Afinal, como funciona o comodato de equipamentos cardiológicos?

08 de setembro de 2022

comodato de equipamentos cardiológicos é uma tendência que só cresce no mercado de telemedicina. Acima de tudo, ele traz vantagens que permitem que clínicas de qualquer porte ofereçam uma ampla gama de serviços aos pacientes. Outro benefício é a redução de investimentos necessários a serem implementados.

Inicialmente, é importante entender o que é a telemedicina. Ela é uma forma de oferecer consultas, exames e diagnósticos de alta complexidade à distância. Por exemplo, eletrocardiogramas. Seu principal benefício é a ampliação a acessibilidade a especialidades médicas, mesmo em condições adversas. Como resultado, com laudos ágeis, menos burocracia e supervisão de um especialista, sua clínica reduz filas de espera. E essa é apenas umas das vantagens.

O uso de comodato de equipamentos de telemedicina é uma ótima opção para clínicas de pequeno porte. Afinal, ele traz vantagens sobre a compra e libera recursos para investimentos em outras áreas. Portanto, investir em telemedicina é uma forma de escalar as operações sem prejudicar as margens de lucro.

O que é o comodato de equipamentos cardiológicos?

comodato é o empréstimo de bens substituíveis. Desse modo, a locação oferece equipamentos como carros ou equipamentos de alto valor agregado. Esse tipo de empréstimo condiciona-se à restituição do bem em questão e é válido durante o tempo estabelecido em contrato. Em comodato, os bens são dedutíveis na hora de determinar o lucro da empresa.

Uma clínica com acesso à internet já possui condições de se beneficiar dos recursos da telemedicina. O prestador de serviços em comodato fornece a estrutura e os dispositivos. Assim a comunicação é realizada de forma ágil e segura para todas as partes.

Em contrapartida, a compra desses equipamentos é cara e exige investimentos em seguros e manutenção. Isso sem falar nas especializações para operação das máquinas. Por isso o comodato se torna um caminho mais econômico pela telemedicina.

Você pode adquirir diversos dispositivos nesse sistema:

  • Eletrocardiogramas
  • Holters
  • MAPAs

Outra vantagem é o acesso aos resultados de exames. Em outras palavras, tudo pode ser realizado por meio de smartphones e tablets ou até mesmo pelo navegador do seu computador. Isso garante mais facilidade para os profissionais acessarem os laudos detalhados de cada procedimento. O armazenamento de dados é realizado de forma segura, podendo sere consultado por um extenso período de tempo. Assim, uma ótima vantagem para acompanhamentos de condições crônicas.

Caso queira se aprofundar no que são os comodatos, temos um artigo inteiro sobre isso! Você pode ler clicando aqui.

Quais as principais vantagens do uso do comodato de equipamentos cardiológicos em minha clínica?

O comodato promove redução de custos e amplia a qualidade dos serviços disponibilizados, através de uma análise remota de resultados de exames. Além da telecardiologia, muitos outros procedimentos são descomplicados pela tecnologia, que melhora a triagem de pacientes. Dessa forma, os gastos com deslocamento são eliminados e o número de atendimentos realizados pelo mesmo profissional aumenta.

Mais de 95% dos usuários aprovam o uso do recurso. O dado é da American Telemedicine Association (Associação Americana de Telemedicina).

Outra vantagem é a competitividade. Clínicas de menor porte tem a possibilidade de sair na frente sem dispor dos investimentos dos gigantes da área. E o melhor: com resultados equiparáveis.

Do mesmo modo, é importante também ressaltar a disponibilidade imediata dos equipamentos em comodato. Com ele as clínicas recebem os dispositivos em poucos dias. Por outro lado, equipamentos comprados demandam mais tempo. Menos burocracia, mais praticidade. Imagine o quanto isso é uma facilidade quando o que está em busca são equipamentos não disponíveis no Brasil.

Outro grande benefício trazido pelo comodato de equipamentos é a flexibilidade. Eventualmente, o investimento permite que qualquer profissional de enfermagem opere os exames complexos. Estes, serão interpretados por um profissional da área. A técnica não exige deslocamento dos plantonistas, o que otimiza a produtividade sem comprometer as virtudes de um diagnóstico especializado.

Dados dos pacientes ainda mais seguros com o uso da telemedicina

O comodato de equipamentos também garante um armazenamento de informações prático e com um adicional de segurança. Backups são realizados de forma automática, assim como o espaço para armazenamento dos resultados também é disponibilizado. Tudo isso de forma segura, mantendo a confidencialidade na relação entre médicos e pacientes.

O prestador de serviços deve disponibilizar conexões seguras e criptografas. Por conta disso, é importante selecionar bem o parceiro na implementação da técnica.

Entendeu como funciona o comodato de equipamentos cardiológicos? Então que tal conhecer as alternativas disponíveis para sua clínica?

Entre em contato com um dos consultores da TME – Telemedicina Cardiológica e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio.

Por fim, dê o próximo passo para o crescimento da sua clínica clicando aqui.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments