Telemedicina Significa Suporte ao Atendimento Tradicional

22 de fevereiro de 2018

Estamos na era em que a tecnologia passa por grandes evoluções. Sendo assim, não nos choca que a todo momento apareça uma novidade que envolva este campo.

É possível em variadas vertentes de negócios, implantar métodos digitais que mudem os processos gerenciais e culminem em resultados mais eficientes.

Não há dúvida que todos querem mais facilidades e processos ágeis. A rotina que grande parte das pessoas leva, não deixa que haja espaço para procedimentos que levem muito tempo.

No âmbito hospitalar, há debates sobre a perda da humanização no processo de cuidado dos médicos, por conta da forte implementação de tecnologias na área. O pressuposto parte de uma ideia equivocada sobre a dominância da tecnologia sobre o trabalho humano.

Embora já existam máquinas substituindo o trabalho humano em várias ordens, na medicina, isso tende a funcionar mais como um processo de complementação.

A Telemedicina está inclusa nos processos de avanço da tecnologia, e luta para ganhar mais espaço. É preciso se ter em mente que a prática da Telemedicina, não substitui a prática tradicional da medicina, mas que funciona como mais uma ferramenta eficaz para levar cuidados à saúde dos pacientes.

Como funciona o suporte da Telemedicina?

Ao contrário do que muita gente pensa, o real uso da Telemedicina está em fornecer suporte e auxílio aos clínicos gerais. Não se trata da exclusão da presença do profissional, mas do acréscimo de mais uma ponta, que juntas, funcionem para um maior aproveitamento da consulta médica.

Muitas vezes, há circunstâncias que impedem que pacientes possam fazer uma consulta presencial, mais ainda um exame. Ignorar realidades como essas, é ignorar um sério problema que atinge milhares de pessoas no país.

A Telemedicina consiste na adoção de equipamentos que possam ser integralizados a sistemas na internet. Através disso, tem-se a possibilidade de enviar os exames feitos pelos pacientes, e receber os resultados através de uma central de laudos à distância.

É possível dar um diagnóstico e começar imediatamente um tratamento. Os médicos também podem se comunicar entre si e tirar eventuais dúvidas.

Otimização dos procedimentos

A Telemedicina permite que haja uma padronização do sistema de laudos da sua clínica. Poder automatizar os exames, acessar todo o prontuário dos pacientes através de qualquer aparelho conectado à internet, simplifica muito a rotina dos profissionais da saúde.

A forma de abordar os pacientes precisa ser revista e há que se quebrar antigos paradigmas em prol da inserção de ferramentas que se mostram eficazes não somente aos profissionais, mas também aos pacientes.

É preciso haver uma estrutura própria para a Telemedicina?

As atividades da Telemedicina, não exigem que haja uma estruturação específica. As clínicas e hospitais podem até se reestruturar após sua adoção, já que a mesma torna favorável a abertura de espaços, antes ocupados com arquivos de exames, e também espaço específico para que os laudos fossem realizados

Na prática, a Telemedicina tem valor convenientemente mais baixo, em vista da quantidade de trabalho que as centrais podem realizar em comparação com o analista que precisa dar conta de tudo sozinho e por esse mesmo motivo, demora muito para entregar os resultados.

Como é realizado o investimento?

Tudo que é necessário fazer para que os processos da Telemedicina se desenvolvam, é praticar uma gestão responsável. Os equipamentos digitais e que são conectados à internet, podem ser conseguidos via Locação ou Comodato, claro, não em todas as centrais, apenas nas melhores e mais completas.

É preciso buscar a que se adequará melhor às suas necessidades.

Mudanças dentro e fora dos hospitais  

Com a possibilidade de realizar exames que só poderiam ser feitos com a presença de especialistas, os lugares remotos e com pouca incidência dos médicos especializados, tendem a ganhar melhorias na saúde da população.

É latente a falta de estrutura médica em cidades do interior. Através da Telemedicina, clínicas simples podem acessar tecnologias iguais as das clínicas mais sofisticadas.

Em qualquer lugar que esteja localizada a clínica, os pacientes podem ser atendidos com mais rapidez e conforto. Não precisar se deslocar para realizar os exames é um grande diferencial.

A Telemedicina facilita a troca de informações, resultados, e é a mais adequada para tratar pacientes que apresentam casos de urgência.

Se informe, saiba mais e adote essa ideia.

Compartilhe esta publicação.
0 0 votes
Avaliar Post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments