4 Tendências da Telemedicina que transformam a Saúde

29 de março de 2018

O investimento em Tecnologia da informação vem se tornando um fator de forte concorrência no círculo empresarial. Os meios de comunicação estão se tornando decisivos em ambientes em que há vários setores funcionando ao mesmo tempo, como é o caso de clínicas e hospitais. 

A forma de se comunicar é reconhecida como fonte importante de avaliação para os consumidores. Dispor de meios digitais que acelerem processos influi muito na decisão de homens e mulheres na procura por serviços que atendam suas necessidades.  

A implementação de mecanismos que levem mais funcionalidade e versatilidade juntamente com a internet, às várias atividades que ocorrem em um hospital, é fundamental para que o mesmo consiga se manter de pé. 

Não se trata de uma organização pouco complexa, pelo contrário, os hospitais são rodeados por processos e procedimentos nos setores de assistência e administração. Sendo assim, precisam de integração para potencializar a precisão e eficiência no atendimento aos pacientes.

Podemos dizer que a Telemedicina em si, já é uma tendência tecnológica que traz revoluções ao âmbito da saúde, pois se trata de tecnologia desenvolvida para facilitar a comunicação entre profissionais atuantes, tanto mais fornecer auxílio e treinamento. 

Impulsionada pela demanda progressiva de consumidores que buscam por cuidados com custo mais acessível, a Telemedicina vem crescendo em inúmeras regiões tanto urbanas quanto rurais, pelo poder de acesso que ela possibilita.

Qualquer ambiente hospitalar pode ser transformado com o auxílio da Telemedicina. Vejamos algumas tendências que trazem melhorias aos trabalhos realizados, ao funcionamento e aos pacientes.

4 Tendências da Telemedicina que transformam a Saúde - TME - Telemedicina Cardiológica

1 – Viabiliza estratégia de negócio 

A Telemedicina permite que o ambiente médico possa ser remodelado. Isso significa que sua adoção faz com que não haja a necessidade de uma equipe de analistas dentro do hospital ou mesmo que haja um espaço específico para análises de laudos.

Tudo é feito à distância e há formas de os profissionais interagirem, além de possibilitar que os exames necessários ao paciente possam ser feitos dentro da clínica sem haver a necessidade dele se locomover e fazer os exames no seu concorrente. 

Com laudos que são fornecidos em até 24 horas, e armazenação em nuvem dos dados do paciente, é possível uma maior produtividade no trabalho e mais economia de tempo para a realização de atividades complementares. 

2 –  Fácil implementação

Os serviços de laudo à distância podem ser implantados em um dia, após a chegada dos equipamentos que permitem integração com a internet. 

O treinamento acontece por via remota para garantir que não haja maiores transtornos.

Como sendo uma tecnologia atuante no meio profissional, os equipamentos são de fácil manuseio e adaptação, não havendo necessidade de conhecimento técnico para tal. 

3 – Custo

Os custos da Telemedicina são mínimos se comparados aos benefícios que são gerados. 

Há formas de obter os equipamentos via Comodato e Locação, assim, é possível fazer economia no gasto de equipamentos que na maioria das vezes são muito caros e que necessitam ser atualizados de dois em dois anos.  

4 – Beneficia áreas remotas

As áreas remotas, com difícil acesso a especialistas, já que os mesmos se encontram escassos nessas regiões, tem a chance de poderem acessar o serviço bastando que a clínica tenha acesso à internet. 

Isso representa um grande avanço às comunidades que apresentam carências de recursos financeiros, pois torna dispensável a ida a um centro urbano distante. 

A implementação da Telemedicina provoca mudanças positivas nos processos organizacionais culminando em uma maior qualidade de vida à população. 

Conclusão 

Optar por vias alternativas, que ao mesmo tempo trazem novidades e qualidade ao trabalho e demais envolvidos, é uma grande estratégia dos donos de hospitais. 

A tecnologia está a serviço de favorecer as pessoas e deve ser usada com inteligência e mente aberta. 

Como tal, a Telemedicina tem um forte potencial. Nas regiões onde atua, os índices de mortalidade são neutralizados a olhos vistos. 

Aposte na Telemedicina hoje, não deixe para depois e saia na frente da concorrência.  

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments