5 vantagens de Automatizar Laudos da sua Clínica Médica

15 de junho de 2016

Muitos médicos ainda temem que a automatização de processos médicos possa colocar em risco a humanização do atendimento. A tecnologia, no entanto, tem o potencial de melhorar a qualidade do serviço de saúde sem abrir mão da empatia e do toque humano. Automatizar laudos médicos é um exemplo disso.

Afinal, quando você escolhe automatizar os laudos, sua atenção ficará mais dedicada ao seu paciente. Enquanto isso, as emissões ficam por conta de uma equipe exclusivamente dedicada a isso, o que também melhora a qualidade dos laudos.

Neste artigo, abordamos os principais motivos para investir na automatização e dar esse importante passo rumo ao crescimento da sua clínica. Continue a leitura e confira.

Por que automatizar laudos?

Até algum tempo atrás, uma clínica médica necessitava apenas de profissionais de saúde eficientes, corpo administrativo comprometido e grande espaço para armazenamento de documentos dos pacientes.

Hoje em dia, é imprescindível automatizar alguns processos para melhorar a produtividade, investir na capacitação de funcionários para novas tecnologias e atender às expectativas de um público exigente e bem informado.

A automatização faz parte do advento da telemedicina. Ou seja, o envio de informações por meio da tecnologia para locais onde há poucos serviços disponíveis e profissionais habilitados.

Um dos exemplos de automatização é a emissão de laudos online. Essa tecnologia permite analisar, por meio de imagens de alta resolução, os exames de imagem realizados em clínicas distantes e elaborar um parecer clínico para a empresa solicitante.

Isso acontece devido ao melhoramento da tecnologia, desenvolvimento de ferramentas que promovem maior acurácia nos exames realizados e profissionais com conhecimentos técnicos e práticos aptos a executarem esse trabalho.

Portanto, se você está pensando em automatizar laudos na sua clínica médica, conheça os cinco principais benefícios desta prática e planeje o futuro dos seus negócios.

1. Melhorias na gestão financeira da clínica médica

A automatização de laudos em clínica médica é uma estratégia que otimiza os processos internos e garante segurança e sigilo das informações do paciente. Isso porque os dados gerados são acessados por senhas individuais e as informações são criptografadas. Ou seja, não há chances de interceptação durante a transmissão.

Além disso, essa prática diminui custos do seu negócio. Afinal, não será mais necessário gastar com impressão de documentos, artigos de escritório e energia elétrica para manter equipamentos em funcionamento. Tudo isso será substituído por laudos online. 

Devido a esses aspectos, a clínica médica consegue ter maior controle das atividades financeiras. Além disso, acompanha os custos gerados, os lucros obtidos e as situações que necessitam de revisão de atividades.

Assim, é possível planejar eficientemente o progresso da clínica médica em prol da sustentabilidade da empresa, ampliar a automatização para outros serviços e alçar voos mais distantes.

2. Aumento da produtividade clínica

Com a informatização dos laudos médicos, ocorrerá o aumento da produtividade clínica. Isso se refletirá em:

  • maior número de solicitações;
  • possibilidades de inserção de novos exames;
  • ampliação da rede de serviços para municípios vizinhos.

Esse processo acontece porque a clínica médica destinará o local de suas atividades e seus profissionais exclusivamente para a realização dos exames e atendimentos dos pacientes. A parte relacionada ao diagnóstico e emissão de laudos ficará a cargo da empresa contratante.

Dessa maneira, a rotatividade dos serviços será maior, pois o local pode ser permutado para outras atividades quando não estiver sendo utilizado para realização de exames, garantindo otimização do espaço que antes estava ocioso.

3. Inserção da mobilidade clínica

A mobilidade clínica é uma inovação que veio para facilitar as condutas médicas e integrar todos os dados do paciente. Ela consiste no uso de dispositivos móveis, como computadores, celulares, tablets e impressoras, por profissionais de saúde. 

O conceito também engloba o prontuário eletrônico, integração de laudos clínicos, teleconsultas e monitoramento remoto do paciente.

Dessa maneira, os dados dos pacientes poderão ser acessados e alimentados por qualquer profissional de saúde que instituir condutas clínicas. Ademais, os resultados dos laudos online poderão ser incorporados a esse sistema.

Esta ferramenta será muito útil para os profissionais que necessitam acompanhar a evolução do estado clínico do paciente por meio dos resultados dos laudos e prever o prognóstico para o paciente.

A compatibilidade do prontuário eletrônico à inserção de laudos online poderá facilitar as atividades realizadas nas clínicas médicas, nos consultórios particulares e até mesmo nos serviços públicos de saúde.

4. Atendimento holístico ao paciente

Esta é outra grande vantagem do processo de automatização de laudos em clínica médica, pois os profissionais de saúde poderão ater-se ao relato dos pacientes.

Uma das reclamações mais comuns de ambas as partes é que os pacientes chegam ao consultório relatando sua queixa e se deparam com o médico envolvido em registrar os problemas no computador e não prestando a devida atenção às palavras do paciente.

Pelo outro lado, os médicos também ressentem devido a essa questão, pois necessitam registrar todos os problemas clínicos no computador e, às vezes, realmente não conseguem captar outras nuances relacionadas ao paciente.

Com a integração dos dados clínicos dentro de um sistema informatizado, é possível dedicar a atenção aos relatos do paciente, visto que as informações já estão no computador e os exames já foram laudados.

Dessa forma, o atendimento se torna integral e holístico e todos os envolvidos são beneficiados com um proposta inteligente, inovadora e humanizada.

5. Praticidade para os pacientes e agilidade na entrega

Ao realizar um exame radiológico, por exemplo, o paciente fica na expectativa pelo diagnóstico e pelas intervenções clínicas que serão geradas. A demora pela entrega dos resultados é uma das questões que mais preocupam os pacientes.

Para os exames de imagem considerados simples, essa demora pode ser de 3 a 5 dias. Porém, esse tempo pode ser maior se o paciente residir em cidades mais distantes. Ou, então, se a clínica tiver poucos profissionais dedicados a essa tarefa. 

Ao automatizar laudos, os resultados podem ser obtidos em até 24 horas ou menos, em casos de regime de urgência. Esse fenômeno ocorre devido ao grande número de profissionais capacitados a emitir os laudos na empresa contratada.

Além disso, devido às ferramentas tecnológicas existentes, é possível obter o resultado em computadores remotos, aplicativos de celular, e-mails ou outros sistemas compatíveis.

Essa praticidade pode ser vantajosa para iniciar as condutas terapêuticas o mais rápido possível e evitar progressão dos problemas clínicos já existentes.

Como começar a automatizar laudos? 

O processo de automatização de laudos em clínicas médicas costuma gerar estranheza por parte dos gestores e dos pacientes atendidos. 

Todavia, esta nova ferramenta tecnológica, se for implantada adequadamente, apresentará resultados clínicos, humanísticos e econômicos para os envolvidos. Isso porque integra as informações clínicas dos pacientes, propicia um atendimento mais humanizado e reduz custos na impressão de documentos.

Agora que você já sabe que o processo de automatização de laudos em clínica médica é uma ferramenta inovadora, comece a analisar as principais propostas das empresas que oferecem esse serviço.

Conheça a TME

A TME – Telemedicina Cardiológica é pioneira na emissão de laudos cardiológicos à distância no Brasil e está há mais de 17 anos no mercado.

Tudo começou quando o cardiologista Dr. Paulo Miranda, enquanto médico e analista de laudos, percebeu a necessidade de automatizar a emissão para otimizar os processos e facilitar o seu trabalho e o de seus colegas.

Desde então, a TME cresceu, foi reconhecida por prêmios internacionais e atende clientes em todos os estados brasileiros.

Em 2018, lançamos nosso software próprio, o Proteus. Essa plataforma exclusiva, livre de panes e erros, traz mais produtividade para a rotina cardiológica dos nossos parceiros.

Além da emissão de laudos à distância, também prestamos serviços de locação e comodato de equipamentos, que oferecem ainda mais vantagens para o seu negócio

Com o comodato, por exemplo, você não se preocupa com nenhum custo inicial e paga apenas pela emissão de laudos à distância. 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe para fazer perguntas, compartilhar suas necessidades e entender como podemos ajudá-lo. Será um prazer atender você! 

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments