Ambientes Hospitalares: como Aumentar a Produtividade

13 de dezembro de 2018

Manter a produtividade em constante crescimento é exigência e necessidade no mercado competidor. Clínicas e hospitais particulares, mesmo em fase de maior segurança, causada pelo aumento de investidores, precisam de aprimoramentos.

Ao avaliar os aspectos que demandam melhorias, o gestor que administra uma instituição voltada à saúde, se depara com condições nem sempre viáveis à implantação de novas tecnologias, equipamentos, etc.

Em momentos assim, fica a dúvida: o que fazer para ampliar serviços, atrair o público e estar em pé de igualdade com os concorrentes sem gastar uma fortuna?

Bolamos algumas dicas para você avaliar o que tem feito no seu trabalho e rever possibilidades de aperfeiçoamento para que suas metas sejam atingidas de forma a não criar um rombo nas finanças. Confira.

Reduzir o tempo de espera

Não precisamos citar o fato de que o tempo que as pessoas dispõem no dia a dia está cada vez mais curto. Por isso, torna-se um grande diferencial oferecer processos mais rápidos.

Coisas simples, como uma pesquisa de satisfação dos pacientes, podem lhe ajudar a fazer mudanças conforme o que os mesmos apontam.

Além disso, estar por dentro do que é feito em redes de saúde que detêm a preferência de muitos é importante para você rever processos e obter referenciais confiáveis do que modificar.

Padronizar, por exemplo, o meio pelo qual os pacientes marcam suas consultas, saindo do tradicional telefone para o agendamento, pode ser uma estratégia interessante.

A opção de ver horários vagos para alguma especialidade e poder agendar pela internet, desobstrui o telefone da clínica e facilita para o paciente que adquire maior liberdade ao realizar a atividade. Sem contar a transparência em expor os horários dos médicos.

Um guichê pós-atendimento também é interessante na medida em que os pacientes podem ser orientados logo após suas consultas, o que contribui em evitar maiores transtornos por desinformação e esperas longas.

Invista em tecnologias

A tecnologia tem agido em prol da funcionalidade e dinamicidade no setor da saúde. Há uma gama de softwares onde há a possibilidade em agilizar o trabalho dos médicos.

Prontuários eletrônicos, onde exista a possibilidade de acesso através da internet, tem facilitado o trabalho dos profissionais e também organização.

Optar por outras vias digitais como o já citado ‘’agendamento online’’; sistema de confirmação de consultas, gera comodidade e faz com que o trabalho manual seja diminuído.

Apostar na implantação de sistemas na nuvem para exames e laudos, armazenando-os e fazendo com que os mesmos sejam de fácil acesso a vários profissionais produz economia de tempo.

Promover a redução do tempo para as tarefas é um dos pontos-chave para alavancar os serviços.

Terceirize seu sistema de laudos

Tanto para reduzir custos quanto para aumentar a produtividade, se faz necessário a terceirização de alguns serviços da sua clínica.

Empresas que realizam os laudos, o fazem de qualquer localidade e entregam de forma padronizada, personalizada e em prazos que não demandam grandes esperas.

A opção fica entre as que mais levam produtividade para hospitais, clínicas e consultórios.

Podendo contar com uma equipe especializada fora do hospital que emita os laudos e dê apoio aos clínicos gerais, a tomada de decisão se faz de forma mais precisa.

Como existe rapidez na entrega dos resultados dos exames, os pacientes têm chances de começarem seus tratamentos em um prazo bem menor que o esperado, sobrando espaço para a entrada de novos pacientes.

Substitua equipamentos antigos

Trabalhar com velhos equipamentos e metodologias ultrapassadas, está longe de ser o ideal para quem busca inovar e aumentar os rendimentos.

Há formas de trabalhar com equipamentos atualizados sem que haja necessidade em adquiri-los.

Empresas que trabalham com Comodato e Locação de equipamentos médicos são as mais indicadas para que o processo de modernização não pese nas finanças.

Por vezes, as mesmas empresas que trabalham com a emissão de laudos também trabalham com o empréstimo de equipamentos.

Assim, existe a possibilidade de descontos na contratação dos serviços juntamente com os equipamentos.

Esperamos que estas dicas tenham lhe sido úteis a saber por onde começar a dar um ‘up’ no seu trabalho.

Todas partem do princípio da redução de tempo e custos, culminando em maior produtividade e ganhos.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments