O que é a Medicina do Futuro? Quais as tendências?

09 de setembro de 2019

Há menos de 80 anos atrás, a medicina caminhava de forma bastante diversa ao que vemos na atualidade.
Por exemplo, o trabalho que o médico desenvolvia para analisar um Hemograma era, literalmente, feito de forma manual, ou seja: com o uso de um microscópio o profissional contava célula por célula para chegar a um diagnóstico.
Indubitavelmente, o trabalho era exposto ao erro humano.
Essa história deve soar engraçada a uma boa parcela dos médicos que trabalham com seus aparatos e não precisam ‘’forçar as vistas’’ para coisas do tipo.
Sendo assim, quando se fala em Medicina do Futuro é possível deduzir do que se trata, certo? Medicina mesclada ao desenvolvimento e domínio tecnológico!
 

Impactos na sociedade

A análise do Hemograma, com o passar do tempo, foi transferida a um equipamento que de modo automático realiza a leitura do exame.
Isso gerou a queda de erros nos diagnósticos e os profissionais passaram a ter mais tempo para desenvolver suas atividades.
Este é um exemplo simples e que comprova como a evolução atinge os profissionais e a sociedade.
Vê-se nos avanços tecnológicos potencial de recriação de novas formas de diagnóstico, prevenção de doenças e tratamentos diferenciados, e ainda ferramentas que viabilizam melhorias na gestão de hospitais e clínicas.
As pessoas passam a se beneficiar da rapidez que a tecnologia promove e de maior acessibilidade na medida em que as mesmas são democratizadas.
A redução de custos nos hospitais e clínicas impacta o mercado da saúde que precisa desenvolver opções que gerem mais conforto e eficácia.
 

Tendências

Visitando sites, conferências, etc. a quantidade de ideias, lançamentos e promessas de itens, equipamentos e modalidades fazem parecer, por vezes, em algo que beira uma realidade paralela.
Veja algumas:
·         Lentes de contatos inteligentes incorporadas por milhares de biosenssores que poderão medir os níveis de açúcar no sangue a partir do fluido lacrimal para que diabéticos controlem melhor sua dieta;
·         Cápsulas de pílulas que conterão sensores subcutâneos capazes de monitorar a composição química do sangue;
·          Smartphones dotados de otoscópios para que se possa examinar os ouvidos e compartilhar com o médico….
 
Esses exemplos servem para expressar o caminho que a medicina do futuro se pretende.
A Inteligência Artificial já traz, na atualidade, dispositivos e programas com capacidade de simulações humanas como: resolver cálculos, dar diagnósticos, tomar decisões.
Somado a isso, a facilidade de comunicação e aparelhagem desenvolvida, alternativas como a Telemedicina ganham ainda mais espaço.
Se é possível se comunicar, fazer consultas, exames e emitir diagnósticos a distância e com isso promover mais fluidez ao trabalho e acesso às pessoas para se consultarem com mais eficácia, no futuro da medicina essa realidade crescerá exponencialmente.
Vários países já adotam a Telemedicina pelo seu potencial disruptivo. Entre as práticas estão a teleducação, teleassistência, emissão de laudos a distância e soluções em gestão clínica.

A gestão muda

A digitalização de processos é um dos fatores que tende a mudar o ambiente clínico e elevá-lo a um patamar mais alto.
Há várias opções que servem tanto para uma melhor organização das tarefas, prontuários, etc., quanto os que vão servir na gestão financeira.
O intuito é reunir informações necessárias em um só lugar, tornando o acesso mais prático e seguro.
Dessa forma, a comunicação tende a ser melhorada e o trabalho torna-se mais produtivo.
Pesquise o que melhor se encaixa no seu negócio e modernize as atividades, oferecendo melhores elevando as condições de atendimento aos seus pacientes.
 
A TME – Telemedicina Cardiológica é uma central de laudos a distância e oferece tecnologia de qualidade a profissionais em todo o país. Se você quer inovar e ainda não sabe como, fale com de nossos profissionais e conheça condições acessíveis, e isso vale caso você tenha acabado de abrir seu consultório ou esteja no mercado há mais tempo.
Não deixe para depois o investimento que levará crescimento e vantagens para você e seus pacientes. Comece a construir hoje o seu futuro.
 

Referência:
https://www.nationalgeographicbrasil.com/2018/12/12-inovacoes-revolucao-medicina-futuro-tecnologia-saude

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments