15 Vantagens de Adquirir Aparelhos em Comodato!

05 de março de 2021

Toda clínica deseja oferecer serviços de qualidade aos seus pacientes. Mas, às vezes, o custo pode ser bastante elevado. Cada tipo de exame exige a compra de um equipamento específico, e a clínica pode não ter condições de investir. Porém, existe uma boa solução para esse problema: o comodato de equipamentos.

Quando você escolhe adquirir os equipamentos pelo meio convencional (ou seja, a compra), é preciso lidar com uma série de encargos. Entre eles, a manutenção do equipamento, a troca periódica de aparelhos obsoletos e o próprio dinheiro gasto na compra, que poderia ser investido em outras frentes estratégicas do seu negócio. 

No comodato você não se preocupa com nenhum custo inicial e paga apenas de acordo com a demanda. 

A seguir, confira os principais pontos positivos que a sua clínica usufruirá se optar por investir no comodato de equipamentos cardiológicos ao invés da compra.

1. Garantia de suporte no comodato de equipamentos

Ao optar pelo comodato, você não irá simplesmente receber o aparelho emprestado sem saber como utilizá-lo. Você receberá o serviço de suporte da empresa que ofereceu o equipamento.

Dessa forma, é possível tirar todas as suas dúvidas quanto ao uso dos aparelhos por meio de uma equipe especializada. A consequência disso é que o seu consultório oferecerá um serviço de maior qualidade aos pacientes.

Imagine, por exemplo, que você acaba de adquirir um equipamento de ECG por meio do comodato. Não será necessário contratar especialistas para eles te ensinarem a utilizar o aparelho. O treinamento e a consultoria necessários já são oferecidos sem um custo adicional.

Esse suporte também é essencial quando o aparelho apresentar problemas técnicos — afinal de contas, nenhuma máquina está livre disso. Você pode pedir um substituto o mais depressa possível para que os seus serviços não sejam afetados. Isso acaba com a espera interminável pela assistência técnica das fabricantes.

2. Ampliação do portfólio de exames

Que tal se destacar da concorrência e ter um diferencial? As pessoas querem resolver os problemas de forma prática e rápida. Uma maneira de fidelizar os pacientes é oferecer todos os serviços médicos que eles precisam dentro do seu estabelecimento.

Assim, não será necessário encaminhar o paciente para outra clínica para ele realizar os exames solicitados. Isso proporciona maior comodidade, qualidade no atendimento e aumenta a receita da clínica.

É a mesma lógica de diversificação de investimentos. Na sua clínica, você pode ter vários serviços e exames no portfólio, oferecendo o serviço de cardiologia como um diferencial. 

3. Menor custo quando comparado à compra

Sem dúvidas, esse é um dos melhores benefícios quando o assunto é adquirir equipamentos em comodato. A compra pode comprometer boa parte do orçamento e isso prejudica o crescimento da clínica. Especialmente para os profissionais que estão no início da carreira. 

A prática do comodato, além de permitir a oferta de mais exames para os seus pacientes, não pesa tanto no bolso. O custo do investimento é proporcional ao número de exames realizados. Ou seja, varia de acordo com a demanda da clínica. Isso é excelente para manter as finanças sempre equilibradas.

4.  Garantia de qualidade

Muitos profissionais têm medo de adquirir um serviço por meio de comodato por acharem que os equipamentos são velhos ou obsoletos. Se procurar uma empresa séria e que opte sempre por trabalhar com clientes mais exigentes, não há motivo para essa preocupação e você pode confiar na qualidade dos produtos.

Uma empresa que preza pela boa medicina e quer se manter competitiva irá trocar os equipamentos ultrapassados e oferecer as opções mais modernas do mercado. Dessa forma, o seu consultório poderá oferecer serviços de ponta sem se preocupar com os custos de uma nova aquisição.

5. Maior agilidade

Por não se tratar de um processo de compra e venda, o comodato é muito mais simples. Com isso, além de poupar dinheiro, também poupa tempo.

Ao optar pelo comodato de equipamentos, você poderá começar a oferecer os serviços desejados aos pacientes de maneira quase imediata. 

Toda vez que um paciente (que por vezes viajou grandes distâncias) quer pegar seu exame no prazo prometido e não consegue, ele se frustra. Essa experiência negativa do paciente compromete e muito seu serviço.

6. Perfeito para o crescimento da clínica

Muitas vezes pode ser difícil competir com profissionais que já estão no mercado há anos e possuem mais recursos financeiros. Isso é ainda mais desafiador para aqueles que estão chegando agora ou têm suas clínicas em cidades do interior. 

Como o comodato é uma modalidade de aquisição de baixo custo, até mesmo as clínicas iniciantes ou pequenas podem competir com mais igualdade.

7. Conquista pacientes em menos tempo

Pense em como o seu paciente achará excelente poder fazer todos os exames necessários em um só lugar. Ele não precisará se deslocar em nenhum momento, porque a sua clínica já tem tudo o que ele precisa. 

