Comodato de aparelhos médicos: Quais são as vantagens?

07 de novembro de 2016

Aparelhos médicos em comodato podem transformar o atendimento ao cliente em sua clínica médica. Com eles, sua instituição de saúde pode alcançar um novo patamar em relação aos exames realizados. Afinal, com o comodato, você pode ter acesso a diversos serviços – mesmo sem o investimento em equipamentos de última geração.  

Esse é um serviço que gera qualidade e economia. Sempre com acesso a equipamentos que talvez sua clínica ainda não consiga oferecer pelo custo alto.

Já pensou em oferecer uma gama de exames maior, com um investimento menor? Antes de mais nada, vamos mostrar nesse artigo como o comodato pode ser o ponto de partida para uma nova fase da sua instituição de saúde.

Confira as vantagens desse sistema e compare com a forma de trabalho que você utiliza hoje!

Como o serviço de comodato de aparelhos médicos pode mudar sua clínica?

A tendência em oferecer serviços aos pacientes que possam ser realizados num único lugar é cada vez maior. Clínicas com esse pensamento surgem a cada ano e passa a ser frequente a utilização de aparelhos médicos em comodato. Isso acontece porque a busca por comodidade e praticidade só aumenta. 

Mas e aí, você conhece esse sistema? Sabe como essa locação funciona?

São diversas vantagens! Por exemplo, o uso de sistemas de telemedicina pode facilitar o trabalho do profissional de saúde e do paciente em relação ao atendimento. O uso dessa ferramenta também é ideal para quem deseja expandir a oferta de serviços, permitindo a ampliação da margem de lucros.

Quer saber mais sobre a importância de uma boa gestão de equipamentos? Então Clique aqui para ler um artigo publicado na Universidade de Uberaba.

Como funciona um sistema de telemedicina?

sistema de telemedicina é uma facilidade que permite acesso aos dados clínicos, histórico do paciente e resultados de exames. Tudo de forma prática e ágil. Além disso, outras informações também ficam disponíveis para o profissional da instituição de saúde.

Com um login e senha fornecidos, os médicos que atendem o paciente podem acessar os dados em qualquer lugar. Basta ter um aparelho ligado à internet! Tudo completamente seguro, por conta dos dados individuais fornecidos para login e conforme a LGPD.

Assim, de forma prática, é possível estabelecer uma comparação entre resultados de exames atuais e antigos. Isso facilita a análise do caso, sem falar que garante um respaldo maior e melhor sobre as decisões tomadas.

Como são realizados os exames com o sistema de comodato de aparelhos médicos?

Na clínica de saúde, o exame é realizado pelo técnico de Enfermagem devidamente qualificado. Os aparelhos que realizam os exames gráficos fazem a digitalização. O envio dos arquivos é feito através do próprio sistema, disponibilizado pela internet. EletrocardiogramaEspirometria e Eletroencefalograma são alguns exemplos.

Depois disso, a responsabilidade passa a um time de especialistas. Estes profissionais analisam e fornecem o resultado dentro do prazo estipulado. A partir daí, os dados podem ser impressos, salvos no computador ou enviados por e-mail. Tudo de acordo com o procedimento adotado pela clínica.

Como já foi mencionado, desde que a clínica disponibilize um login e senha para os médicos, os resultados podem ser acessados por qualquer aparelho conectado à internet: computadores, tablets e até mesmo smartphones.

Quais são as principais vantagens desse sistema?

Tanto a empresa quanto o paciente são beneficiados com esse tipo de sistema. Ele permite atendimento imediato e redução de custos. Confira algumas dessas vantagens:

  1. O paciente pode realizar os procedimentos indicados pelo médico logo após o atendimento, sem ter que marcar outra data e passar por um novo deslocamento;
  2. A clínica precisa apenas do técnico de Enfermagem treinado para a realização dos exames;
  3. Não é necessário manter um especialista para executar e laudar os exames. Todo esse processo é feito remotamente pela equipe designada;
  4. Caso a clínica já conte com o especialista, o tempo deste profissional é otimizado. Afinal, agora ele pode se dedicar ao atendimento de pacientes ao invés da elaboração de laudos;
  5. A equipe de especialistas responsável pela elaboração dos laudos é altamente qualificada. Todos com títulos inscritos em seus respectivos conselhos. O sistema de assinatura é digital para garantir a segurança;
  6. Existe um canal de comunicação que permite troca de informação em casos clínicos, o qual demanda discussão dos resultados. Desse modo, os profissionais envolvidos podem analisar o caso em conjunto;
  7. Ocorre uma redução considerável dos custos dos exames. Ou seja, mais economia para a clínica e
  8. Os registros e laudos ficam disponíveis no sistema. Assim, é possível obter uma segunda via, comparar resultados e prover todas as informações que a clínica precisar.

Por essas e outras razões, o sistema de telemedicina tem sido considerado muito vantajoso. Ele permite um atendimento diferenciado ao paciente, a otimização dos recursos da clínica e a redução de custos.

Comprar ou alugar aparelhos médicos?

Aliada à tecnologia da telemedicina, a locação de aparelhos médicos tem sido outra forma de garantir o melhor atendimento aos pacientes.

Isso acontece porque a locação no sistema de comodato permite que o serviço seja disponibilizado rapidamente e com investimento reduzido. Diferente da compra de equipamentos mais sofisticados, que exigem um planejamento de longo prazo ou um investimento mais alto.

Assim, em pouco tempo, é possível ter uma clínica médica completa – que oferece um espaço aos pacientes com diversos procedimentos e ainda se mantém competitiva.

Desta forma, é possível investir em tecnologia com menor custo. A possibilidade de contar com especialistas remotamente também aumenta a margem de lucro do negócio, tornando-o bastante viável. 

Como funciona o aluguel de aparelhos médicos em comodato?

Neste modelo de negócio, a clínica recebe o aparelho em um prazo bastante curto, sem necessidade de realizar o pagamento no início.

Os contratos prevêem um tempo para adaptação, preparo dos funcionários, divulgação dos serviços e captação de pacientes. A princípio, tudo isso antes de realizar o pagamento pelo serviço.

Com essa facilidade, o gestor do negócio poupa o capital de giro e obtém retorno imediatamente. Acima de tudo, uma ação que não compromete a saúde financeira da clínica. Ou seja, a unidade de saúde pode investir em outras áreas de funcionamento interno.

Outra vantagem do comodato diz respeito à demanda da empresa. Por ser um sistema de locação, é possível agendar a permanência do equipamento por alguns dias. Isso gera mais flexibilidade, que também garante otimização do espaço físico da unidade.

Por conta disso, o sistema contempla a necessidade de que os equipamentos fiquem disponíveis todos os dias. Isso vai de acordo com o fluxo de pacientes e a procura pelos exames oferecidos.

Entretanto, a clínica também tem benefícios com a situação inversa. Se não existe número suficiente de agendamentos para manter os aparelho todos os dias da semana, basta agendar a locação por um período reduzido. Tudo varia de acordo com a necessidade da instituição e com a forma de atendimento aos pacientes.

Desta forma, o comodato oferece todos os benefícios que um gestor necessita para ver sua clínica crescer.

Confira um resumo dos benefícios do comodato de aparelhos médicos

  • Disponibiliza os equipamentos em curto prazo;
  • Realiza exames e procedimentos que se tornam um diferencial para a clínica;
  • Elimina custos! Porque dispensa a necessidade da contratação de especialistas para realização dos exames ou elaboração de laudos;
  • Garante o melhor atendimento em saúde para os pacientes com a disponibilização de exames e procedimentos;
  • Mantém intacto o capital de giro e preserva o fluxo de caixa. Estes ficam disponíveis para despesas ou investimentos que não tenham a mesma possibilidade de serem obtidos com a compra;
  • Suporte técnico e treinamento para a utilização correta do aparelho;
  • Alívio financeiro que permite a elaboração de um plano de investimentos para a expansão da clínica e seus serviços.

Onde buscar apoio para começar a usar aparelhos em comodato?

TME – Telemedicina Cardiológica é um exemplo de empresa parceira que oferece serviços de comodato. Você encontra uma equipe de especialistas preparada para oferecer apoio nos exames, treinamentos e equipamentos de última geração.

Entendeu como a locação de aparelhos em comodato pode revolucionar o atendimento em sua clínica de saúde? A telemedicina também! Nesse sentido, nossa equipe de atendimento está pronta para esclarecer qualquer dúvida sobre como otimizar sua clínica de saúde e mostrar novos caminhos mais modernos.

Ainda tem dúvidas? Então não perca tempo! Entre em contato conosco e descubra como esses serviços podem alavancar o crescimento de sua clínica!

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments