Gestão de clínica médica: você está fazendo certo?
07 de agosto de 2024 Por TMEBR'
A gestão de clínica médica é uma das bases mais importantes de qualquer instituição de saúde. Uma boa administração exige planejamento, organização e esforço. Afinal, o fluxo de pacientes, dados e informações é diário e constante.
Além disso, também é de extrema importância que exista um acompanhamento especial nas questões administrativas e na agenda da clínica. Caso contrário, os processos cotidianos de atendimento se tornam caóticos e a qualidade da assistência oferecida é prejudicada.
Portanto, uma clínica exige uma gestão atenta a todo e qualquer detalhe que aconteça, desde o contato inicial com o paciente até o controle de gastos e investimentos. O impacto positivo de uma boa administração médica traz ganhos e crescimento a longo prazo.
Porém, como fazer isso? Quais são as atividades e avaliações que um gestor não pode esquecer? Iremos explicar tudo neste material. Continue lendo e confira!
6 maneiras de aprimorar a gestão de clínica médica
Existem pontos essenciais que não podem ficar de fora do “radar” das equipes que administram instituições de saúde. A atenção a esses fatores permite que seja possível evitar danos, aprimorar a qualidade do atendimento e fazer com que o local se torne um bom ambiente de trabalho para os funcionários. Veja o que orientamos a respeito do assunto:
1. Comunicação humanizada com o paciente
Serviços de saúde precisam ser baseados no acolhimento humanizado. Por isso, a comunicação empática com o paciente é a base de uma gestão de clínica médica de sucesso.
Ouvir o seu público é essencial, como em uma pesquisa de satisfação, que pode apontar o que deve ser melhorado, de acordo com o olhar de quem frequenta e vive a experiência de ser atendido na sua empresa. Com um questionário de até cinco perguntas bem elaboradas, você já consegue medir o que pode ser alterado.
A presença nas redes sociais também é de grande importância para as clínicas que buscam um contato mais próximo das pessoas. Além disso, essas plataformas são ótimas para divulgar seus serviços, a fim de atrair novos pacientes.
Quanto mais formas de contato, outras portas estarão abertas para conversar com quem busca seus atendimentos. Então, tenha estrutura para receber mensagens via SMS, e-mail, WhatsApp, chat e contatos das redes sociais.
Uma boa comunicação gera confiança e fidelidade com os pacientes. Isto é, eles voltam e recomendam para novas pessoas, tornando-se o que o marketing chama de “promotores da marca”.
2. Digitalização da clínica
Organizar os dados do paciente de forma segura e prática é essencial. Por exemplo, laudos médicos, históricos e prontuários precisam estar armazenados por, no mínimo, 20 anos, de acordo com as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Com esse material guardado digitalmente, por meio do prontuário eletrônico, você evita o uso de espaço ocupado por papéis e garante informações de fácil acesso para os médicos. Inclusive, busque também uma gestão voltada para o arquivamento dos dados inerentes aos funcionários, o que ajuda nos trâmites de Recursos Humanos.
Outra dica importante é a centralização tecnológica da sua clínica médica. Estamos falando de uma visão sistêmica sobre tudo que garante um contato constante com inovações. Isso facilita o atendimento e o agendamento de consultas. A organização é essencial para o funcionamento de um estabelecimento com grande fluxo de dados.
Ter uma agenda bem ordenada também é fundamental. Portanto, invista em agendamento online, em que os pacientes podem marcar seus próprios horários em uma plataforma virtual. Isso promove praticidade ao público e faz com que seus colaboradores tenham mais tempo para focar em outras demandas.
Leia também: Veja como otimizar a gestão da sua clínica cardiológica
3. Gestão de clínica médica envolve os aspectos financeiros
Uma clínica médica também é uma empresa. Primeiramente, o crescimento começa com a consciência de que é preciso buscar alta performance, estratégia e metrificação. Tudo alinhado para potencializar o valor entregue ao paciente.
É muito importante não misturar os rendimentos pessoais com as finanças da instituição. Esse é um erro bem comum em negócios menores e familiares. Afinal, como alcançar uma boa gestão financeira?
Primeiro, busque conhecimento. Estude sobre finanças e administração, trace metas e defina objetivos realistas. Conheça também o cenário onde sua clínica está incluída, assim como as necessidades do seu público-alvo, quais problemas dos pacientes podem ser resolvidos e como você se encaixa nisso.
O uso de tecnologia é um caminho muito promissor. Sobretudo, procure dispositivos e treinamentos que ajudem a acompanhar o fluxo de caixa e o capital de giro. Existem diversas empresas capacitadas para auxiliar na gestão financeira da sua clínica médica.
Vamos aprender mais sobre gestão de clínica médica?
Esperamos que este material contribua com seus trabalhos para aprimorar a gestão de clínica médica da sua instituição de saúde. Na TME, estamos sempre atentos ao assunto para ajudar nossos parceiros.
Caso queira saber mais sobre nossa atuação e como podemos auxiliar na otimização do seu negócio, com serviços de telemedicina cardiológica, entre em contato e solucione todas as suas dúvidas.