Esse tipo de serviço consegue conquistar as pessoas e até mesmo fidelizá-las. A qualidade do seu atendimento é a melhor propaganda. Para saber mais sobre o tema temos um ótimo artigo com dicas para fazer uma gestão mais eficiente na sua clínica

8. Possibilidade de investir em outras áreas

Como você não precisará tirar dinheiro do capital de giro da clínica para comprar equipamentos, é possível investir em outras áreas

Para aqueles que desejam ampliar o espaço da clínica, o capital pode ser utilizado para alugar novas salas, por exemplo. 

Outra possibilidade é reservar o dinheiro que iria para compra de equipamentos e investir em reformas para um ambiente mais funcional e confortável.

9. Adequação ao fluxo de pacientes

É difícil saber, com precisão, quantos pacientes aparecerão na sua clínica em um determinado período, mas é possível fazer uma estimativa. Baseado nesses números, você pode solicitar mais ou menos aparelhos em comodato. Só é preciso pagar por um serviço se ele for realmente necessário.

Você também pode determinar em quais dias da semana aquele aparelho será usado e se comprometer a devolvê-lo em perfeito estado na data que for acordada. 

10. O comodato de equipamentos é melhor que alugar

As vantagens financeiras do comodato são inúmeras. Como já visto, ele é um tipo especial de empréstimo. A diferença principal entre essa forma e o aluguel é que o comodato é gratuito, mesmo tendo algumas obrigações a serem seguidas por quem usa o serviço.

Com isso, você pode economizar o dinheiro que seria investido no aluguel de equipamentos médicos para sua clínica. E, dependendo da quantidade de aparelhos que você precisar, a economia proporcionada pelo comodato de equipamentos é significativa.

11. Benefícios em várias frentes

Uma das vantagens de usar o comodato em sua clínica é a possibilidade de ter acesso a uma plataforma completa de especialidades tanto para enviar como para fazer laudos. Com essa prática, você terá acesso a uma série de especialistas.

Entenda como funciona o comodato de equipamentos cardiológicos na telemedicina.

12. Sem contratação de médicos especialistas 

Uma grande vantagem do comodato é que você e a sua clínica não precisarão contratar médicos especialistas. Isso porque a prática dá ao cliente  as vantagens da telemedicina e do laudo digital. Nesses quesitos, a TME – Telemedicina Cardiológica é uma das pioneiras.

Como esses documentos são feitos remotamente, não é necessária a contratação de uma equipe de especialistas para a sua clínica. Esse ponto também elimina custos com salários e benefícios para os possíveis funcionários.

A TME tem mais de 17 anos de know-how no mercado e está à inteira disposição para potencializar seu negócio com expertise ímpar de cardiologistas especialistas em Telecardiologia.

13. Aliado da telemedicina

A telemedicina é uma grande vantagem para as clínicas médicas e outros estabelecimentos de saúde. Junto ao comodato de equipamentos, você terá um combo imbatível para o sucesso da sua clínica.

Até porque, com a telemedicina e laudos feitos a distância, é possível ter acesso à segunda opinião de especialistas de qualquer lugar do mundo. Além disso, a terceirização dos laudos proporciona mais uma série de vantagens para o seu negócio, incluindo a redução de custos

14. Suporte e treinamento ímpar no mercado

O CAD é a nossa Central de Atendimento e Distribuição. Tem por propósito realizar o atendimento de todos os clientes que nos enviam exames. Eles são a ponte entre a sua clínica e nossos médicos analistas especializados na emissão de laudos.

Essa equipe tem mais de 10 anos de experiência para te auxiliar em todas as dúvidas em relação à nossa plataforma online ou em casos de pane ou erros. 

15. Variedade de equipamentos disponíveis

Nos dias de hoje, várias especialidades médicas são contempladas pela prática de comodato. Além disso, ela está disponível para qualquer lugar do Brasil. Algumas das áreas contempladas são a neurologia, pneumologia e cardiologia. 

O comodato de equipamentos cardiológicos é a prioridade da TME. Nessa modalidade, os equipamentos disponíveis são: 

  • o eletrocardiograma (ECG), considerado um procedimento de rotina nos check ups, ele monitora o funcionamento do coração;
  • o holter, um aparelho compacto e leve que consegue ampliar o monitoramento do eletrocardiograma por pelo menos 24 horas;
  • o MAPA, referência na monitoração ambulatorial da pressão arterial em 24 horas.

A TME trabalha com as melhores marcas e tecnologias do mercado de Telecardiologia. 

Portanto, se você chegou até aqui, já deve ter entendido que os benefícios que você colherá por meio do comodato de equipamentos são:

  • mais saúde para as pessoas atendidas no seu consultório;
  • mais pacientes;
  • menos despesas;
  • maiores possibilidades de crescimento;
  • redução do impacto com a concorrência e muito mais!

O principal é encontrar uma empresa que tenha compromisso com o cliente e saiba oferecer equipamentos e serviços de qualidade. Assim, você evitará problemas desnecessários no futuro. 

Para tirar suas dúvidas e entender como começar a usufruir dessas vantagens na sua clínica por meio do comodato de equipamentos, entre em contato conosco! Estamos à disposição para conversar. 

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments