Laudos à distância: como implantar esse sistema em sua clínica

02 de fevereiro de 2021

Os laudos à distância são excelentes para o século XXI e não tem o funcionamento complicado, como muitos podem pensar. Trata-se de um serviço voltado para trazer agilidade para a sua clínica médica e reduzir os custos.

Imagine o valor gasto com profissionais para laudar, porque cada médico deixa de atender para fazer laudos. Ao mesmo tempo, imagine a quantidade de tempo gasto em um dia e responda: seria possível atender quantos pacientes?

Certamente que muitos e por isso que é importante entender como implantar esse sistema de laudos à distância na sua clínica. É chegada a hora e o momento de conferir as informações, pois o serviço é dos mais interessantes.

Como implantar o sistema de laudos à distância em sua clínica?

É fundamental entender, antes de mais nada, que a proposta do conteúdo é mostrar como você pode implantar o sistema. Os laudos à distância são excelentes alternativas e não é muito complicado de implementar na sua clínica.

Cinco passos facilitam bastante o processo e possibilitam que a implantação seja realizada com maior assertividade. É primordial prestar atenção em todos os detalhes e a seguir confira o que fazer para colocar em prática o quanto antes.

1- Entenda qual é a proposta dos laudos à distância

Laudar à distância é uma necessidade e ficou claro em 2020, principalmente pela Pandemia e o isolamento social. Afinal, as pessoas com comorbidade ficaram em casa e precisaram passar em consulta médica, mas o que poderia ser feito?

Toda crise é uma oportunidade para trazer soluções novas e com os laudos à distância é possível eliminar as barreiras físicas. Um exame é feito e enviado para o médico, podendo enviar para que o médico possa criar um laudo.

A realidade é a laudar à distância é reduzir os custos e consiste em uma questão: diminuir o tempo gasto com laudos. Do mesmo modo, muitos médicos gastam minutos e até horas para laudar, sendo que poderiam estar atendendo.

Essa solução é adequada para ampliar serviços e conseguir que os laudos sejam enviados para vários fins. Por exemplo: a clínica médica faz um exame cardíaco e tem condição laudar, oferecendo um serviço mais completo aos pacientes.

2- Conheça a diferença entre laudos presenciais e remotos

Em primeiro lugar, os laudos presenciais são feitos por aqueles especialistas que estão alocados em hospitais ou mesmo clínicas. No caso dos exames feitos no local, é preciso que sejam repassados para os profissionais e são avaliados.

É comum encontrar até uma demora grande para fazer laudos e isso pode trazer falta de agilidade para os pacientes. Entretanto, com os laudos à distância é diferente disso e o mesmo é solicitado por meio da plataforma de telemedicina.

Os especialistas analisam as informações e devolvem para o agente de saúde que solicitou. Fica claro que a principal diferença é referente aos prazos, porque o laudo a distância é entregue com mais rapidez do que os laudos presenciais.

3- Envie os exames que foram realizados

Agora que você já entendeu a proposta dos laudos à distância e a diferença para os presenciais, é preciso começar a colocar a “mão na massa”. Ou seja, trata-se de implementar de fato o sistema para laudagem remota na sua clínica.

O processo não é complicado e consiste em você enviar os exames que foram realizados, independente da origem. Pode ser de imagem ou até os gráficos, já que os laudos serão realizados por um especialista naquele assunto.

Lembre-se: o envio é realizado dentro da plataforma de telemedicina e fica gravado, trazendo mais segurança. Em outras palavras, o armazenamento é em nuvem e permite que seja acessado sempre que for necessário.

Por exemplo: se o exame for um eletrocardiograma, basta anexar o mesmo dentro da plataforma de telemedicina. Em seguida, basta seguir o próximo passo e as informações que estão contidas dentro dele.

4- A plataforma recebe os exames

Assim que o envio é realizado, a plataforma recebe os exames e fica a critério dos profissionais essa análise. A ideia é bem simples e consiste em apenas dois passos para que o especialista tenha condição de laudar:

  • Análise– É importante interpretar o exame em questão e analisar todas as informações que estão contidas nisso.
  • Laudagem– Logo após a interpretação, é fundamental que o laudo seja criado e tudo um curto espaço de tempo.

No caso da PME Telemedicina Cardiológica, o envio acontece em até 24 horas e por isso é uma bela alternativa. Da mesma forma, ao final do texto você terá a oportunidade de conhecer os diferenciais que o serviço oferece.

5- Os laudos à distância são enviados

Os laudos são enviados e com a logo da sua clínica médica, oferecendo maior segurança e comodidade no serviço. Contudo, lembre-se: cada laudos à distância é analisado por um especialista e que tem experiência no assunto.

Responda com sinceridade: o quanto de tempo que poderia ser economizado se você inserisse o sistema de laudo à distância? Definitivamente que é muito grande e poderia ser gasto, como citado acima, de outra maneira mais útil.

Perceba: são cinco passos simples e que auxiliam a criar um sistema de laudo. O ideal é entender que esse tipo de tecnologia é adequado para todos os fins, incluindo o de cardiologia, já que são realizados muitos exames diariamente.

Como a TME pode te auxiliar a criar laudos à distância para medicina cardiológica?

Se você quer ter serviços de telemedicina, incluindo os laudos à distância, conheça os serviços da TME. Por meio do site oficial, você consegue ter algumas vantagens e a seguir confira três que estão inclusos nisso:

  • Os laudos são em até 24 horas e pode elevar o aumento da sua clínica, trazendo a possibilidade de você escolher a melhor opção;
  • A equipe de médicos é limitada e a laudagem acontece de acordo do caso, garantindo suporte sem qualquer burocracia trabalhista;
  • Enfim, ainda dá para contar com suporte nos principais canais de atendimento, como por exemplo: WhatsApp, Skype e Telefones.

Quer conhecer mais conteúdos, incluindo nas redes sociais, como o LinkdIin e o Instagram? O link está acima e você pode aproveitar para seguir, fortalecer e conhecer os serviços que são oferecidos, incluindo os laudos à distância.

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments