Gestão de clínicas e consultórios: dicas para otimizar processos

27 de outubro de 2022

Gestão de clínicas e consultórios de saúde

Ter conhecimento sobre gestão de clínicas e consultórios é muito importante para o desenvolvimento de uma instituição ligada a saúde. Por conta disso, os proprietários devem estar constantemente em busca de melhorias e atualizações para sua estrutura. Nesse sentido, esses aperfeiçoamentos são de grande importância para os pacientes, profissionais que atuam no local e para quem gerencia. Além de oferecer o melhor atendimento, o empreendedor também deve saber tirar o máximo de seu estabelecimento.

É fundamental analisar e se questionar sobre quais são suas metas, como será sua gestão e como o público entra nessa equação. Afinal, quem melhor conhece a sua forma de atendimento médico é ele, o seu paciente. Muitas vezes, o crescimento de uma clínica ou consultório vai além da compra de equipamentos de última geração. Estar atualizado em relação ao mercado é, sim, importante, mas a otimização do seu espaço não pode parar por aí. As melhorias devem passar por toda organização, pela rotina e até pela mentalidade dos profissionais. 

Você sabe qual é seu perfil como gestor?

Um estudo publicado na Universidade do Extremo Sul Catarinense fez uma análise bem interessante sobre os métodos de gestão em clínicas e consultórios. 

Por onde começar a otimização da sua gestão de clínicas e consultórios?

O primeiro passo é mapear todos os processos realizados na sua clínica ou consultório. Você deve visualizar tudo o que acontece, desde os profissionais até a jornada completa do paciente: agendamento, atendimento, consulta, pós-consulta e todas as outras etapas dos processos.

Também é importante analisar a situação da estrutura da sua instituição. Como está o funcionamento dos seus equipamentos? O que pode ser atualizado? Quais funções poderiam ser realizadas por empresas terceirizadas? Essas são perguntas essenciais para que sua unidade de saúde possa oferecer sempre o melhor aos seus clientes. Assim, você consegue ter uma visão mais ampla sobre o todo, facilitando o direcionamento para começar a otimizar os processos. Vários deles podem ser realizados de forma virtual, com equipes que atendem à distância. Já imaginou o corte de  custos e o tempo que você pode economizar com isso?

Como a tecnologia pode ajudar na otimização da sua administração?

A evolução dos equipamentos é constante na Medicina. Por isso, como gestor, é fundamental estar atento as inovações de aparelhos e sistemas ligados à tecnologia. Muitas clínicas e consultórios não conseguem investir com tanta frequência em equipamentos, surge aí a oportunidade para pensar na locação de equipamentos. O aluguel ou comodato é uma saída para diminuir os gastos com a compra de aparelhos, isso permite que sua clínica ofereça os melhores serviços aos seus pacientes.

Do mesmo modo, a terceirização de serviços pode garantir uma equipe extra trabalhando o melhor do seu paciente. Você já pensou em quanto tempo sua equipe se dedica em todas as etapas de um laudo? Em muitos casos, são esforços que podem ser terceirizados para sua equipe focar em outras funções. Tanto na emissão de laudos, quanto no uso de equipamentos e treinamentos. Portanto, conhecer o potencial da sua estrutura é muito importante para saber até onde você consegue oferecer, também, conforto para o público. 

Aqui vão exemplos de otimização de processos:

  • Organize suas demandas: Comece pela sua agenda, não busque apenas número de pacientes. Entregue o que sua clínica pode oferecer. Existem ferramentas para controlar agendamentos que ajudam nesse controle, adotar procedimentos à distância pode ser uma forma de organizar esse processo inicial.
  • Fortaleça sua equipe com profissionais de confiança:  O bom gestor sabe não precisa necessariamente ter conhecimento técnico sobre tudo o que acontece, mas é necessário saber delegar funções. Buscar a terceirização de algumas funções como contabilidade melhora o funcionamento dos processos internos. 
  • Locação de equipamentos: Contratar uma empresa externa para locação ou comodato de aparelhos é uma ótima opção para oferecer aos seus pacientes mais facilidade na hora de realizar os exames. Isso gera uma agilidade nos processos e mantém sua clínica atualizada com as novidades do mercado.

Por fim, ficou com alguma dúvida sobre como otimizar sua gestão em clínicas ou consultórios? Entre em contato conosco! Na TME – Telemedicina Cardiológica oferecemos opções de locação e comodato de equipamento que podem facilitar muito a sua rotina.

Quer conversar? Clique aqui!

Juntos podemos encontrar a melhor forma de levar sua instituição para o melhor caminho!

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments