8 Empresas de Telemedicina no Brasil

08 de abril de 2021

Os tempos mudaram drasticamente no último ano. Com a pandemia, praticamente todas as áreas tiveram que se reinventar ou foram forçadas a se atualizarem. A área da saúde não foi diferente e também teve que se adaptar. Como vimos por exemplo, as plataformas de telemedicina ganharam mais destaque no mercado.

Cada vez mais médicos especialistas, clínicas, hospitais e consultórios estão buscando a ajuda de empresas especializadas na realização de exames de diagnósticos de forma remota.

Usando a telemedicina, os médicos, o hospital ou a clínica podem ter uma produtividade maior além de conseguir emitir laudos de uma forma mais ágil e com menos custos.

No entanto, se engana quem pensa que as empresas de telemedicina são uma coisa nova. Elas estão em atuação no Brasil desde os anos 1990. De certa forma elas começaram as redes de comunicação a distância. Nessa época, o setor privado de saúde também começou a oferecer monitoramento cardíaco de uma forma remota.

A criação das empresas de telemedicina aconteceu para que elas atuassem na prestação de serviços ligados à saúde. E um dos principais ramos que ela atua é na realização de exames de diagnósticos de uma maneira totalmente online e remota.

Conforme a tecnologia foi avançando, a partir dos anos 2000, além de se ter novos recursos disponíveis no mercado, foi nessa época em que começou o compartilhamento virtual através da nuvem. Com essa possibilidade de compartilhamento ficou ainda mais viável a troca de informações para que laudos médicos fossem emitidos.

A partir daí começaram a ser criadas várias plataformas para a utilização da telemedicina. Tanto que, a emissão de laudos a distância é atualmente o maior ramo no segmento da telemedicina.

Como a telemedicina funciona

A telemedicina atua em três frentes principais. A teleassistência, a teleducação e a emissão de laudos a distância.

A teleassistência é a monitoração do paciente em sua própria casa ou no centro de saúde local por um médico que vai se comunicando com outros profissionais à distância. Esse tipo é o ideal para se ter uma segunda opinião com especialista em todo o país. Principalmente nas situações de emergência.

A teleducação tem como foco o profissional de saúde que não está nos grandes centros urbanos. Usando a telemedicina é possível que eles sejam capacitados e fiquem sempre atualizados através de videoconferências, programas de reciclagem e seminários.

Já a emissão de laudos a distância é o ramo da telemedicina que mais cresce no país. Nessa prática, os exames feitos em qualquer lugar do mundo podem ser laudados por especialistas de centros de referência e enviados via internet. Depois de serem avaliados, os especialistas emitem laudos.

As empresas de telemedicina atuam prestando serviços principalmente para as instituições de saúde que fazem exames de diagnóstico. Até porque o ramo da emissão de laudos a distância é a vertente com mais abrangência no segmento. 

Vantagens da telemedicina

O setor de saúde viu as empresas de telemedicina ganharem espaço e contribuírem de várias formas para a otimização da gestão médica. Algumas vantagens da telemedicina são:

– Agilidade na emissão de laudos

– Diminuição de custo

– Aumento da produtividade

Empresas no país

Atualmente o mercado tem um grande número de opções de empresas de telemedicina. Cada uma delas oferece um tipo de serviço de emissão de laudos online de maneiras diferentes. Por isso é importante que se faça uma pesquisa e saiba quais são as melhores empresas e quais os serviços oferecidos por elas. Mostramos algumas.

1 – TME

A TME tem mais de 16 anos no mercado nacional. Ela é a pioneira na emissão de laudos cardiológicos a distância. A empresa foi fundada em 2004 com o objetivo de fornecer laudos em escala com uma maior eficiência e personalização. Com isso, a TME promove uma maior qualidade ao funcionamento dos consultórios, clínicas e hospitais.

2 – Conexa Saúde

A Conexa Saúde é a maior plataforma de telemedicina da América Latina. Ela tem um sistema ágil de agendamento, acompanhamento do paciente, prontuário eletrônico integrado e receituário digital.

A empresa tem como objetivo democratizar o acesso à saúde em todo o país. A Conexa Saúde quer conectar pacientes e médicos através das melhores ferramentas e sistemas de gestão.

3 – Vitta

A Vitta foi fundada em 2014 com o objetivo de usar a tecnologia para que os médicos brasileiros tivessem mais tempo para cuidar de seus pacientes. Com o crescimento do primeiro produto lançado por eles, a Vitta lançou seu próprio software de gestão de consultórios médicos.

4 – Shosp

Esse é o único plataforma de telemedicina com o Certificado Digital, prontuário e recebimento de pagamento integrados. Com o Shosp é possível ter a gestão completa para sua clínica. Além de ter recursos como: agenda inteligente e agendamento online, telemedicina integrada, assinatura digital ICP-Brasil, pagamento online pelo paciente, marketing médico e Relacionamento automatizado, sistema de pagamentos e cobranças, plano de contas e Centro de custos

5 – Memed

A Memed vai te ajudar a entregar cada vez mais saúde para o seu paciente. Os médicos podem prescrever através de uma base sempre atualizada com mais de 120 mil medicamentos. Além de promover a adesão através de uma prescrição digital que fica sempre disponível e que se conecta com a farmácia.

Para os médicos, a Memed agiliza a rotina com a prescrição digital. E para os pacientes é possível acessar as orientações e adquirir medicamentos direto do celular.

6 – Espirometria online

A empresa foi criada com o objetivo de oferecer a melhor e mais completa solução do mercado brasileiro na realização e interpretação de espirometria por telemedicina.

Ela atua desde 2009, junto com a Radiologista Online, fornecendo laudos por telemedicina para mais de 100 clínicas e hospitais no Brasil todo. O sistema de transmissão da empresa é seguro, confiável e bem robusto. Além de ter contato com médicos, laudos personalizados e suporte em tempo integral.

7 – Radiologista online

A empresa também foi criada em 2009 com o objetivo de oferecer a melhor e mais completa solução do mercado brasileiro na realização e interpretação de laudos por telemedicina. E atuando junto com a Espirometria ela forma um grande complexo de telemedicina.

8 – Smartpills

Essa empresa criou um porta cartela que conecta o medicamento ao celular da pessoa. A tecnologia da empresa informa ao paciente quando ele precisa tomar seu comprimido. Além de também registrar o momento exato em que a pílula é tirada da cartela.

O aplicativo tem vários benefícios. Ele faz com que exista uma diminuição de 80% de pílulas esquecidas, e diminui três vezes a probabilidade de uma gestação não planejada, por exemplo.

Compartilhe esta publicação.

Por Paulo Miranda Filho

Médico, diretor de crescimento na TME, professor de empreendedorismo no MBA Health do BBI of Chicago, Gestão de TI (FIAP) e Especializando Gestão de Negócios (FDC).

0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments