Cardiologista online: conheça os benefícios da Telecardiologia

13 de julho de 2022

A telecardiologia utiliza os princípios da telemedicina na área cardiológica. Dessa forma, todo o processo pode ser feito à distância: desde a consulta a um cardiologista online até o monitoramento das condições de saúde do paciente.

No caso da telecardiologia, existe ainda um diferencial: as tecnologias que permitem a troca de informações entre médicos de forma totalmente remota. Isso permite a realização de laudos à distância de exames como Holter, Mapa e ECG.

A seguir, explicamos em detalhes quais são as vantagens de trabalhar com a telecardiologia e quais são as possibilidades e limites de atuação do cardiologista online. Continue a leitura e tire suas dúvidas. 

O que a telecardiologia pode oferecer?

A telemedicina cardiológica, ou simplesmente telecardiologia, é uma das especialidades mais beneficiadas pelo avanço da tecnologia na área da saúde.

A telecardiologia é regida pelos mesmos princípios que norteiam a prática da telemedicina de maneira geral. A prática é regulamentada pelo CFM por meio da Resolução nº 2.314/2022

Por meio da telemedicina, a emissão de laudos cardiológicos pode ser feita à distância. Funciona assim: cardiologistas que atuam de forma remota em uma central de laudos à distância, longe da clínica ou hospital onde o exame foi realizado, recebem o resultado do exame pela internet e enviam o laudo completo em um prazo determinado.  

Por meio de eletrocardiógrafos digitais, os dados dos pacientes e informações do exame são armazenados e enviados a especialistas responsáveis pela interpretação de exames, devolvendo os laudos em tempo real.

Além da emissão de laudos, outros serviços que a telemedicina cardiológica possibilita são:

  • monitoramento remoto de pacientes (teleassistência);
  • interação médica online (teleconferência) e
  • capacitação profissional à distância (teleducação).

Quais as vantagens de contar com uma equipe de cardiologistas online?

Ao decidir contratar uma central de laudos à distância para a sua clínica você conta com as seguintes vantagens:

Segunda opinião de especialista

A clínica que conta com uma central de laudos à distância elimina as distâncias geográficas entre os seus profissionais e os cardiologistas online.

Assim, a partir do compartilhamento de imagens e dados dos exames dos pacientes em tempo real, os médicos poderão discutir casos com colegas da área.

Isso possibilita o esclarecimento de dúvidas e dá ao paciente o diagnóstico mais assertivo possível. 

Diminuição de custos

A central de clínicas à distância oferece toda a estrutura para a emissão de laudos, incluindo a equipe de cardiologistas online. 

Além disso, você só paga pelos laudos que emite, sem o risco de desperdiçar mão de obra, como pode ocorrer com uma equipe 100% dedicada à emissão de laudos dentro de uma clínica ou hospital. 

A emissão de laudos online também cobre as férias de médicos presenciais, garantindo a continuidade da emissão mesmo quando o especialista responsável está ausente.

Possibilidade de ampliação do portfólio de exames

Com a terceirização dos laudos médicos, é natural que a produtividade da clínica aumente. Isso se refletirá em mais agendamentos e até mesmo na possibilidade de oferecer novos exames e ampliar sua rede de serviços.

Isso porque, a partir da contratação de uma central de laudos à distância, a estrutura da sua clínica e seus profissionais ficarão dedicados exclusivamente à realização dos exames e atendimentos dos pacientes, deixando toda a parte de diagnóstico e emissão de laudos a cargo da empresa contratante.

Leia mais: 5 vantagens de automatizar laudos da sua clínica médica

Como a TME pode te auxiliar a implantar a telecardiologia na sua clínica

A TME é pioneira na emissão de laudos cardiológicos à distância, com mais de 17 anos no mercado e presença em todos os estados brasileiros. Ao escolher um plano de emissão de laudos via locação ou comodato, você conta com:

  • emissão de laudos em até 2 horas, dependendo do plano escolhido;
  • equipe ilimitada garantindo suporte aos clínicos gerais sem burocracias trabalhistas;
  • suporte em horário comercial em diversos canais de atendimento, como WhatsApp, Skype e telefones;
  • laudos online personalizados com a sua logomarca;
  • treinamento online do seu ajudante;
  • portal exclusivo do cliente (Proteus) para enviar exames, receber os laudos, visualizar o status em tempo real, imprimir ou baixar.

Você deseja saber mais sobre os nossos serviços, tirar dúvidas sobre a emissão de laudos à distância ou realizar um orçamento? Entre em contato conosco

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments