Custo-benefício da Medicina Tradicional vs Telemedicina

07 de dezembro de 2017

Apesar da recente disseminação da Telemedicina, seu uso é datado da época da segunda guerra mundial, onde necessitou-se fazer uso do telerádio para que médicos pudessem auxiliar um número maior de pacientes.

A despeito da resistência de muitos profissionais quanto ao uso dessa tecnologia, ela demonstra eficácia e rendimento. A falácia existente e propagada de que a ocorrência de erros é grande na área, faz com que nos posicionemos para afirmar: Se há erro, não é Telemedicina.

Uma Telemedicina bem estruturada é aquela em que há médicos nas duas pontas do processo, não há substituição ou subtração dos profissionais, mas soma de qualidade. O uso da tecnologia neste ponto, serve para aumentar a eficiência no processo de decisão dos médicos, ambos se responsabilizando de forma solidária pelo bem-estar do paciente.

Busca-se constantemente que o trabalho realizado seja mais humanizado, que os profissionais envolvidos possam estar se comunicando e se certificando para que haja o melhor resultado. A verdadeira Telemedicina é acolhedora, eficiente e agiliza o atendimento e avaliação.

Quando abordamos a medicina tradicional, não estamos nos atendo à medicina ‘’verde’’, que faz uso de plantas e métodos naturais para tratar das mazelas, mas sim do método usual no qual o paciente precisa estar frente a frente com o médico, na hora da consulta.

Queremos fazer refletir o questionamento das crescentes necessidades humanas, principalmente para aqueles que se encontram em circunstâncias de desfavorecimento financeiro, já que privados de saúde com qualidade, ou prejudicados por fatores de dificuldades de locomoção.

Em regiões remotas, e não são poucas, o acesso a um especialista, demanda na maioria das vezes que as pessoas precisem viajar ao centro da cidade grande mais próxima, o que faz com que precise dispor de tempo e dinheiro.

Embora saibamos com toda a certeza, que há casos em que a presença física do médico é necessária e indispensável, a Telemedicina ajuda em muitos casos onde é possível uma comunicação via remota. Alguns postos de saúde pública, já fazem uso da Telemedicina para algumas especialidades, e os índices de mortalidade estão sendo reduzidos.

Adotar a Telemedicina garante um custo menor aos empresários e facilita a vida dos pacientes. Através da Telemedicina é possível fazer exames e recebê-los via remota com rapidez, segurança e todo o respaldo dado pela equipe de médicos analistas.

A medicina tradicional possivelmente nunca será extinta, aliada à Telemedicina otimiza processos, gera menos custos aos hospitais, amplia o espaço disponível. O processo de automação garantido pela Telemedicina, faz com que os profissionais da saúde possam levar mais longe sua rede de atendimentos.

Tendo em vista o número crescente da população, as tecnologias desenvolvidas, podem dar conta de levar medicina de qualidade à essa população.

É preciso ter mente empreendedora para saber avaliar bem os custos. Com a Telemedicina todos saem ganhando.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments