Como Ter Mais Pacientes na sua Clínica: 7 Boas Estratégias!

15 de março de 2021

Todo empreendedor sabe o quão difícil é fazer o seu negócio crescer. E com clínicas médicas a situação não é diferente. Quando o assunto é fazer sua clínica crescer, cada profissional tem uma receita.

Se você já tentou fazer sua clínica crescer e ter mais pacientes, com certeza, se lembrou de centenas de conselhos que já escutou dos seus professores e de profissionais mais experientes no mercado. Mas na prática esses conselhos não funcionam ou não fazem o menor sentido.

Existe quem acredita que para ter uma agenda cheia é preciso investir altas quantias. Enquanto outros dedicam um tempo enorme pensando em como fazer esse crescimento acontecer, mas não chegam a lugar nenhum. O certo é que esse é um ponto que tira o sono de vários proprietários de clínicas.

A primeira coisa a se entender é que os tempos são outros, e que as receitas do passado já não vão funcionar da mesma forma que antes. A percepção e o papel do consumidor mudaram drasticamente, principalmente com a popularização da internet. Ela deu voz às pessoas, e isso acabou transformando a forma como se relacionam com as empresas. 

Os tempos podem ser novos, mas a pergunta “como fazer a clínica crescer com previsibilidade, segurança e tecnologia?” ainda continua. Felizmente, essa dúvida não é única. E o médico e autor Raphael Trotta conseguiu responder essa dúvida em seu livro “Clínicas Digitais”.

O mundo está ficando cada vez mais digital, e isso transforma as relações humanas e as formas de consumo de serviços. E a área da saúde não escapou dessa mudança. 

As chamadas Clínicas Digitais são as que estão preparadas para aproveitar as oportunidades que se abrem vindas com todo esse avanço tecnológico e mudanças no mercado. São elas que estão tendo cada vez mais espaço e tendo vários pacientes cada vez mais fiéis aos seus serviços.

Muitas vezes, as clínicas tradicionais competem com as digitais de uma forma injusta. Isso porque as primeiras não entendem o motivo da diminuição de pacientes e correm o risco de fechar as portas por não enxergarem o crescimento da concorrência.

Se você viu que talvez sua clínica está com o pensamento de mercado antigo, o livro de Trotta irá te ajudar. Para você ter uma noção melhor, veja esse vídeo do próprio autor explicando sobre NPS, que é um parâmetro de qualidade para ser implantado na sua clínica.

Avaliação inicial

Assim como a maioria das coisas na vida, para conseguir consertar um problema é preciso admitir que você o tem. Antigamente, não existiam muitas opções de serviços e produtos, incluindo clínicas médicas. Então, se alguém precisasse fazer um exame, consulta ou tratamento ela sempre ia no mesmo lugar. 

Ou seja, o desafio de atrair pacientes era quase nulo. Visto que bastava ele precisar de um serviço e o lugar oferecer um serviço satisfatório e estar bem localizado que o paciente já é fidelizado.

Contudo, o mercado não parou no tempo e mais profissionais e clínicas de saúde começaram a se formar e surgir. Desde então ficou claro que é preciso investir em diferenciais para atrair pacientes.

Nessa avaliação inicial o ponto é focar na chamada experiência do usuário, ou no caso, paciente. É importante levar em consideração todas as interações das pessoas com a clínica. Indo desde a divulgação, agendamento de consultas até o atendimento.

Depois disso feito responda essas perguntas para ver qual a situação da sua clínica.

  1. Como está a qualidade do atendimento médico?
  2. O atendimento na recepção está bom?
  3. A infraestrutura da clínica está em bom estado?
  4. Existem reclamações que deixam o paciente menos satisfeito?

7 Estratégias para ter mais clientes na sua clínica!

Com a avaliação inicial feita é preciso identificar quais os pontos de atenção que devem ser modificados para melhor os serviços oferecidos pela sua clínica.

Uma das principais coisas é marcar presença onde o seu público-alvo está, ou seja, a internet. De acordo com dados do IBGE, 74,9% dos brasileiros estão conectados. O que faz com que a internet seja um lugar de grandes oportunidades para as empresas.

E para alcançar mais pacientes e fidelizá-los, mesmo que sua clínica seja um pouco longe, siga essas dicas.

1 – Invista no marketing

A máxima é verdadeira: quem não é visto, não é lembrado. E no caso de serviços de saúde o melhor é ser visto no momento certo. Segundo uma pesquisa do Doctoralia, 92% dos brasileiros buscam informações de saúde na internet.

Felizmente, com as ferramentas disponíveis atualmente é possível que sua clínica apareça no momento exato em que seu potencial cliente está procurando os serviços online.

Isso é um dos motivos pelos quais as clínicas estão investindo cada vez mais em ações de marketing digital.

2 – Site profissional responsivo e otimizado 

Nessa busca pelos serviços online, seu potencial cliente irá ver o seu site. Ele é como se fosse um escritório virtual onde informações importantes sobre a clínica são apresentadas. 

Algumas das coisas que podem ser encontradas em um site institucional são: a localização, formas de contato, serviços oferecidos, missão, história e valores. Mas o site só será eficiente se o seu potencial cliente puder achá-lo facilmente no mecanismo de busca que ele estiver usando.

Por conta disso, faz sentido seguir um conjunto de técnicas conhecido como SEO, Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Usar URLs curtas e palavras-chave são algumas das coisas que podem ser feitas para que seu site fique melhor ranqueado. Isso fará com que ele apareça entre as primeiras posições em uma busca orgânica.

3 – Crie uma conta no Google Meu Negócio

Quando as pessoas buscam por algum produto ou serviço, elas têm sugestões de lugares. No geral, o Google mostra os lugares mais próximos levando em consideração a localização do dispositivo que fez a busca.

E quanto mais avaliações e informações a respeito do lugar, mais bem posicionado ele aparece. Por isso que sua clínica ter um Google Meu Negócio é bom para manter seus possíveis pacientes com informações importantes.

4 – Tenha redes sociais

Parece improvável que nos dias de hoje existam pessoas e negócios que não tenham rede social, mas existe. Então se sua clínica ainda for um desses negócios que não tem presença nas redes sociais, essa é a hora de mudar isso.

Estar presente nas redes é tão importante que as principais delas, como Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, já tem opções de páginas específicas para empresas.

Além de dar mais força a imagem da sua clínica, as redes sociais são uma forma de atender os pacientes, informar sobre as atividades e alcançar potenciais clientes.

5 – Fazer anúncios no Google

Toda essa presença online te dá a possibilidade de fazer campanhas de anúncios. Com uma boa estratégia de marketing você combina mídia orgânica com mídia paga. Isso vai fazer com que seu alcance seja ainda maior.

Ou seja, investir em anúncios faz com que mais pessoas vejam sua clínica, saibam os serviços que ela oferece, e se interessem em se tornarem pacientes.

6 – Fazer ações pós-atendimento

Feito tudo isso é possível que vários pacientes novos vão até sua clínica. Mas ações online não são a única maneira de ganhar novos pacientes. Depois de conquistar esse paciente é preciso fidelizá-lo aos seus serviços.

Se o paciente tiver uma boa experiência, é provável que ele volte à sua clínica quando precisar do serviço de novo. Conseguir essa fidelidade do paciente pode ser uma coisa difícil.

Para fazer isso, algumas ações para mostrar que o paciente não é somente um número para sua clínica ajudam bastante. Coisas como enviar cartões virtuais de aniversário, fazer pesquisas de satisfação e pedir a opinião do cliente na hora de inovar.

7 – Aumentar o uso da telemedicina 

Uma outra forma de ganhar mais clientes é oferecer uma variedade maior de exames. Mesmo se sua clínica tiver uma equipe pequena é possível fazer essa ampliação dos exames que são oferecidos. Isso é feito tendo uma parceria com uma empresa de telemedicina.

Essa empresa emitirá laudos a distância. Eles são uma opção inteligente para liberar a necessidade de especialistas no local e diminuir a receita necessária para mantê-los. E nisso a TME pode ajudar sua clínica.

Atrair e fidelizar o paciente não é uma tarefa fácil e precisa sempre estar de olho nas novidades. Por isso, a TME está gravando uma série de vídeos para ajudar a alavancar a gestão e ter mais sucesso nas clínicas e consultórios. Então fique ligado no nosso canal do YouTube.

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments