Holter: 24 horas Espiando seu Coração
18 de outubro de 2017 Por TMEBR'
Ouvimos constantemente sobre a importância de se fazer exames Cardiovasculares, seja pela necessidade do Check up regular, ou por conta de alguma atividade física que se pretende iniciar.
Já falamos aqui sobre a real necessidade que há em fazer consultas periódicas com um Cardiologista, tendo em vista o número crescente de pessoas que morrem por doenças advindas de uma rotina sedentária que prejudica o coração, e por mal súbito decorrente do esforço intenso em atividades físicas.
Um dos aparelhos que está no mercado e que contribui com o diagnóstico de anomalias e doenças cardiovasculares, é o Holter.
Breve história do Holter
Em 1961, o biofísico Norman Jefferis Holter, iniciou seus trabalhos no registro da atividade elétrica cardíaca de longa duração.
Por esse período, havia sido incumbido de analisar os batimentos cardíacos de astronautas numa missão da Nasa, o aparelho pesava 40 quilos e era carregado numa mochila, daí surge a ideia de gravar os batimentos por um tempo estabelecido, para fazer a análise posteriormente.
Inicialmente o registro dos traçados era feito em rolos de fitas magnéticas, os gravadores eram programados para um registro a cada hora. Após essa fase, o registro da atividade elétrica cardíaca passou a ser feito por gravadores em fitas cassetes, era possível dessa forma, fazer o registro por um período ininterrupto de 24 horas.
O Holter passou por algumas mudanças significativas, encontra-se hoje aparelhos digitais que cabem na palma da mão e que transmitem os dados coletados via internet, o que permite que seja enviado para uma central de laudos à distância, garantia de processos mais rápidos.
O que é o Holter?
O Holter é um aparelho de Eletrocardiograma, que mede a frequência cardíaca por um período de 24 horas utilizando eletrodos do ECG que são fixados ao tórax.
Quais doenças o Holter detecta
O Holter permite identificar Arritmias e Disritmias, ou seja, descompassos no ritmo do coração; palpitações, acelerações.
O exame é também indicado para o pós cirúrgico, pois, analisar os batimentos de um paciente, gravados durante 24 horas, é mais eficaz para se ter um laudo definitivo, do que um exame de poucos minutos.
O método Holter também auxilia no laudo de pessoas que tem desmaios com rápida recuperação e que chegando ao hospital não apresentam mais os sintomas.
Como é o procedimento de uso do Holter
Primeiramente o paciente deve estar com a pele limpa para que a fixação dos eletrodos seja mais eficiente. A higiene é um fator essencial, já que durante o período do exame (24 horas), não é permitido tomar banho.
Outras atividades podem ser realizadas normalmente: Trabalhar, estudar, correr, ver TV, fazer sexo, etc.
É dado aos pacientes que serão monitorados, uma espécie de diário para que anotem suas atividades e também o horário em que são acometidos por determinados sintomas.
Ao final do exame, os dados são coletados do aparelho, transferidos para um computador e analisados pelo analista ou por uma central de laudos.
Importância
O Holter caminha lado a lado com o avanço da tecnologia e tem mostrado resultados excelentes por quem opta pelo seu uso. O sistema de coleta de dados permite um avanço ainda maior, pois, ao mandar esses dados para uma central de laudos à distância, independente do lugar em que esteja a pessoa que manipula o aparelho; todo o processo é agilizado, diminuindo o tempo de espera, e ampliando o campo de atuação dos Cardiologistas.
A TME – Telemedicina Cardiológica tem comprovado essa eficácia atendendo profissionais de todos os estados, disponibilizando o Holter 24 horas através do Comodato e oferecendo Laudos à distância que são gerados em até no máximo 1 dia. Toda uma equipe de suporte ao cliente trabalhando para sanar qualquer necessidade e contribuindo com a melhoria da saúde da população.