5 vantagens de uma Central de Laudos de Holter, Mapa e ECG para sua clínica

14 de dezembro de 2016

A telemedicina tem crescido muito no Brasil graças aos avanços tecnológicos proporcionados pela internet. E no que diz respeito à facilidade de acesso a laudos médicos e armazenamento de exames  — a chamada central de laudos — as vantagens são diversas, tanto para as clínicas quanto para os próprios pacientes.

Outra boa notícia é que uma Central de Laudos pode ser implantada em pequenas, médias e grandes Clínicas e Hospitais, pois há um rápido retorno dos investimentos. Portanto, conheça a seguir como funciona esse sistema e quais são as principais vantagens dessa área da telemedicina:

Central de laudos na prática

A internet, através do sistema de armazenamento em nuvem, é a base de uma central de laudos. Isso significa que os exames médicos de cada paciente ficarão guardados em um servidor externo por meio de um software próprio para essa finalidade — portanto, sem a necessidade de uma estrutura física.

Na prática, a central de laudos funciona assim:

  • A clínica contrata uma empresa especializada em serviços de telemedicina, (nesse caso, que ofereça uma Central de Laudos de Holter, Mapa e ECG) que fornece toda a estrutura do software na nuvem, além de um suporte técnico e médico.
  • Após o envio do exame pela clínica, de forma totalmente online, a empresa contratada recebe o exame e os médicos especializados realizam o laudo à distância.
  • O laudo é emitido com a logomarca da clínica, que poderá, então, enviá-lo ao paciente. O exame continua disponível na central de laudos e a qualquer momento pode ser acessado por meio de computadores, tablets ou smartphones.

Vantagens de uma central de laudos em clínicas

Agora que você já sabe como funciona na prática uma central de laudos, confira a seguir 5 vantagens para a sua clínica e seus pacientes:

1. Mais qualidade na prestação do serviço

Com essa facilidade tecnológica, a qualidade dos exames e do atendimento aos pacientes aumentará consideravelmente — a começar pela própria estrutura física, pois diminuirá o número de pacientes circulando pela clínica, já que os exames são entregues mais rápido para o paciente. Em consequência, aumentarão a qualidade e a rapidez no atendimento dos demais pacientes que chegam à clínica para fazerem os exames.

Os laudos também serão emitidos com mais segurança e confiança, pois com a central existe a possibilidade de trocar experiência e informações com especialistas, além do compartilhamento do histórico do paciente — tudo de acordo com as leis da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

2. Mais conforto ao paciente da clínica

Do ponto de vista do paciente, a praticidade de poder receber o resultado de um exame sem sair de casa, através de e-mail, é uma das grandes vantagens.

Além disso, o paciente terá acesso a todos os exames já realizados na clínica e em caso de retorno ao médico ou até mesmo de mudança de profissional, o histórico médico ficará disponível eletronicamente, sem o risco de deterioração ou perda de papéis físicos.

3. Estrutura de atendimento menor

Tradicionalmente, resultados de exames ficam armazenados em um espaço dentro da clínica, aguardando a retirada pelos pacientes.

Se levarmos em consideração que nem todos voltam para buscarem os laudos, a quantidade de exames estocados só aumentará com o tempo — aumentando também o espaço para armazenagem, correndo o risco de se deteriorarem ou ficarem perdidos.

Com uma central de laudos totalmente online, a estrutura poderá ser reduzida, pois é necessário apenas um computador com acesso à internet, dispensando o uso de salas e outras estações de trabalho. Isso significa economia na certa.

4. Mais agilidade na entrega dos resultados

Os pacientes da sua clínica ficarão mais satisfeitos por conta da agilidade na entrega dos laudos. O tempo é calculado no momento em que o exame é registrado no sistema sob a supervisão do setor de suporte, que é feita em horário comercial.

A partir do registro, conta-se um prazo de 24 horas para a entrega do laudo à sua clínica, para então, você repassá-lo ao paciente. Isso significa também a possibilidade de acabar definitivamente com a demanda excedente de exames.

Essa agilidade também diz respeito ao fácil acesso pelos pacientes que vivem em lugares distantes ou são impossibilitados de comparecerem à clínica para a retirada do resultado — como é o caso, por exemplo, de idosos, acamados, gestantes em situação de risco ou pessoas sem condições financeiras de realizarem muitas viagens.

O laudo à distância também permite que um médico do interior tenha os exames de seus pacientes mais rapidamente e analisados por especialistas que, muitas vezes, se encontram em grandes centros.

5. Redução de custos na clínica

Além da estrutura de atendimento mais enxuta, como foi descrito na terceira vantagem, outros custos serão reduzidos a partir da implantação de uma central de laudos em sua clínica.

Como os laudos ficarão disponíveis na internet, o setor financeiro já pode reduzir as despesas na compra de itens como papel, tinta de impressora e envelopes.

Viu como funciona uma central de laudos e como são muitas as vantagens de implantação em clínicas? Podemos resumir tudo em quatro palavras: agilidade, segurança, modernidade e economia. E, por fim, a melhor vantagem: a satisfação dos pacientes.

Se você se interessou e também deseja modernizar a sua clínica, entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e solicite o seu orçamento. Os consultores da TME ‒ Telemedicina Cardiológica estão prontos a lhe atender!

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments