5 Dicas para Administrar Melhor a sua Clínica Médica
04 de fevereiro de 2019 Por TMEBR'
Empreender e administrar são duas atividades desafiadoras aos profissionais que decidem colocar suas ideias em prática e obter sucesso.
Aos que não cursaram Administração ou algum tipo de curso na área, como os médicos, que decidem por abrir seus próprios consultórios, as chances de deslizes podem ser maiores.
Para auxiliar na tarefa, bolamos 5 dicas para que você possa ter mais facilidades no seu empreendimento médico.
Vale também para gestores e demais interessados em melhorias na área da saúde.
1- Planeje Suas Finanças
Este tópico parece óbvio para muita gente. O planejamento financeiro está entre as principais cuidados a serem tomados para que os serviços fluam minimamente bem.
No entanto, muitos são os profissionais que não se atentam às questões de organização.
Primeiramente, é necessário que você tenha em mente prioridades e noções reais de ganho para que haja boa aplicabilidade.
Saber como funciona o fluxo de caixa e ter disciplina para controlar, de forma regular e freqüente os ganhos e gastos, é essencial.
Além de tudo, saiba pesquisar as tendências que levarão economia para seu consultório, e se for preciso que haja softwares para um melhor controle e profissionais mais qualificados, não hesite em investir, afinal, as finanças compõem o pilar do seu empreendimento.
2 – Tenha Uma Equipe Capacitada
A começar pela Recepcionista que faz o primeiro contato com os pacientes ao Analista de exames, que os pacientes não veem, ter uma equipe dinâmica e afinizada é um grande diferencial.
Administrar envolve lidar com várias áreas que compõem a mesma, e o chefe deve saber um pouco de cada uma delas.
Colaboradores atualizados com as melhores práticas e com as técnicas mais recentes do mercado devem fazer parte da sua equipe.
Esses fatores contribuem para formar um perfil institucional no qual os pacientes irão atribuir uma boa imagem ao seu consultório ou hospital, o que resultado na preferência do seu atendimento.
3 – Arranje Formas de Economizar Tempo
A realização do atendimento médico com encaminhamento e entrega rápida de resultados é algo dificilmente encontrado na área da saúde.
No mercado, há várias opções para facilitar e tornar o processo mais rápido e eficaz.
Detalhes, como: atender no horário agendado; manter a agenda organizada e ter controle do prontuário dos pacientes, são coisas simples e que, mantendo a atenção, pode ser feito de forma objetiva sem a interferência de terceiros.
Em se tratando de adquirir serviços, a opção de poder acessar online os prontuários dos pacientes facilita a organização e agiliza o serviço; também a opção de marcar consultas de forma online; equipamentos que possam ser conectados a dispositivos eletrônicos, permitindo análises mais amplas, etc.
4 – Padronize Processos
Padronizar os processos existentes em uma clínica significa definir o fluxo das atividades de modo a gerar resultados mais vantajosos.
Para isso, um número cada vez maior de profissionais está optando pela Telemedicina.
A opção garante que se possa contar com laudos emitidos por especialistas a distância e em prazos curtos.
Resultados mais rápidos dos exames realizados na sua clínica dão a possibilidade de maior produtividade e torna-se um grande diferencial.
A Telemedicina é facilmente implantada e no que tange à despesa financeira, não é necessário que haja um alto investimento, pois a mesma tem condições facilitadoras.
Como a Telemedicina depende de meios digitais para se fazer presente, a mesma supre a necessidade de especialistas em localidades remotas e nos grandes centros.
5 – Invista em Tecnologias Atualizadas
As tecnologias irão permear uma boa parte dos processos do seu negócio.
Por isso, quanto mais eficaz, melhores serão os resultados.
Existem várias empresas, inclusive as que trabalham com Telemedicina, que oferecem equipamentos médicos atualizados na forma de Locação e Comodato.
Em casos em que não seja favorável comprar os equipamentos, as opções permitem maiores facilidades em levar novidades para o seu trabalho.
As manutenções e principais gastos gerados por depreciação dos aparelhos ficam por conta das empresas.
Dessa forma, é possível gastar pouco e ter espaço para outros investimentos.
Assim como qualquer empresa, os hospitais, clínicas e consultórios precisam levar satisfação aos pacientes para obterem lucratividade.
Pesquisas revelam que 50% das pessoas compartilham experiências negativas com pelo menos cinco pessoas do seu círculo pessoal. Estando satisfeitas, o número dobra.
Esperamos que estas dicas lhe auxiliem na tarefa de conquistar seu público e se tornar uma referência.
Acompanhe-nos nas Redes Sociais: Facebook ou no Instagram