10 dicas para realizar o planejamento estratégico da sua clínica em 2023

08 de novembro de 2022

Planejamento estratégico 2023: 10 dicas para sua otimizar sua clínica

Se você ainda não começou, não perca mais tempo! O planejamento estratégico de 2023 já deve sair do papel agora! Quanto antes você planejar as estratégias para o próximo ano da sua clínica, melhor! Afinal, é sempre bom começar com alguns projetos já encaminhados para que o próximo ciclo seja ainda mais proveitoso!

Para te ajudar nessa questão, criamos uma lista com 10 dicas para você montar um planejamento estratégico para 2023. Simples e eficientes, elas vão revolucionar a forma com que sua clínica atende os pacientes! Elas também podem te ajudar a ter um ano com lucros mais atrativos, assim você consegue mais investimentos para focar no que realmente importa, o crescimento do seu negócio de saúde.

Vamos lá?

01. Analise o desempenho de 2022 para montar o planejamento de 2023

O primeiro passo para criar o planejamento de 2023 é identificar os problemas e evoluções que sua clínica apresentou no ano que passou. Por exemplo, um relatório com todos os resultados é essencial para encontrar pontos de melhoria. Você conhece a análise SWOT? Ela também é conhecida como FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), com essa ferramenta você consegue avaliar os serviços oferecidos de forma mais eficaz, conforme o mercado do seu negócio. 

Quando você analisa os pontos fortes, consegue compreender o que deve aperfeiçoar para manter o padrão de qualidade de forma ainda mais eficaz. Já quando você analisa os pontos fracos, você consegue uma visão sobre como reformular as estratégias que não estão dando certo. Todo detalhe é importante!

02. Elabore novas projeções no planejamento estratégico!

O resultado da primeira dica pode ajudar muito na segunda! Para um bom planejamento estratégico em 2023 da sua clínica é muito importante que você defina o quanto espera de crescimento. Nesse sentido, esse ponto pode ajudar a pensar nos futuros investimentos em equipe ou estrutura para receber os seus pacientes. Por fim, são essas projeções que indicam onde economizar e onde investir para um crescimento maior!

03. Invista em modernização

O mercado está em constante evolução. Ou seja, para se manter no topo, você deve ter um olhar sempre atualizado em relação aos avanços da tecnologia. Use o relatório do ano que passou para buscar otimização para sua gestão. Equipamentos e processos podem ser atualizados e até adquiridos em parcerias com empresas terceirizadas.

Já pensou em migrar para uma central de laudos à distância

04. Escute seus pacientes

Você sabe o que as pessoas atendidas em sua clínica tem a dizer sobre seu trabalho? Ouvir os seus pacientes te ajuda a entender os pontos fortes e pontos fracos do seu atendimento. Aliás, o interesse na opinião dos seus pacientes é uma ótima maneira de mostrar o quanto se você se importa com eles, do começo ao pós-atendimento.

Essa preocupação faz com que eles tenham em mente a sua clínica como referência, podendo retornar quando necessário e até indicá-la para outras pessoas. Fazer questionários e pesquisas é uma ótima opção para te ajudar nesse quesito!

05. Ouça também os seus colaboradores!

O corpo clínico de uma unidade de saúde é um time. Dessa forma, estar em sincronia é muito importante! Ouça cada um dos seus colaboradores para identificar os pontos positivos e negativos, isso também te ajuda a ter uma visão interna da situação.

Com uma equipe alinhada, o ambiente cresce por conta do benefício em comum e as metas ficam mais próximas de todos.

06. Elabore novas diretrizes organizacionais

Definir os papéis dos colaboradores no próximo ano é muito importante. Afinal, é assim que você consegue estabelecer onde cada um pode colaborar de forma mais eficiente na instituição. Por exemplo, você pode repensar suas diretrizes de recepção para buscar formas de proporcionar processos mais humanizados aos seus pacientes. 

Como seus colaboradores podem ajudar nisso para o planejamento estratégico de 2023?

07. Busque otimização de espaço

Analisando o rendimento da sua clínica, você já sabe onde serão depositados os próximos investimentos? Uma análise da sua estrutura indica onde você deve fazer melhorias e em quais novos equipamentos você deve investir, por exemplo. Já pensou em alugar equipamentos ao invés de comprá-los?

aluguel e o comodato trazem diversos benefícios para sua clínica, um deles é economia.

08. Avalie a necessidade de terceirização 

Muitas vezes, uma clínica de menor porte acaba não tendo estrutura para alguns tipos de serviço. E está tudo bem! Hoje em dia existem diversas empresas que prestam serviços terceirizados que podem acrescentar qualidade no seu atendimento. Serviços terceirizados geram economia de espaço e dinheiro.

Da mesma forma, também garantem uma equipe de especialistas focada em fornecer exames e laudos para seus pacientes.

09. Observe a concorrência

O grande objetivo de uma instituição de saúde é cuidar dos pacientes, mas, mesmo assim, ela ainda é um negócio. Afinal, entender como anda o mercado é a melhor maneira de medir o quanto sua estrutura está atualizada, ou não. Pensando nisso, é importante analisar formas de se manter atualizado, mesmo quando novos equipamentos não cabem no orçamento.

O serviço de comodato é uma saída nessas situações. Sua clínica recebe dispositivos atualizados e você economiza, já que não existe alto investimento.

10. Pesquise parcerias que elevem sua clínica para um novo patamar!

Você já pensou em investir em telemedicina? Isso te dá acesso a um processo de trabalho digital com seus pacientes. Troca de informações e análises de resultado à distância são apenas algumas das vantagens desse tipo de atuação. Existem empresas especializadas em implantar a telemedicina em clínicas de todos os tamanhos.

TME – TelemedicinaCardiológica é um exemplo. Uma empresa pioneira em emissão de laudos à distância, que atua há mais de uma década ao lado de instituições hospitalares. Essas parcerias rendem acesso rápido à exames essenciais e equipamentos sempre atualizados. E claro, trazendo mais economia para seu negócio!

Ficou alguma dúvida sobre a montar o planejamento estratégico de 2023 no seu negócio de saúde? Então entre em contato e converse conosco, nossa equipe de especialistas está pronta para te ajudar!

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments