A Habilidade da Tecnologia Aplicada à Saúde

20 de fevereiro de 2018

Na ampla gama de recursos disponíveis pelo desenvolvimento da tecnologia, os aparatos que trazem benefícios à saúde, representam grandes avanços. Há aplicativos criados para celular com o intuito de controle da ansiedade; regulação e acompanhamento do período menstrual da mulher; registro de emoções para análise psicológica; exercícios físicos etc. A lista é infinita, há ainda, aplicativos onde é possível fazer consultas à distância com um especialista. Segundo o portal Saúde Business, é calculado cerca de 9.000 aplicativos médicos disponíveis.    

O campo da saúde se vê afetado significativamente com os desenvolvimentos tecnológicos. Optar por vias alternativas para tirar as dúvidas e fazer tratamentos, deixou de ser um tabu, e aos poucos, muitos estão virando adeptos das novas práticas.

A pesquisa, comunicação, coleta de informações e tratamentos no âmbito hospitalar, vêm passando por muitas transformações.

A Telessaúde e a Telemedicina, são dois exemplos que marcam fortemente estas mudanças. São duas vertentes da medicina, que uniram a tecnologia da informação à modos de comunicação mais eficientes. Conectando profissionais de qualquer parte do mundo, os serviços levam mais facilidades para a população de baixa renda e auxilia clínicos gerais a tomarem decisões mais articuladas com a ajuda de um profissional especializado.

A Telessaúde se refere a consultas feitas à distância, e a Telemedicina à emissão de laudos por centrais terceirizadas. Ambas as opções, desenvolvem o papel de auxiliar a medicina tradicional a buscar resultados mais satisfatórios e diligentes.

Prevenção

Com o auxílio da Telemedicina, a prevenção das doenças e de mazelas mais críticas, acontece de forma mais eficiente. Por exemplo: uma central de laudos à distância, especializada nos laudos dos principais aparelhos usados para fazer exames do coração, é de suma importância. Recebendo os resultados em até 24 horas, é possível iniciar um tratamento de forma rápida, prevenindo a vida do paciente.

As taxas de mortalidade tendem a cair significativamente, e consequentemente as pessoas tendem a procurar os profissionais que possam dispor de serviços desta arcada.    

Gestão e Eficiência

Gerir uma clínica de saúde aos cuidados da Telemedicina, faz com que os profissionais possam ter mais liberdade para se comunicarem e tirarem possíveis dúvidas por meio da tecnologia ampliada.  

Além disso, o retorno financeiro aumenta, pelo fato de os pacientes considerarem que a clínica realiza consultas, exames e laudos emitidos com rapidez, e dar preferência a ela.

Estas centrais, disponibilizam o Comodato, que funciona como uma espécie de aluguel, na qual se faz uso dos equipamentos que são integrados à sistemas na internet, pagando pelo número de laudos obtidos.

O Comodato é feito com aparelhos atualizados de ótima qualidade. Esta opção representa um ótimo negócio, tendo em vista que a cada dois anos, em média, os equipamentos evoluem ou ficam ultrapassados, e a pressão comercial para a atualização é grande. 

Facilidades aos pacientes

Os serviços prestados dentro de um hospital, devem facilitar a vida tanto dos profissionais envolvidos quanto, e principalmente, dos pacientes.

A evolução tecnológica deve ser pensada de forma universal, se a maioria das pessoas poderem acessá-la, com certeza a tendência será a potencialização das ferramentas e dos meios de as usufruir.

Infelizmente, ainda é muito alto o número de pessoas que sofrem sem acesso à requisitos básicos de sobrevivência. A Telessaúde e a Telemedicina, levam possibilidades não apenas de lucros aos empresários, mas de melhorias significativas na vivência das populações carentes.

A Telemedicina permite que os recursos de hospitais de ponta, cheguem a unidades públicas e privadas distantes. 

Conclusão

Para um real ganho, a tecnologia deve apresentar bons resultados no mundo concreto, ter eficiência, fácil implementação, gerar custos menores e se evidenciar como segura aos pacientes, tudo isso em comparação aos métodos já existentes.

Empresas de qualquer vertente que não estabeleçam estes critérios como parâmetros, correm risco de jogar tempo, dinheiro e vidas fora.     

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments