14 aplicativos para médicos que vão otimizar sua rotina. Conheça!

29 de agosto de 2016

Hoje em dia, já é possível encontrar diversos aplicativos para médicos, desenvolvidos especialmente para ajudar a orientar os seus pacientes, melhorando todo o acompanhamento e tratamento de inúmeras doenças, além de facilitar o seu dia a dia e até mesmo a gestão do seu consultório.

Como aplicativos para médicos podem ajudar na rotina?

Se está difícil gerir a sua rotina ou se você precisa de um banco de informações completo para um diagnóstico complicado, pode contar com várias possibilidades para ajudá-lo.

São opções de organização e de alternativas que apoiam completamente a rotina — muitas vezes exaustiva — de um profissional da saúde. E sabemos da responsabilidade da categoria; por isso, quanto mais alternativas para melhoria da rotina e para facilitar as atividades inerentes ao seu trabalho, melhor.

A maioria desses aplicativos pode ser encontrada na App Store e também no Google Play, sendo muito práticos e fáceis de usar.

Claro que todas as sugestões aqui listadas são aprovadas pelos órgãos reguladores de saúde para serem usadas como formas de acompanhamento da evolução do paciente e também para fornecer mais informações de maneira clara e acessível.

Já está curioso? Então veja a nossa super lista, com os melhores aplicativos para médicos.

1. Pillboxie

Pillboxie

Sabe aqueles pacientes que sempre se esquecem de tomar os medicamentos?

Esse aplicativo pode ser muito útil nesses casos já que, com ele, é possível configurar lembretes e até mesmo colocar o formato do medicamento a ser tomado. Isso ajuda na hora de encontrá-lo entre as opções.

2. Diário Cefaleia

Diário de CefaleiaNem sempre é fácil para os pacientes ter um relatório preciso das suas dores; sendo que essa informação pode ajudar muito a definir o tratamento mais adequado.

Com o Diário Cefaleia, o paciente poderá fazer um verdadeiro diário das suas dores de cabeça, com nome e identificação do local da dor, além da intensidade e de outras informações que ele julgar pertinente.

Depois de pronto, ele poderá guardar os relatórios ou enviá-los diretamente para o médico especialista.

3. Medscape

MedscapeConsiderado o melhor aplicativo do mundo para médicos, o Medscape é uma ferramenta que permite ter acesso a informações detalhadas sobre todas as doenças — com dados precisos sobre diagnóstico, follow-up, tratamentos, exames a serem solicitados e diagnósticos diferenciais —, além de drogas indicadas e de procedimentos adicionais.

O Medscape ainda dispõe de uma seção de notícias para que o profissional fique sempre atualizado sobre as evoluções da medicina.

4. Visual DX

Visual DXSeguindo uma linha semelhante do Medscape, o Visual DX apresenta mais de 1.200 diagnósticos e 25.000 imagens médicas, capazes de ajudar no diagnóstico e na tomada de decisões.

Nele, você encontrará um banco de dados completo que engloba as mais diferentes idades, variações de doenças baseando-se em severidade e estágio de evolução, tipos de pele e muitas outras segmentações.

Porém, para poder usar o aplicativo é preciso se cadastrar e pagar uma mensalidade. O primeiro mês é gratuito e você pode testar se o Visual DX é ou não interessante para o seu caso.

5. Genéricos BR

Genéricos BrasilEsse é um aplicativo para médicos muito útil no dia a dia dos consultórios já que, com ele, é possível ter acesso a uma lista completa de todos os medicamentos genéricos aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O Genéricos BR é capaz de fornecer o nome do medicamento, os princípios ativos e os laboratórios e fabricantes, de modo a facilitar a prescrição de receitas e a vida dos pacientes.

6. Resolution MD

Resolution MDCom esse aplicativo você terá acesso, de forma instantânea, a todos os seus exames de imagens.

Ele pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, desde que haja uma conexão de internet ativa. Tudo isso sem que você perca a qualidade nas imagens.

O Resolution MD permite que as imagens sejam compartilhadas, gerando maior interação entre os profissionais.

7. CliniCalc

CliniCalcCliniCalc é uma calculadora médica com um enfoque mais amplo e que permite vários cálculos, tais como:

  • Da taxa de produção urinária;
  • Do déficit hídrico;
  • Da variação no sódio sérico;
  • Da escala de coma de Glasgow clássica e pediátrica;
  • Da área corporal.

Além disso, também é possível realizar cálculos mais específicos como o da classificação de Odds Ratio e de Child-Pugh.

8. Socorro

SocorroEsse é um aplicativo excelente para os pacientes já que, com ele, o usuário poderá armazenar todos os dados da sua saúde, como alergias, doenças, pessoas para contato, medicamentos de uso contínuo e outros dados que ficam disponíveis caso o precise ser socorrido ou fique inconsciente.

Isso faz com que o profissional de saúde tenha dados completos e facilite o seu atendimento.

9. BlueStar by WellDoc

BlueStar by WellDocO BlueStar by WellDoc Permite o controle de parâmetros específicos no tratamento de vários distúrbios como diabetes, câncer, cardiopatias e doenças psiquiátricas.

Com ele, é possível estender o cuidado para fora das portas do consultório, monitorando a adesão dos pacientes aos tratamentos propostos.

10. MEDGuide Emergência Brasil 2.0

MEDGuide Emergência Brasil 2.0Com esse aplicativo, você contará com um algoritmo desenvolvido exclusivamente para lhe ajudar no atendimento médico em casos de emergência. Ele:

  • Dá orientações sobre como o médico deve proceder;
  • Oferece indicações de drogas;
  • Permite a consulta de medicamentos de acordo com os sintomas apresentados;
  • Comporta a análise de imagens médicas.

E o melhor é que ele é totalmente em português.

11. CID 10-Pro

CID 10-ProJá está na hora de aposentar o livrinho para ficar caçando o CID do paciente.

Com o CID 10-Pro, você possui acesso a várias ferramentas e opções de busca, que facilitam na hora de encontrar o código mais adequado.

Além disso, o aplicativo ainda é capaz de marcar os CIDs mais usados como favoritos, facilitando a sua prática diária.

12. Doctoralia

DoctoraliaSe o seu problema é conseguir lidar de forma organizada com todas as demandas que a gestão de um consultório apresenta, também existem aplicativos que podem lhe ajudar.

O Doctoralia é um deles: Pode ser usado pelos pacientes — ajudando a não esquecendo o dia e o horário das consultas — e pelos médicos, para ter um controle maior sobre a sua agenda diária.

13. Any.do

EsseAny.do é um dos aplicativos mais usados por quem precisa melhorar o gerenciamento do seu tempo. Nele, você poderá inserir as consultas futuras e os compromissos importantes, como reuniões com fornecedores, por exemplo.

O mais interessante é que, conforme você vai adicionando os seus compromissos, o próprio aplicativo se encarrega de organizá-los. Depois, você deve apenas conferir os compromissos no calendário.

14. Evernote

EvernoteUm aplicativo bem interessante e que permite criar notas sobre qualquer assunto e a qualquer momento.

Dessa forma, durante uma consulta, o médico poderá fazer anotações que deverão, posteriormente, ser incluídas no prontuário digital do paciente, ou outras anotações que sejam importantes e que não possam ser esquecidas.

Gostou da nossa lista de aplicativos para médicos? Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e divulgue-o para seus colegas de profissão!

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments