Quer saber quais são as tendências para área da saúde? Clique aqui!

08 de setembro de 2016

Nos próximos anos, milhares de pacientes terão as suas primeiras consultas por vídeo, receberão suas prescrições médicas por meio de aplicativos voltados para a área da saúde e terão seus smartphones utilizados como ferramentas complementares de diagnóstico.

Com esses e outros avanços, novos desafios já se fazem presentes como o gerenciamento das ferramentas e equipamentos empregados a favor do bem-estar do paciente e o corte de custos, sem perder a qualidade dos serviços ofertados.

Como resultado de todo esse desenvolvimento e inovação, algumas tendências veem se destacando e é sobre elas que falaremos no texto de hoje!

Smartphones, aplicativos e wearables

No mundo de hoje, com a crescente onda tecnológica manter a saúde em dia ficou mais fácil. Smartphones, aplicativos e wearables (tecnologias para vestir, ex.: relógios inteligentes) que ajudam na análise de pressão arterial, atividades físicas e alimentação saudável, tornaram-se praticamente onipresentes.

No entanto, essas ferramentas são apenas algumas das tendências voltadas para a área da saúde. Com objetos cada vez mais sofisticados, a capacitação dos pacientes no monitoramento do próprio corpo é uma excelente maneira de autoconscientização e uma rica fonte de informações para os profissionais da área.

Big Data

Com o volumoso acúmulo de dados oriundos do Big Data, há também um grande impacto positivo na saúde da população. O acesso e aproveitamento dessas informações permite que médicos e pesquisadores compreendam melhor as doenças, aloquem recursos para a obtenção de tratamentos mais eficazes, consigam identificar índices epidemiológicos de uma determinada população mais rapidamente e propor mudanças, entre outros.

Armazenamento em nuvem na área da saúde

Para os pesquisadores, a tecnologia de armazenamento em nuvem fará com que as grandes quantidades de dados de saúde sejam de fácil acesso e análise, o que facilitará a inovação e avanço.

Para os médicos e pacientes, a transição dos registros médicos do papel para os meios digitais e, em seguida, o armazenamento deles na nuvem, melhorará as necessidades diárias da comunidade médica. Entre os benefícios estão a racionalização de faturamento, acesso dos pacientes às suas informações, maior engajamento e a gênese de médicos com uma imagem e histórico mais completos dos pacientes.

Privacidade e Segurança

A desvantagem para o acesso a informações de saúde em um ambiente on-line é que ele abre a porta para determinadas questões de segurança. Como os dados podem ser acessados de qualquer dispositivo em qualquer local, medidas precisam ser tomadas para garantir que eles sejam restritos àqueles que são especificamente autorizados a vê-los.

Essa tendência implica no uso de senhas junto a outros processos de verificação, proteção contra vírus, malwares e outros ataques maliciosos. Bem como a utilização de um firewall e outros sistemas de alerta de segurança, que notificam os administradores sobre quaisquer problemas que possam comprometer a integridade da informação.

Telemedicina

A origem da palavra telemedicina vem da Grécia que significa “distância” e é o mesmo termo usado na formação de palavras como telefone e televisão, por exemplo. Assim, ela abrange toda a prática médica que é feita à distância, independentemente do objeto utilizado para que ocorra essa interação.

A telemedicina permite que os pacientes conectem-se com os médicos por meio de dispositivos móveis e videochats, uma tendência que está ganhando cada vez mais força.

Com isso, as interações entre médicos e pacientes se tornarão mais frequentes e se expandirão não apenas em nossas casas, mas também em áreas remotas, onde o atendimento e acesso a serviços da área de saúde são escassos.

Impressão 3D

Com o surgimento e avanço da tecnologia de impressão 3D, diversas áreas passaram a usufruir desse mecanismo e empregá-la na produção de diversos objetos e equipamentos. A área da saúde não ficou de fora e a utilização dessa inovação para fins médicos tem se tornado mais clara.

Cada vez mais acessível, ela revolucionará a fabricação de dispositivos e instrumentos cirúrgicos, membros protéticos, modelagem de fluidos, criação de tecidos, entre outros. Isso beneficia a todos, principalmente, os pacientes.

Locação de equipamentos

Oferecer um serviço de qualidade que atenda às necessidades de todos os pacientes soa como um alto investimento na compra de equipamentos e oferecimento de serviços específicos. Porém, uma nova tendência consiste na locação desses equipamentos médicos, sendo muito vantajosa para o profissional de saúde.

Ela se torna uma ótima solução na ampliação dos serviços clínicos e na prestação deles de forma rápida, gerando mais lucros para a instituição. Uma vez que não há custo de implantação, os equipamentos são modernos e de alta qualidade e existe uma grande disponibilidade desses instrumentos no mercado, acarretando na preservação de capital para aplicação em outros ramos da área da saúde.

Laudo à distância

Outra tendência que tem ganhado cada vez mais espaço na área da saúde são os laudos à distância. Eles nada mais são que os resultados de exames específicos avaliados por médicos especialistas e que podem ser acessados por diversos aparelhos eletrônicos.
Para as clínicas ou consultórios que contam com uma alta demanda de exames, os laudos à distância são um ótimo custo-benefício, pois além da agilidade de entrega, há também o suporte da empresa contratada e a satisfação do paciente.

Nanotecnologia

As tendências tecnológicas não são apenas destinadas para salvar vidas, mas também para quebrar e ultrapassar fronteiras que antes eram inimagináveis.

A nanotecnologia está se tornando cada vez mais usada nos procedimentos médicos, como é o caso dos estudos do médico Raul Maranhão, que utiliza de partículas artificiais de colesterol para o tratamento de cânceres.

Em outros casos, nanorobôs são projetados para entrar no corpo humano e deixar medicamentos em locais específicos ou realizar operações precisas, como limpar artérias obstruídas.

Estas descobertas e ferramentas de ponta permitem o acesso a regiões do organismo — que não são tão conhecidas — de maneira não invasiva e promova um tratamento mais eficaz, abre novos espectros da ciência e da compreensão humana.

Estamos vivendo tempos em que a tecnologia e os mais diversos avanços estão transformando todos os aspectos da forma como vivemos. Talvez a nenhum setor seja mais importante e necessário essas transformações que para a área da saúde.

Como a indústria visa alavancar tendências que aumentem o acesso à informação, que conduza melhores resultados de pacientes e que desbloqueie mistérios escondidos à vista de todos, é importante ter conhecimento sobre elas e se preparar para os desafios oriundos das mesmas.

Esperamos que esse artigo te coloque a par dessas tendências e te inspire a procurar soluções para o bem-estar de todos os seus pacientes. Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem atualizados sobre a área da saúde!

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments