Quais os Maiores Desafios Enfrentados na Carreira Médica?

11 de junho de 2018

Todos nós sabemos que a carreira médica é vista pela maioria das pessoas como uma carreira de grande prestígio social. Médicos ganham respeito em um simples explanar a que ordem pertencem na hierarquia das profissões. Claro, o desenvolver de seus trabalhos farão com que esse respeito se consolide ou não. 

O fato é que a profissão, embora traga certo ‘glamour’ a quem a escolhe, também representa um manancial de obstáculos a serem superados.

Dentre eles:

  • Tempo maior de dedicação aos estudos em se tratando de Graduação e Especializações;
  • Alta concorrência para fazer residência e conseguir vaga de trabalho em hospitais;
  • Falta de estrutura para exercerem seu trabalho;
  • Inexperiência, ainda vista por muitos como um fator que gera desconfiança;
  • Alta demanda de pacientes;
  • Pacientes incompreensivos quando o resultado não é o que esperavam;
  • Preços e custos elevados para abrirem consultórios.

A sociedade tende a romantizar a figura dos profissionais da saúde sem problematizarem, que assim como todo profissional, sua ação está inserida no campo social, político e de desenvolvimento do país. Isso significa que a prática da medicina tende a se deparar com cenários nada propícios à sua atividade com real eficácia.

Aos profissionais com condições de abrirem consultórios próprios, vê-se uma burocracia acirrada sob os preços de equipamentos, serviços e demais demandas.

Existe ainda o problema da distribuição destes profissionais, já que em inúmeras regiões o seu número é escasso, seja pela dificuldade de atuação destes, pela falta de estrutura e apoio, também pelo ganho reduzido em lugares mais afastados.

Tendo em vista todos estes reveses, como o profissional médico pode se preparar para adentrar em um mercado competidor e cada vez mais exigente de inovações?

Conheça a Telemedicina!

Com certeza, caso você trabalhe no ramo da saúde, é um profissional que está por dentro de todas estas dificuldades a que se está exposto no percurso diário.

E se está por dentro dos problemas, também precisa estar por dentro de potenciais soluções que agreguem conhecimento e que tenham condições de melhorar o trabalho realizado em consultórios, clínicas e hospitais.

A Telemedicina está presente em países do mundo todo servindo como fonte de apoio aos lugares que contam com estrutura mínima de atendimento e auxiliando grandes centros a tornarem suas atividades mais otimizadas.

A medicina praticada à distância e, no caso da Telemedicina, laudos emitidos por especialistas que não estejam presentes fisicamente nos ambientes, é uma solução prática que tende a se ampliar ainda mais conforme a tecnologia avança e aprimora os meios de comunicação.

Como usar a Telemedicina a seu favor?

Citamos na introdução alguns tópicos que dificultam a atuação dos médicos e que são desafiantes na hora de adentrarem o mercado de trabalho.

Se você não é médico, mas é administrador de alguma clínica ou hospital, empresário executivo ou investidor, com certeza está atrás de formas de tornar as atividades do seu negócio mais dinâmicas e econômicas.

A Telemedicina toca no concernente a várias áreas que compõem os ambientes hospitalares e que são determinantes da qualidade dos serviços oferecidos. São eles: estrutura, agilidade, inovação, apoio e custo.

É ainda, uma tecnologia que se bem projetada pode ser usada pelo seu marketing como fonte de atração para novos pacientes e fidelização dos que já conhecem sua clínica médica.

Como isso acontece?

Uma equipe especializada que esteja por conta dos seus laudos, é a mesma que prestará apoio aos clínicos gerais, ajudando a dar diagnósticos mais precisos através de vias confiáveis de integração, e tornar mais amenas as cargas dos especialistas.

Cardiologistas, neurologistas, pneumologistas, radiologistas, dentre tantos outros especialistas, já contam com a Telemedicina.

Estruturalmente, a Telemedicina torna possível que seu espaço hospitalar não precise conter uma área específica para a realização de laudos e o uso de papéis se torna obsoleto, o que promove chances de melhor proveito do ambiente para outras finalidades.

A agilidade é um fator de grande importância a ser considerado em um local onde vidas humanas se submetem a tratamentos, e também em tempos onde a rapidez é supervalorizada pelas pessoas. Com a emissão de laudos em até 24 horas, os médicos podem ter mais certezas quanto aos rumos dos resultados e os pacientes não precisarão esperar por prazos extenuantes que tornam tudo mais difícil.

Enviar exames e receber os resultados através de uma plataforma online é mais seguro, pois o risco de perda de arquivos é mínimo, desde que haja um bom backup. O acesso torna-se facilitado aos médicos, já que podem a um clique, ter todos os históricos de seus pacientes na hora que precisarem.

A Telemedicina tem inovado o processo de trabalho dos profissionais da saúde, gerando mais produtividade devido ao tempo que economizam ao disporem de não um analista, mas de uma equipe completa.

A economia gerada não vem apenas do tempo que se torna mais curto para a realização dos processos, mas porque a implantação da Telemedicina é bastante simplificada e equipamentos que permitem a integração com a internet podem ser conseguidos por vias alternativas como comodato e locação.

Conclusão

Para neutralizar os problemas na área da saúde, empreendedores precisam recorrer a soluções através de boas ideias e tecnologias inovadoras.

Sabemos o quão os problemas são vindouros de uma estrutura defasada em um país subdesenvolvido, como sabemos ser este em que vivemos.

Grandes gestões é o que faz com que os negócios prosperem. Se você apresenta soluções potencialmente eficazes para seus pacientes, ambiente confiável e acolhedor, atendimento rápido; o preço para eles ficará em segundo plano, já que estarão cientes de terem um serviço de qualidade e de estarem em boas mãos.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments