se o serviço de laudo à distância é confiável.

Esse receio é normal. Porém, quando falamos de um processo que é realizado por meio da computação em nuvem, estamos diante de um sistema altamente confiável. Por que podemos dizer isso?

As empresas que hospedam servidores investem alto em segurança virtual e, com frequência, novas atualizações para a proteção do sistema são feitas. Além disso, os dados armazenados são criptografados e apenas pessoas autorizadas pela empresa contratante é que terão acesso a essas informações.

6. Acesso ao sistema de qualquer lugar

A mobilidade também é uma das vantagens do serviço de laudo à distância, pois, mesmo que o médico não esteja na clínica, ele poderá acessar as informações sobre os exames de pacientes. Para isso, basta ter um dispositivo eletrônico conectado à internet.

Esse acesso remoto às informações de pacientes pode salvar vidas. Imagine que aconteça uma emergência com um dos pacientes de um médico e a família ligue para avisar sobre seu estado. Por meio do acesso remoto, o profissional da saúde irá se conectar com o servidor e revisar o histórico do paciente e seus exames para orientar a família sobre o que fazer.

Foi essa facilidade oferecida pelos serviços à distância que levou o Governo do Estado de São Paulo a investir 56 milhões de reais no programa Saúde para São Paulo. Esse projeto prevê a informatização e integração das redes estaduais e municipais, de forma que será possível registrar os dados de todos os pacientes em servidores com tecnologia de computação em nuvem.

Este sistema beneficiará diretamente aos médicos, possibilitando, por exemplo, que acessem o histórico de pessoas internadas, e também aos pacientes, que terão à sua disposição informações sobre seus exames clínicos e laboratoriais pela internet.

De acordo com o ex-secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, esse novo sistema traz agilidade, modernidade e melhor acesso aos serviços hospitalares pelo cidadão.

7. Redução de custos

Como o laudo à distância utiliza o armazenamento em nuvem, o gestor da clínica reduzirá custos com instalação de servidores próprios, manutenção das máquinas, aquisição de novas atualizações do sistema e também com possíveis ampliações da infraestrutura virtual do centro médico.

Além disso, não será necessária a contratação de serviços de especialistas em TI para fazer as devidas operações no servidor da clínica. Com a redução de gastos nesse processo, a clínica poderá investir em outras áreas importantes como melhorias nos serviços prestados aos pacientes.

O já citado ex-secretário de Estado da Saúde de São Paulo afirmou que uma grande vantagem da implantação do sistema de serviços médicos à distância para o estado é o custo zero com aquisição de componentes de estrutura virtual, bem como a montagem de uma rede física de servidores e os consequentes serviços de manutenção e segurança.

Por que você deve terceirizar o laudo à distância?

Muitos gestores de clínicas já estão experienciando as vantagens de terceirizar os serviços de laudo à distância. Dentre os muitos benefícios, citaremos alguns:

1. Redução da equipe interna

Uma clínica de referência precisa contar com um número expressivo de colaboradores, principalmente na área de diagnóstico de exames, já que o número de exames solicitados em uma clínica é muito grande.

Manter uma equipe interna de especialistas em emissão de laudos pode dar ao gestor da clínica uma sensação de segurança e controle sobre os serviços prestados ali, porém, tal controle nem sempre é possível.

Veja um exemplo: uma colaboradora talvez precise entrar com um pedido de licença-maternidade, outro decide pedir férias e um terceiro conclui que é o momento de se aposentar.

Uma vez que as demandas de emissão de laudos só aumentam, a falta de um ou mais funcionários prejudicaria a clínica no cumprimento dos prazos de entrega de exames. Além disso, manter uma equipe interna gera gastos consideráveis para o orçamento da clínica, tais como encargos trabalhistas, pagamento de benefícios, contratação de novos profissionais, etc.

2. Aumento no número de atendimentos

O desejo de todo administrador de uma clinica é vê-la com muitos pacientes, porém, alguns deixam de atender um número maior de pessoas por falta de estrutura para dar conta da demanda de exames e, por consequência, emissão de laudos.

Com uma empresa contratada, o gestor poderá expandir sem receios o número de atendimentos aos pacientes de sua clínica. Dessa forma, os lucros do centro de saúde também aumentam, e, com um número maior de pessoas se consultando, o centro de saúde ganha visibilidade e atrai novos pacientes.

3. Agilidade nos resultados

O laudo remoto também auxilia na gestão de emissão de pareceres médicos de clínicas, que precisam produzir grandes quantidades de resultados de exames devido à grande demanda de pacientes que possuem.

Quando o gestor contrata uma empresa para realizar a emissão de laudos, ele pode ficar despreocupado e seguro de que os resultados serão entregues em dia, uma vez que a empresa contratada tem o compromisso de realizar os serviços acordados, não importa o que aconteça.

4. Gastos com infraestrutura interna

Ao contratar uma empresa terceirizada, os custos relacionados com a manutenção de uma estrutura física são minimizados, uma vez que não será necessário investir em um local próprio para manter o servidor que armazenaria os dados da cínica.

Além disso, não será necessário manter um espaço de trabalho para os especialistas em emissão de laudos, o que gera custos com energia, água, manutenção dos equipamentos virtuais que a equipe precisa utilizar, entre outros.

5. Possibilidade de ampliar a variedade de exames oferecidos na clínica

Como aumentar as opções de exames realizados em seu centro de saúde sem que isso sobrecarregue seus colaboradores internos e prejudique a qualidade dos serviços prestados? A solução está na terceirização.

Com esse tipo de serviço, o gestor poderá elevar as opções de exames e ter certeza de que a demanda será atendida e que seus pacientes ficarão satisfeitos com a entrega de seus resultados em dia.

6. Automação de processos e laudos

O administrador da clínica poderá dizer adeus àquelas montanhas de laudos que precisa assinar à mão. A terceirização automatiza esse processo e o laudo é emitido com a identidade visual da clínica. Dessa forma, o gestor poderá se ocupar com outros serviços importantes do centro de saúde.

Por que é preciso investir no sistema de laudo à distância?

Um diretor de clínica precisa estar atento a essa nova realidade que a telemedicina está trazendo para o ambiente da saúde. Em uma entrevista recente, Ricardo Barros – ministro da Saúde – falou sobre a importância da telemedicina para a área médica brasileira.

O ministro citou que o uso da tecnologia nos serviços da saúde pública vai reduzir em 50% a demanda de atendimentos com especialistas em grandes cidades, uma vez que um paciente que resida em uma cidade de interior não precisará viajar para realizar essa consulta. Ainda segundo o ministro, a prioridade de sua gestão é trazer para o setor da saúde as soluções da tecnologia.

Apontando para a presença cada vez maior da telemedicina no Brasil, foi realizado em Brasília, no mês de outubro desse ano, o Seminário de Telediagnóstico e Telemedicina. Este evento contou com a presença de grandes autoridades do governo e representantes de hospitais de referência no país.

Neste encontro, foi ressaltado o aumento na qualidade dos serviços de saúde pública por meio da telessaúde, que o governo pretende expandir no setor médico a fim de beneficiar 150 milhões de brasileiros que dependem do SUS – Sistema Único de Saúde.

Durante o seminário, foram apresentados números sobre os serviços feitos por meio do telediagnóstico. Segundo dados do governo, de 2008 a 2016 foram realizados mais de três milhões de telediagnósticos, sendo que, somente em 2016, foram quase 600 mil.

Diante desses fatos, fica bem claro que o investimento em serviços de telemedicina, como o laudo à distância, é um investimento direto no futuro de sua clínica.

Conclusão

Quando D. João VI fundou a Escola de Cirurgia da Bahia, talvez nem imaginasse aonde chegariam as práticas da medicina no Brasil. Desde 1808, quando essa instituição de ensino abriu suas portas pela primeira vez, até os dias de hoje, o setor da saúde se reinventou várias vezes.

Mas em todos os seus avanços notamos sempre um objetivo que norteia os esforços dos profissionais dessa área: levar o melhor tratamento de saúde para seus pacientes, não importa onde estejam.

Vimos neste artigo que esse objetivo nobre está intrínseco na prática dos serviços da telemedicina, como o laudo à distância. Esperamos que, com o avanço da tecnologia, mais soluções eficazes como essa possam chegar a pessoas de todos os lugares do planeta.

Sendo assim, ofereça aos pacientes de sua clínica esse incrível serviço de laudo à distância para que, mesmo que morem em uma área remota, tenham acesso a um dos direitos básicos do ser humano: a saúde.

Este artigo te ajudou a entender tudo sobre o laudo à distância? Ficou mais alguma dúvida? Entre em contato conosco que teremos prazer em apresentar a você esse eficiente serviço.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments