Quais os diferenciais dos profissionais que possuem boas relações com os pacientes?

09 de setembro de 2019

Para ser visto como um bom médico, enfermeiro, analista etc. não é preciso que se faça ‘grandes coisas’ como se pensa.
E não estamos falando dos estudos necessários, pois com certeza é trabalhoso e tem suas próprias demandas de exigência.
Muitas vezes, quando vamos a uma clínica/consultório notamos coisas muito básicas que poderiam ser melhoradas para que nos fosse dado mais conforto e atenção.
Por isso, para sair na frente da concorrência você precisa observar com atenção e saber analisar como o ambiente está e como as pessoas se sentem estando nele.
 

1 – Ofereça assistência clínica eficaz

Esse tópico é fundamental e pode ser bastante pessoal. Ou seja, a atenção dada aos pacientes, o tempo de consulta, a confiança transferida pelo profissional, conhecimento, pontualidade.
Se você conseguir realizar ao menos 80% do que foi citado, estará dando grandes passos, pois com a correria do dia a dia, estresse, demandas excessivas; muitos profissionais acabam deixando de lado quesitos indispensáveis e que fazem grande diferença.
 

2 – Praticidade

Oferecer praticidade para quem busca seus serviços é muito valioso.
É importante que o paciente não precise esperar muito por uma consulta, exames e os resultados.
Por isso, busque ferramentas que irão facilitar esse processo. Você tem condições de oferecer os exames necessários? Possui os equipamentos?
Se a resposta for ‘não’, é possível obter os mesmos com a Telemedicina, por exemplo.
Há centrais que oferecem equipamentos via comodato, realizam os laudos a distância e entregam tudo com total segurança e em prazos exatos e curtos.
Pesquisar as ferramentas de apoio disponíveis no mercado deve ser uma constante se você pretende ser um profissional atualizado e em constante crescimento.
 

3 – Comunicação facilitada

Se estamos falando de facilidade, que tal fazer com que desde o momento em que o paciente está buscando uma consulta, o processo seja simplificado?
Há clínicas e consultórios onde é possível marcar consultas pela internet e softwares que lembram os pacientes sobre o dia e horário da consulta marcada.
Oferecer apenas um meio de comunicação como o telefone, é possível, mas em era de Whats’App e mensagens rápidas, por que não oferecer esse tipo de opção também?
Quando é dado o poder ao paciente em optar pelo canal de comunicação preferencial, é possível que a clínica evite falhas no processo ou faltas.
 

4 – Implemente a cultura digital no seu ambiente de trabalho

A cultura digital é um conceito que está se disseminando a passos lentos em nosso país.
Trata-se do modo como o avanço tecnológico tem afetado o comportamento das pessoas, fazendo com que elas ajam, pensem e comprem em consonância com a rapidez e as informações em larga escala que estão disponibilizadas diariamente pelas redes.
Implantar a cultura digital significa automatizar processos, promover comunicação integrada, compartilhamento de imagens, informações em nuvem etc.
A tomada de consciência é bastante necessária. As pessoas tendem a se interessar e comprar as novidades, e quando se trata de serviços que estão buscando, isso não é diferente.
Não tenha receio em avaliar suas práticas e testar as novas.
 

5 – Gestão

Dominar conceitos básicos de administração e gestão faz com que médicos possam montar seus negócios e saibam tocá-los com mais diretividade e responsabilidade.
Os fatores que influenciam a relação Médico x paciente passa pelo fator pessoal e também institucional.
Tendo noções de gestão, a elaboração de estratégias que considerem as reais carências dos pacientes serão mais eficazes, já que o processo financeiro e administrativo inerente à realização das atividades será considerado.
Ter visão de negócio, estar por dentro da economia, considerar opções seguras para investir é algo que a gestão empresarial precisa dar conta.
 
 
Estas dicas demonstram que com cabeça aberta e tino em como as novidades de agora ressoarão no futuro, você pode melhorar sua relação com seus pacientes para que eles se fidelizem e possam indicar para conhecidos o bom trabalho que você desenvolve.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments