O que faz um Especialista em Telemedicina?

27 de fevereiro de 2018

A Telemedicina está mudando a vida de pessoas no mundo todo. O fato de populações que vivem em lugares de difícil acesso à saúde, poderem fazer exames que exigem especialização, com um clínico geral, representa um grande avanço.

Os recursos destinados à saúde no Brasil, é um tópico que faz ver quão marcada está a desigualdade social. Mesmo os que vivem em grandes centros urbanos, correm risco de não receberem o atendimento qualificado de que necessitam.

Frente à estas adversidades, novos mercados vão surgindo para atender demandas geradas das mudanças sociais.

No que se refere às profissões, o especialista em Telemedicina, se insere em um patamar relativamente novo no mercado, já que o uso de medicina à distância ainda não é uma prática tão disseminada nas vias comuns.

Onde atua

O técnico ou tecnólogo em Telemedicina, atua sendo o responsável pelo suporte aos profissionais da área médica que trabalham por meio de vídeo conferência.  

É o encarregado pela montagem de equipamentos de vídeo, áudio e internet. Também pode auxiliar oferecendo treinamento básico do uso das tecnologias.  

Esse profissional, lida com tecnologias da informação e tende a ganhar evidência, visto o desenvolvimento constante de novas tecnologias e também necessidades no âmbito hospitalar.

Uso de tecnologia na saúde

Há uma ampla inserção de tecnologias em hospitais e clínicas. Felizmente, a Telemedicina tem evoluído e sua implementação tende a ser bastante simples.

Os especialistas em Telemedicina, geralmente são convocados quando os hospitais têm profissionais com dificuldades em lidar com novos modos de trabalhar a medicina.

Novos aplicativos, sistemas e mecanismos, às vezes geram dúvidas nos profissionais que desejam aperfeiçoar seu trabalho, um profissional como o técnico em Telemedicina pode ser bastante útil para se saber a priori do funcionamento e de detalhes sobre etapas específicas.

No entanto, e felizmente, não há a necessidade de que haja um profissional fixo para que a o trabalho com a Telemedicina flua no dia a dia.

Qualquer profissional que tenha o mínimo de noção com informática, consegue enviar e receber exames das centrais de laudos, sem maiores dificuldades.  

Facilidades da Telemedicina

A Telemedicina ganha espaço e adeptos em todos os lugares onde é implementada, isso se deve não só à facilidade de manuseio, mas também à agilidade que a adoção de uma central de laudos à distância oferece.

Ao invés de deixar tudo nas mãos de um analista de laudos, que muitas vezes sobrecarregado, demora para entregar os resultados, as clínicas optam por receberem o laudo de uma central e assim, economizar tempo e dinheiro.

A economia gerada pela Telemedicina se dá primeiramente pelos equipamentos que podem ser adquiridos via Comodato, pagando-se apenas o número de laudos emitidos no mês.

Soma-se a isso a ampliação do atendimento médico, já que as filas tendem a diminuir, fazendo render melhor o tempo dos profissionais.

Garantia de acesso

Qualquer clínica que disponha de internet, pode fazer uso da Telemedicina. Umas das vantagens marcantes da Telemedicina está em levar igual tecnologia para hospitais grande e pequenos.

Isto dá garantia de que populações de diferentes status possam estar acessando serviços necessários e de qualidade na mesma medida.

Conclusão

Os avanços tecnológicos exigem profissionais atentos e dispostos à novos ajustes o tempo todo. As pessoas tendem a se interessar por novidades que facilitem a rotina diária.

Sendo assim, a Telemedicina se mostra eficiente em tempos onde cada minuto não pode ser desperdiçado. E não só isso, rapidez nos diagnósticos é fundamental para o início rápido de doenças em estado avançado. Preservar a vida humana é o fundamental.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments