Apenas médicos podem fazer uso das ferramentas da Telemedicina?

28 de abril de 2020

A Telemedicina está intimamente ligada à evolução tecnológica e é uma ferramenta que levanta debates acerca da confiabilidade de seu uso e às iminentes mudanças que a mesma pode gerar no ambiente médico.
No Brasil, a Telemedicina é liberada para uso apenas entre profissionais, ou seja, consultas (médico-paciente) ainda não são permitidas.
No entanto, a COVID-19 fez com que as ferramentas digitais viessem à tona. A necessidade de a população ser posta em quarentena abriu precedentes para que o uso da Telemedicina fosse revogado, pois conecta as pessoas aos profissionais da saúde sem saírem de suas casas.
Sendo assim, você médico, gestor ou empresário que conheceu e se interessou pelo uso da Telemedicina em seu negócio, como obter a ferramenta e oferecer atendimento mais completo? O que é necessário saber e quais profissionais são aptos para tal uso?
 

Primeiros passos para implantar

Para falar acerca dos primeiros passos de implantação, usaremos nosso modelo como exemplo.
A TME – Telemedicina Cardiológica é uma empresa especializada em laudos cardiológicos a distância e está no mercado há quinze anos.
O uso da Telemedicina implica utilizar equipamentos que podem ser conectados a um computador e a ter internet disponível para a realização do trabalho – enviar os exames e receber os laudos através de nossos especialistas.
Para isso, oferecemos o Comodato dos equipamentos de Holter,. ECG e MAPA.
O comodato é uma opção aos profissionais que buscam trabalhar com equipamentos de qualidade, mas por ora não podem investir na compra desses equipamentos.
Além do gasto com a compra, também há despesas com manutenções e outros serviços.
A vantagem do comodato é a facilidade em não ter de lidar com essas despesas iniciais, também poder trabalhar com tecnologias inovadoras.
Tudo com serviço de suporte, treinamento e consultoria.
 
Acontece da seguinte forma:
– Seu cadastro é realizado
– Após a aprovação, é enviado o contrato por e-mail
– Você assina o contrato e devolve digitalizado
– Enviamos o equipamento
– Após o recebimento, é fornecido um treinamento para o uso correto.
 
Para a utilização dos Laudos a distância:
– É disponibilizado o acesso ao PROTEUS – portal do cliente
– Dentro de nossa plataforma há um passo a passo detalhado acerca de como enviar e receber seus laudos, além de outras funcionalidades.
 

Apenas médicos podem fazer uso?

Os exames podem ser feitos por profissionais que não sejam médicos. Esses devem receber o treinamento que é dado através do telefone ou por via remota – podendo ser a secretária, técnico ou qualquer outro profissional da saúde.

Acompanhamos e instruímos todo o processo.

Estamos presentes em todo o território nacional garantindo que, em épocas de crise, nossos clientes economizem sem deixar de oferecer o melhor aos seus pacientes.
Encurtar distâncias e acelerar o acesso à saúde é papel da Telemedicina e trabalhamos para tornar isso viável para um número cada vez maior de pessoas.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments